TURCOS SÓ COM VITÓRIAS EM SANTO TIRSO

Fotos: Américo Dias/FPV/CEV

Era eventualmente o jogo muito aguardado deste 2.º torneio da Pool C da Golden League, disputado no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, mas a determinação da Turquia não permitiu que a República Checa continuasse a crescer na competição. O triunfo por 3-1 (25-18, 25-14, 19-25 e 25-20) foi bem demonstrativo do domínio exercido e foi recompensado com vitórias em todos os jogos e com a qualificação para a Final 4, a disputar na cidade belga de Kortrijk, nos dias 19 e 20 de Junho.

República Checa x Turquia, 1-3 (18-25, 14-25, 25-19 e 20-25)

Este era o jogo mais aguardado do 2.º torneio e os momentos iniciais não defraudaram as expectativas, pois o equilíbrio começou a ser a nota dominante… até a Turquia, com Adis Lagumdzija em evidência, começar a distanciar-se (12-6). Na ânsia de recuperar terreno, a República Checa arriscava demasiado quer no serviço quer no ataque, acabando por cometer erros (20-13). Sem surpresas, os turcos venceram com o resultado de 25-18.
Adis Lagumdzija e Yigit Gulmezoglu, ambos com 6 pontos, foram os artilheiros de serviço neste parcial.

A história repetiu-se no segundo set e a Turquia afastou-se novamente (9-3) após os blocos de Oguzhan Karasu e Yigit Gulmezoglu. Mais dois blocos de Karasu e os turcos afastaram ainda mais…
A equipa de Nedim Ozbey jogava com eficácia e com alegria, não permitindo veleidades ao adversário, pelo que o resultado acabou por ser desnivelado: 25-14.
Destaque neste parcial para os seis pontos de Oguzhan Karasu, quatro dos quais no bloco.

A Turquia entrou melhor no terceiro set (4-1), mas a República Checa reagiu com agressividade e passou a liderar o marcador com um serviço de Lukas Vasina e um bloco de Oliver Sedlacek (8-5). A perder por seis pontos, o treinador da Turquia fez entrar o seu capitão, Baturalp Burak Gungor, mas os checos estavam imparáveis e não vacilaram, continuando a aumentar o seu pecúlio pontual (22-13) até ao resultado final de 25-19, fixado com um ataque de Jan Hadrava, autor de 9 pontos só neste parcial.

O quarto set foi mais renhido. Igualdades constantes até aos 9 pontos, altura em que um serviço de Ahmet Tumer e um ataque desperdiçado pelos checos deram uma vantagem de dois pontos aos turcos. A lesão de Ahmet Tumer pareceu unir ainda mais a equipa otomana, que passou a jogar com mais determinação e selou o triunfo com um ataque de Adis Lagumdzija: 25-20.

O turco Adis Lagumdzija, com 22 pontos, e o checo Jan Hadrava, com 18 pontos, foram os melhores pontuadores das respectivas selecções. Ver estatística aqui

Baturalp Burak Gungor, Capitão da Turquia:
Estamos naturalmente muito contentes. Vencemos todos os jogos e cumprimos o nosso objectivo. Agora vem a parte mais difícil que é jogar pela vitória na Final Four, pois as outras selecções que se apuraram também têm o mesmo objectivo. Sofremos hoje duas baixas, mas também registámos lesões durante a nossa preparação e nunca baixámos os braços. É uma infelicidade, mas temos um bom plantel e os jogadores mais jovens já mostraram que estão à altura. Queremos vencer a Golden League e enquanto tivermos seis jogadores em campo lutaremos sempre pela vitória.”

Martin Kop, Treinador adjunto da República Checa:
Não conseguimos manter a concentração e a qualidade ao longo de todo o jogo e isso foi fatal. Não início não fomos eficazes na recepção e no segundo set a defesa e o bloco deram uma vantagem clara à Turquia. Realizámos algumas mudanças e melhorámos o nosso jogo até sensivelmente ao meio do quarto set. Depois, alguns erros no ataque e no serviço deixaram-nos à mercê da Turquia, que está de parabéns porque foi a melhor equipa ao longo de toda a competição, tendo conseguido manter a qualidade do seu jogo ao longo de todo este tempo“.

European Golden League – Pool C

2.º Torneio (Portugal)

Jogos no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso

4 de Junho
Turquia x Bielorrússia, 3-0
República Checa x PORTUGAL, 3-0

5 de Junho
Bielorrússia x República Checa, 1-3
18h00 – PORTUGAL x Turquia

6 de Junho
República Checa x Turquia, 1-3
18h00 – Bielorrússia x PORTUGAL

Árbitro português: Pedro Lopes Pinto

1.º Torneio (Bielorrússia)

Jogos no Chyzhovka-Arena, Team Sports Hall Minsk
(horas em Portugal continental)

28 de Maio
República Checa x Turquia, 1-3

29 de Maio
PORTUGAL x Turquia, 0-3
Bielorrússia x República Checa, 3-1

30 de Maio
República Checa x PORTUGAL, 2-3
Turquia x Bielorrússia, 3-0

31 de Maio
12h00 – Bielorrússia x PORTUGAL, 3-2

Todas as informações sobre a European Golden League em www.fpvoleibol.pt/euroleague2021

Selecções da Pool C

Portugal    /    Bielorrússia   /  República Checa  /   Turquia

Partilhar: