TREINOS TÊM REVELADO A FORÇA DESTE GRUPO

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos iniciou esta semana os treinos no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, recinto que irá receber o segundo torneio da Pool de Apuramento para o Campeonato da Europa 2021, de 14 a 16 de Maio. O primeiro torneio disputa-se de 7 a 9 de Maio no Sportcsarnok – Nemzeti Közszolgálati Egyetem Sportcsarnok (pavilhão da Universidade do Desporto), situado em Budapeste, na Hungria.

A estagiar pela primeira vez desde 2019, devido às condicionantes impostas pela pandemia de COVID-19, o grupo de atletas que trabalha sob a orientação de Hugo Silva ainda não está completo, mas mostra-se apostado em conseguir o passaporte para a fase final do Europeu pela segunda vez consecutiva, algo que a acontecer seria histórico.

O Seleccionador Nacional faz o ponto da situação:

A equipa técnica foi recentemente reforçada com um novo elemento…
É uma nova equipa técnica, mas igual nas suas características e onde a confiança e lealdade são o tónico dominante. Confiamos uns nos outros e todos conhecem a minha forma de trabalhar e mais do que tudo os meus defeitos e qualidades.
O Filipe Vitó* é um treinador que conheço muito bem. Foi um jogador internacional e uma referência para os outros jogadores e saberá, como poucos, colocar-se na cabeça de um jogador”.

– Depois de um final de época intenso pelos seus clubes, como é que os jogadores chegaram à concentração e o que é preciso fazer para recuperarem rapidamente a (boa) forma?
Uns chegaram bem, outros nem por isso. Para mim, o tempo é sempre pouco porque acho que haverá sempre algo que se pode melhorar. Estamos todos no mesmo caminho e sabemos para onde queremos ir e cada minuto de cada treino tem revelado a força deste grupo, que lutará por todas as competições com o máximo afinco e ambição.
O grupo de trabalho só ficará completo com a chegada do Alex [Alexandre Ferreira] no inicio da semana, mas neste momento estamos focados em colocar todos no seu melhor e em conseguir projectar coisas boas para o futuro”.

– A importância do estágio na Áustria (com jogos entre as duas selecções nos dias 3, 4 e 5 de Maio), antecedendo a primeira competição da época.
Competir é diferente de treinar e o passado e experiência adquirida diz-nos isso mesmo e uma boa preparação passa por realizar muitos e bons jogos.
Treinar é fundamental, mas o jogo aperfeiçoa o que se treina”.

*A Hugo Silva (Treinador Principal), Carlos Prata (Team Manager), João Santos (Scouter) e Daniel Vilas-Boas (Fisioterapeuta) junta-se esta época Filipe Vitó (Treinador Adjunto).
Carlos Filipe Vitó de Oliveira nasceu a 8 de Julho de 1964, tendo representado como jogador o Leixões SC,  o SC Espinho e o Sporting CP, clubes pelos quais se sagrou campeão nacional (3 pelos leões e 9 pelos tigres), tendo alcançado ainda vários títulos nacionais pelo SC Espinho como treinador e, a nível internacional, a Top Teams Cup de 2001, num total de 26 títulos, entre campeonatos (12), Taças de Portugal (9) e Supertaças (5).
Foi ainda internacional pela Selecção Nacional de Seniores Masculinos em jogos oficiais por 155 vezes.

Convocatória (19 jogadores)

Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia) – Distribuidor
Tiago Violas (SL Benfica) – Distribuidor

Phelipe Martins (Leixões SC) – Central
Filip Cveticanin (SC Espinho) – Central
Gerson Gomes Pereira (Martigues VB/França) – Central
Nuno Teixeira (VC Viana/Casa Peixoto) – Central

Alexandre Ferreira (Seoul Woori Card Wibee VB/Coreia do Sul) – Zona 4
Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França) – Zona 4
Sebastião Leão (AA São Mamede) – Zona 4
André Marques (Castêlo da Maia GC) – Zona 4
Tiago Pereira (UVC Holding Graz/Áustria) – Zona 4
André Lopes (SL Benfica) – Zona 4
André Gonçalves (GC Santo Tirso) – Zona 4

Marco Ferreira (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos) – Oposto
Hugo Gaspar (SL Benfica) – Oposto
Dinis Leão (SC Espinho) – Oposto
Bruno Cunha (AJ Fonte Bastardo) – Oposto

João Fidalgo (Sporting CP) – Libero
Ivo Casas (SL Benfica) – Libero

Campeonato da Europa 2021

Nesta derradeira fase de apuramento para o EuroVolley 2021, a Selecção Nacional defronta, em dois torneios na Pool G, a Noruega, a Bielorrússia e a Hungria.
Portugal irá acolher o Torneio 2 da Pool G, de 14 a 16 de Maio, enquanto a Hungria recebe, de 7 a 9 de Maio, o Torneio 1.

Apuram-se para o Europeu (organizado pela Polónia, República Checa, Estónia e Finlândia), os vencedores das sete pools de qualificação e os cinco melhores segundos classificados.
As 12 selecções apuradas nestas fases de qualificação irão juntar-se aos 4 organizadores e às outras 8 selecções já qualificadas de acordo com a classificação final da edição de 2019.

European Golden League

A EGL é uma competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que normalmente dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League).

Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018 (VCC), em Matosinhos. Este ano, a VCC não será realizada.
Tal como em 2020, a Selecção orientada por Hugo Silva vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.

Na European Golden League 2021, Portugal vai defrontar, na Poule C, novamente as suas congéneres da República Checa – finalista da Challenger Cup 2018 – e da Turquia (vencedora em 2019), às quais se junta a Bielorrússia, adversária de Portugal na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos.

A Poule C da EGL vai ser disputada em dois torneios: o 1.º agendado para 28 a 30 de Maio de 2021 na (Bielorrússia) e o 2.º torneio para 4 a 6 de Junho (em Portugal).

European Golden League compreende três poules:

Poule A – Bélgica, Espanha Estónia e Letónia
Poule B – Holanda, Ucrânia, Eslováquia e Roménia
Poule C – Turquia, República Checa, Bielorrússia e PORTUGAL

Os três melhores classificados de cada poule e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2021 será disputada na Bélgica (18 a 20 de Junho). Se o organizador for o 1.º classificado na sua poule, apura-se o 2.º classificado dessa mesma poule.

Informações adicionais: www.cev.eu / www.fivb.com

Partilhar: