JOVENS NORUEGUESES SURPREENDEM HÚNGAROS

A selecção da Noruega venceu hoje, por 3-1 (21-25, 26-24, 25-18 e 25-22), a Hungria no jogo inaugural do 2.º Torneio da Pool G de Apuramento para o Campeonato da Europa 2021, a decorrer até domingo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos*. Maior eficácia tanto no serviço como no bloco permitiram que os noruegueses somassem a primeira vitória. Amanhã, os húngaros defrontam os bielorrussos (15h00) e os noruegueses os portugueses (18h00). Todos os jogos podem ser seguidos através da Sport TV.

A Noruega entrou melhor no jogo (5-3), mas a Hungria igualou e passou para a frente no marcador com um ataque de Krisztian Padar e um serviço de Roland Gergye (14-13). A equipa de Robert Koch fez o 17-16 com um bloco-triplo e isso intranquilizou ainda mais os nórdicos, que viram o seu adversário afastar-se rumo à vitória: 25-21.

No segundo set, os nórdicos voltaram a entrar melhor (3-1). Os magiares reagiram bem, mas a sua supremacia no ataque era anulada pela ineficácia do seu serviço (7 erros). Disso se aproveitou a Noruega, comandada pelo capitão Jonas Kvalen, autor de quatro pontos neste parcial, para selar o triunfo nas vantagens: 26-24.

No terceiro set, e impulsionada por um serviço directo de Martin Olimstad (3-1), a equipa de Tore Aleksandersen acelerou e distanciou-se (9-3). Os húngaros não seguravam o adversário no bloco e a diferença pontual perdurou no tempo (17-11), permitindo aos noruegueses gerirem a situação que lhes era vantajosa até à vitória por 25-18.

Cada vez mais ambiciosos, os noruegueses acreditaram que era possível vencerem os húngaros. Sem conseguirem descolar mais do que dois/três pontos, os homens do Norte da Europa lograram entrar à frente na recta final do set (21-18) e vencer por 25-22.

O húngaro Krisztian Padar e o norueguês Jonas Kvalen, respectivamente com 26 e 16 pontos, foram os melhores pontuadores das suas equipas. Ver estatística aqui

Robert Koch, Treinador da Hungria:
Jogámos pior do que na semana passada frente ao mesmo adversário. Mais importante do que o resultado negativo foi a forma como jogámos. A Noruega ganhava uma vantagem de cinco, seis pontos e nós não conseguíamos alcançá-la.
Amanhã vamos defrontar a Bielorrússia, que, como Portugal, está num nível bem mais elevado do que nós. O nosso objectivo é conseguir jogar melhor do que fizemos hoje e tentar evoluir“,

Tore Aleksandersen, Treinador da Noruega: “Estou muito bem impressionado com os meus jogadores. Registámos lesões nalguns jogadores, que não conseguimos recuperar a tempo de jogarem hoje e os jovens que os substituíram foram ambiciosos e deixaram uma boa impressão do seu valor, tendo realizado um grande jogo.
Amanhã, frente à equipa da casa, será muito mais complicado, mas vamos lutar e ver o que acontece“.

Seniores Masculinos – MATOSINHOS
(em directo na Sport TV)

14.05.2021
16h00 – Noruega x Hungria, 3-1
19h00 – PORTUGAL x Bielorrússia

15.05.2021
15h00 – Hungria x Bielorrússia
18h00 – Noruega x PORTUGAL

16.05.2021
15h00 – Bielorrússia x Noruega
18h00 – Hungria x PORTUGAL

À atenção da Comunicação Social

A pandemia de Covid-19 obrigou a que fossem aplicadas medidas que limitam o número de pessoas presentes em eventos desportivos e condicionou o contacto entre os representantes da Comunicação Social e o Departamento de Informação da FPV.
Os pedidos de acreditação deverão ser efectuados por jornalistas (fotojornalista/repórter de imagem) que representem Órgãos de Comunicação Social, não sendo permitido recolher dados estatísticos para além daqueles que são fornecidos pela organização da competição.
*IMPORTANTE: Os jornalistas e os fotógrafos não têm acesso à área do jogo, nem durante nem no final do jogo, não sendo possível fazer reportagens no recinto do jogo.

Selecções da Pool G

Portugal    /    Bielorrússia    /    Hungria    /    Noruega

Campeonato da Europa 2021

Nesta derradeira fase de apuramento para o EuroVolley 2021, a Selecção Nacional defronta, em dois torneios na Pool G, a Noruega, a Bielorrússia e a Hungria.
Portugal irá acolher o Torneio 2 da Pool G, de 14 a 16 de Maio (Matosinhos), enquanto a Hungria recebeu, de 7 a 9 de Maio, o Torneio 1.

Apuram-se para o Europeu (organizado pela Polónia, República Checa, Estónia e Finlândia), os vencedores das sete pools de qualificação e os cinco melhores segundos classificados.
As 12 selecções apuradas nestas fases de qualificação irão juntar-se aos 4 organizadores e às outras 8 selecções já qualificadas de acordo com a classificação final da edição de 2019.

European Golden League

A EGL é uma competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que normalmente dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League).

Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018 (VCC), em Matosinhos. Este ano, a VCC não será realizada.
Tal como em 2020, a Selecção orientada por Hugo Silva vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.

Na European Golden League 2021, Portugal vai defrontar, na Poule C, novamente as suas congéneres da República Checa – finalista da Challenger Cup 2018 – e da Turquia (vencedora em 2019), às quais se junta a Bielorrússia, adversária de Portugal na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos.

A Poule C da EGL vai ser disputada em dois torneios: o 1.º agendado para 28 a 30 de Maio de 2021 na (Bielorrússia)

Partilhar: