Cartão Branco | Fair Play

O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal, implementado desde 2015, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, IP, no âmbito da intervenção e prossecução dos objetivos do Plano Nacional de Ética no Desporto.

Conscientes de que um desporto baseado nos princípios da ética, representa para todos os que nele participam, um desporto mais apelativo, motivador e que, é a vivência e a prática daqueles valores, que conferem sustentabilidade à prática desportiva como uma atividade de enobrecimento humano, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) tem de forma sistemática promovido iniciativas que permitam proclamar, assimilar e vivenciar os valores éticos no âmbito da prática da modalidade, tais como a verdade, a cooperação, o respeito, a solidariedade, a tolerância, a interajuda, entre outros.

E, um dos exemplos do trabalho da FPV na promoção dos valores éticos é precisamente a sua determinação na promoção e implementação do Cartão Branco, instrumento que valoriza os bons comportamentos na competição e que tem o mérito de envolver todos os agentes desportivos e mesmo espectadores.

Prova desta determinação é, ainda, a decisão da Direção da FPV de 20 de janeiro de 2021, em estender a amostragem do cartão branco a todos os escalões, nomeadamente aos seniores.

O Voleibol sempre se salientou como um dos desportos socialmente mais respeitáveis e a época de 2021/2022 demonstrou, à saciedade, esses atributos de fair play, bem os princípios altruístas que este desporto sempre defendeu, multiplicando-se os casos de bons exemplos nos pavilhões de todo o País.

E os bons exemplos de fair play sucederam-se, sendo os mais recentes:

Época 2021-2022

 

Mais informações sobre o Cartão Branco aqui Regulamento em vigor aqui 

Partilhar: