O sorteio do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos de Voleibol de Praia
está agendado para as 15h00 da próxima segunda-feira e poderá ser seguido AQUI
A dupla portuguesa João Pedrosa e Hugo Campos participa pela segunda vez consecutiva no EuroBeachVolley, que este ano será disputado na Alemanha.
Os tricampeões nacionais terminaram no 25.º lugar a sua participação no Campeonato da Europa de Seniores de 2024, disputado nas cidades neerlandesas de Haia, Arnhem e Apeldoorn, após terem perdido com os polacos Piotr Janiak e Jedrzej Brozyniak, por 0-2 (20-22 e 17-21), e com os neerlandeses Stefan Boermans e Yorick de Groot, vice-campeões europeus em 2021 e 5.ºs classificados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, por 0-2 (16-21 e 15-21).
Na Pool E do Quadro Principal do Europeu, disputada em Apeldoorn, os tricampeões portugueses enfrentaram Patrikas Strankevicius/Audrius Knasas, a dupla mais forte da Lituânia, os polacos Piotr Janiak e Jedrzej Brozyniak e os neerlandeses Stefan Boermans e Yorick de Groot.
A primeira participação no Europeu foi um excelente prémio e incentivo para Pedrosa e Campos, orientados pelo Seleccionador Nacional Ricardo Rocha, que têm percorrido um caminho recheado de bons resultados nos últimos anos: a medalha de bronze alcançada nos Jogos do Mediterrâneo pelos tricampeões nacionais juntou-se à medalha de ouro conquistada no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton (Canadá), etapa do Circuito Mundial de 2023, naquela que foi a primeira vez que a dupla portuguesa subiu ao lugar mais alto do pódio numa etapa Challenge do Beach Pro Tour.
Um marco no percurso dos tricampeões nacionais em título e campeões mundiais universitários em 2023 na caminhada que encetaram há poucos anos ao optarem pela prática do Voleibol de Praia ao longo de todo o ano, no que são apoiados pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
Constelação
de verdadeiras estrelas
O EuroBeachVolley 2025, a decorrer na cidade alemã de Dusseldorf de 30 de Julho a 3 de Agosto no Rochus Tennisclub, promete um espectáculo de Voleibol de Praia de elite, reunindo campeões olímpicos, mundiais e europeus, juntamente com jovens talentos em ascensão. A competição já gerou grande entusiasmo, com os bilhetes esgotados para os últimos três dias de competição.
O sorteio da fase de grupos, que contará com 32 duplas de masculinos e 32 de femininos, será transmitido ao vivo no canal de YouTube da CEV na próxima segunda-feira, 7 de Julho, às 16h00 CEST (15h00 portuguesas).
O torneio masculino está repleto de grandes nomes do desporto, com destaque para os campeões olímpicos em título David Ahman/Jonatan Hellvig (Suécia), vencedores do EuroBeachVolley em 2022 e 2023, e para os noruegueses Anders Mol/Christian Sorum, campeões olímpicos em Tóquio 2020, campeões mundiais em 2022 e vencedores de quatro títulos europeus consecutivos (2018-2021).
A estes juntam-se os actuais campeões mundiais Ondrej Perusic e David Schweiner (Chéquia), os vencedores do EuroBeachVolley do ano passado, Martins Plavins/Kristians Fokerots (Letónia) e os vice-campeões olímpicos de Paris 2024 e heróis da casa, Nils Ehlers/Clemens Wickler (Alemanha).
A Alemanha lidera o contingente masculino com seis duplas, seguida pela Países Baixos e Suíça, ambas com três.
O torneio feminino contará com a participação de seis antigas campeãs europeias, incluindo as actuais detentoras do título, Cinja Tillmann e Svenja Muller (Alemanha). Outras duplas de destaque incluem as bicampeãs europeias Tina Graudina e Anastasija Samoilova (Letónia) e as suíças Tanja Hüberli e Anouk Vergé-Dépré.
A Alemanha também se destaca na competição feminina, com sete duplas, enquanto a Lituânia, os Países Baixos e a Ucrânia contribuem com três duplas cada.
As italianas Valentina Gottardi e Reka Orsi Toth lideram a listas de entrada, sendo que Gottardi conquistou a prata no ano passado com a sua anterior parceira.
Para mais informações: o website oficial do evento – https://eurobeachvolley.cev.eu/en/2025/
Em 2024
Os letões Martins Plavins e Kristians Fokerots criaram sensação no Voleibol de Praia ao partirem da lista de reservas e acabarem por bater, na final do Campeonato da Europa de Seniores, disputado nos Países Baixos, os favoritos à conquista da medalha de ouro, os alemães Nils Ehlers e Clemens Wickler, actuais vice-campeões olímpicos, por 2-1 (17-21, 22-20 e 15-5), sagrando-se campeões europeus.
A final foi arbitrada pelo italiano Giuseppe Curto e pela portuguesa Sandra Deveza e Plavins e Fokerots sucederam aos suecos David Ahman e Jonatan Hellvig, actuais campeões olímpicos, e aos noruegueses Anders Mol e Christian Sorum, duplas nórdicas que não participaram nesta edição do Campeonato da Europa. A medalha de bronze foi para os neerlandeses Steven van de Velde e Matthew Immers, que também bateram (2-1: 21-17, 17-21 e 16-14) os favoritos Samuele Cottafava e Paolo Nicolai, de Itália.
Sandra Deveza foi a árbitra portuguesa presente no Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, enquanto Avelino Azevedo, Presidente do Conselho de Arbitragem da FPV, foi um dos Delegados de Arbitragem.
A dupla portuguesa João Pedrosa/Hugo Campos, tricampeã nacional, participou pela primeira vez no Campeonato da Europa, sucedendo a Nélson Brízida/José Pedrosa, 9.ª classificada no Europeu de 2004.