SELECÇÃO NACIONAL MAIS PERTO DO EUROVOLLEY

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por Hugo Silva, somou hoje a terceira vitória em outros tantos jogos ao vencer, pela margem máxima (3-0: 25-21, 25-16 e 25-21), a Hungria no ocaso do 1.º torneio da Pool G de Apuramento para o Campeonato da Europa 2021, em Budapeste, na Hungria. Portugal lidera, com 8 pontos, mais um do que a Bielorrússia, o seu primeiro adversário no 2.º Torneio, que está agendado para 14 a 16 de Maio no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

A Selecção Nacional deu hoje, frente à selecção do país anfitrião do 1.º torneio da Pool G, mais um testemunho da motivação e confiança que grassa entre os jogadores e equipa técnica e que extravasa para o nosso País.

Apesar do equilíbrio inicial no set inaugural, Portugal controlou sempre as operações, com destaque para Alexandre Ferreira, que somou 7 pontos no primeiro parcial, fruto da sua eficácia no ataque.
Portugal foi sempre superior à Hungria, e em todos os fundamentos, com destaque para o bloco (14 contra 7) e serviço (6 x 2) e recepção. Ver estatística aqui

Autor de 19 pontos individuais, Alex foi o melhor pontuador do jogo, enquanto Krisztian Padar foi o húngaro mais eficaz, com 9 pontos.

O distribuidor Miguel Tavares Rodrigues foi o MVP do jogo:
Jogámos muito concentrados do primeiro ao último ponto, mais uma vez.
Hoje era muito importante não deixar a Hungria ganhar vantagem para não se soltarem e jogarem melhor. Conseguimos equilibrar sempre o primeiro set, até abrirmos uma vantagem de 3 pontos a meio do set. A partir daí, e até ao fim do jogo, conseguimos estar sempre à frente por 4/5 pontos ou mais, o que acabou por facilitar o nosso trabalho.
Em relação ao 2.º torneio, em Matosinhos, será tudo diferente. Já não haverá grandes surpresas. As equipas já se conhecem e conseguem analisar melhor e antecipar mais o jogo do adversário.
Diria que temos de continuar com a seriedade com que temos encarado e realizado o nosso trabalho, sempre focados no nosso objectivo e se dermos o nosso melhor diariamente e em cada jogo, acho que temos tudo a favor para assegurarmos a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa“.

Hugo Silva, Seleccionador Nacional:
Tornámos o jogo fácil, fruto da competência desta equipa. Contudo, o trabalho não pode ficar pela metade, uma vez que vamos a meio de seis duras batalhas.
Aproveito para, mais uma vez, destacar o querer, bem visível na forma de jogar, deste grupo, que merece o carinho de todos os portugueses.
Na próxima semana esperamos sentir esse apoio quando jogarmos em Matosinhos… nem que seja à distância, tal como as regras, infelizmente, ainda exigem“.

Os jogos de Portugal, tanto do primeiro como do segundo torneio terão transmissão em directo na Sport TV.
Ver plano de trabalho aqui e mais informações em fpvoleibol.pt/eurovolley2021

Calendário na Hungria – SPORT TV (Jogos de Portugal)

7.05.2021 (hora local)
16h00 – Bielorrússia x Portugal, 2-3
19h00 – Hungria x Noruega, 3-1

8.05.2021 (hora local)
16h00 – Portugal x Noruega, 3-0
19h00 – Bielorrússia x Hungria, 3-0

9.05.2021 (hora local)
16h00 – Noruega x Bielorrússia, 0-3
19h00 – Portugal x Hungria, 0-3

À atenção da Comunicação Social

A pandemia de Covid-19 obrigou a que fossem aplicadas medidas que limitam o número de pessoas presentes em eventos desportivos e condicionou o contacto entre os representantes da Comunicação Social e o Departamento de Informação da FPV.
Os pedidos de acreditação deverão ser efectuados por jornalistas (fotojornalista/repórter de imagem) que representem Órgãos de Comunicação Social. não sendo permitido recolher dados estatísticos para além daqueles que são fornecidos pela organização da competição.
*IMPORTANTE: Os jornalistas e os fotógrafos não têm acesso à área do jogo, nem durante nem no final, não sendo possível fazer reportagens no recinto do jogo.

Atletas

Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia) – Distribuidor
Tiago Violas (SL Benfica) – Distribuidor

Phelipe Martins (Leixões SC) – Central
Filip Cveticanin (SC Espinho) – Central
Gerson Gomes Pereira (Martigues VB/França) – Central

Alexandre Ferreira (Seoul Woori Card Wibee VB/Coreia do Sul) – Zona 4
Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França) – Zona 4
Sebastião Leão (AA São Mamede) – Zona 4
André Marques (Castêlo da Maia GC) – Zona 4
André Lopes (SL Benfica) – Zona 4

Hugo Gaspar (SL Benfica) – Oposto
Marco Ferreira
 (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos) – Oposto

Ivo Casas (SL Benfica) – Libero
João Fidalgo (Sporting CP) – Libero

Equipa técnica

Team Manager – Carlos Prata
Seleccionador Nacional – Hugo Silva
Treinador Adjunto – Filipe Vitó
Scouter – João Santos
Médico – Carlos Magalhães
Fisioterapeuta – Daniel Vilas-Boas

Campeonato da Europa 2021

Nesta derradeira fase de apuramento para o EuroVolley 2021, a Selecção Nacional defronta, em dois torneios na Pool G, a Noruega, a Bielorrússia e a Hungria.
Portugal irá acolher o Torneio 2 da Pool G, de 14 a 16 de Maio (Matosinhos), enquanto a Hungria recebe, de 7 a 9 de Maio, o Torneio 1.

Apuram-se para o Europeu (organizado pela Polónia, República Checa, Estónia e Finlândia), os vencedores das sete pools de qualificação e os cinco melhores segundos classificados.
As 12 selecções apuradas nestas fases de qualificação irão juntar-se aos 4 organizadores e às outras 8 selecções já qualificadas de acordo com a classificação final da edição de 2019.

European Golden League

A EGL é uma competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que normalmente dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League).

Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018 (VCC), em Matosinhos. Este ano, a VCC não será realizada.
Tal como em 2020, a Selecção orientada por Hugo Silva vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.

Na European Golden League 2021, Portugal vai defrontar, na Poule C, novamente as suas congéneres da República Checa – finalista da Challenger Cup 2018 – e da Turquia (vencedora em 2019), às quais se junta a Bielorrússia, adversária de Portugal na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos.

A Poule C da EGL vai ser disputada em dois torneios: o 1.º agendado para 28 a 30 de Maio de 2021 na (Bielorrússia) e o 2.º torneio para 4 a 6 de Junho (em Portugal).

European Golden League compreende três pools:

Pool A – Bélgica, Espanha Estónia e Letónia
Pool B – Holanda, Ucrânia, Eslováquia e Roménia
Pool C – Turquia, República Checa, Bielorrússia e PORTUGAL

Os vencedores das três pools e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2021 será disputada na Bélgica (18 a 20 de Junho). Se o organizador for o 1.º classificado na sua pool, apura-se o 2.º classificado dessa mesma pool.

Informações adicionais: www.cev.eu / www.fivb.com

Partilhar: