A equipa técnica da Selecção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por Hugo Silva, anunciou hoje a lista dos 14 jogadores que irão disputar o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2021, a realizar de 1 a 19 de Setembro em quatro países – Polónia, República Checa, Finlândia e Estónia.
Comitiva Portuguesa
Team Manager – Carlos Prata
Seleccionador Nacional – Hugo Silva
Treinador Adjunto – Filipe Vitó
Scouter – João Santos
Médico – Ricardo Aido
Fisioterapeuta – Fábio Gonçalves
Jornalista – Murilo Augusto (Social Media FPV)
Convocatória (14 jogadores*)
Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia) – Distribuidor
Tiago Violas (SL Benfica) – Distribuidor
Phelipe Martins (Leixões SC) – Central
Miguel Sinfrónio (SL Benfica) – Central
Filip Cveticanin (SC Espinho) – Central
José Pedro Andrade (Esmoriz GC) – Central
Alexandre Ferreira (Seoul Woori Card Wibee VB/Coreia do Sul) – Zona 4
André Lopes (SL Benfica) – Zona 4
Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França) – Zona 4
André Marques (Castêlo da Maia GC) – Zona 4
Marco Ferreira (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos) – Oposto
Hugo Gaspar (SL Benfica) – Oposto
Gil Meireles (Sporting CP) – Libero
Ivo Casas (SL Benfica) – Libero
*Clubes em 2020/2021
Quanto aos principais objectivos da Selecção Nacional na «Missão EuroVolley 2021», Hugo Silva esclarece:
“Jogar uma fase final é sempre muito positivo para nós, mas somos ambiciosos e queremos ficar nos 4 primeiros da Pool A.
A nossa força reside no colectivo; não temos estrelas e fazemos da nossa maior força a entrega enquanto equipa. O nosso maior desafio é fazer um grupo forte e motivado para lutar por uma fase final do Campeonato da Europa, mas este ano a dificuldade foi acrescida devido à pandemia e com tudo o que implicou lidar com ela.
Não somos favoritos e, como tal, se queremos fazer algo de positivo, temos de olhar para todos os jogos de igual forma e apenas com um objectivo: ganhar“.
Antes de iniciar a sua sexta participação** no EuroVolley, a comitiva portuguesa viaja para a cidade eslovaca de Nitra, onde vai disputar três jogos de preparação com a Eslováquia*. Ver Plano aqui *domingo é treino em conjunto
Na Pool A da fase de grupos do Campeonato da Europa de 2021, a Selecção Portuguesa vai medir forças com as suas congéneres da Polónia, Bélgica, Sérvia, Ucrânia e Grécia na cidade de Cracóvia.
Os jogos inaugurais do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2021 serão disputados na Finlândia e na Estónia, respectivamente sedes da Pool C e da Pool D, com os nórdicos a defrontarem a Macedónia e os estónios a enfrentarem a Letónia, no dia 1 de Setembro às 19h00 locais.
A Sérvia, campeã europeia em título, e a Polónia, bicampeã mundial e medalha de bronze na última edição do Campeonato da Europa, entram em acção no dia 2 de Setembro.
Os sérvios defrontam a Bélgica e os polacos a Selecção Portuguesa.
Calendário da Pool A – 1.ª Fase
(Cracóvia – Polónia/Hora local)
Dia 2 de Setembro
14h30 – Grécia x Ucrânia
17h30 – Polónia x PORTUGAL#
20h30 – Bélgica x Sérvia#
Dia 3 de Setembro
17h30 – Bélgica x PORTUGAL
20h30 – Ucrânia x Sérvia
Folgam: Polónia e Grécia
Dia 4 de Setembro
17h30 –Bélgica x Grécia
20h30 – Sérvia x Polónia
Folgam: Portugal e Ucrânia
Dia 5 de Setembro
17h30 – PORTUGAL x Ucrânia
20h30 – Grécia x Polónia
Folgam: Sérvia e Bélgica
Dia 6 de Setembro
17h30 – PORTUGAL x Sérvia
20h30 – Polónia x Bélgica
Folgam: Ucrânia e Grécia
Dia 7 de Setembro
17h30 – Sérvia x Grécia
20h30 – Ucrânia x Bélgica
Folgam: Portugal e Polónia
Dia 8 de Setembro
17h30 – Polónia x Ucrânia#
20h30 – Grécia x PORTUGAL#
Folgam: Sérvia e Bélgica
#Horário alterado
Os jogos do Europeu 2021 serão transmitidos em directo no EuroVolley.TV (CEV) e na Sport TV
A Pool A, que terá sede na cidade polaca de Cracóvia, cruza nos oitavos-de-final com a Pool C, a disputar na cidade finlandesa de Tampere, grupo que é formado pelas selecções de Finlândia, Rússia, Holanda, Turquia, Espanha e Macedónia.
Para além da Selecção Nacional, destaque para a presença no EuroVolley 2021 de outro representante do nosso País, o internacional Ricardo Ferreira, que vai integrar a equipa de arbitragem nomeada para a competição.
Quanto às selecções, são 24 as que conquistaram o direito de disputar, de 1 a 19 de Setembro, a fase final do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2021.
Às 12 selecções com participação previamente assegurada, 4 como organizadores (Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa) e 8 como resultado da classificação alcançada na última edição da competição (Sérvia, Eslovénia, França, Rússia, Itália, Ucrânia, Alemanha e Bélgica), juntaram-se depois Holanda, Croácia (1.ª e 2.ª classificadas na Pool A), Bulgária (Pool B), Turquia, Macedónia (Pool C), Letónia, Espanha (Pool D), Eslováquia (Pool E), Montenegro, Grécia (Pool F), Portugal e Bielorrússia (Pool G).
Portugal e Bulgária foram as únicas selecções que venceram todos os jogos disputados na fase de qualificação. Ver mais informações aqui
Pela segunda vez na história da competição, o EuroVolley contará com 24 selecções participantes. Polónia, República Checa, Finlândia e Estónia encabeçam as pools que acolhem, respectivamente A, B, C e D.
Nos oitavos-de-final (11 a 13 de Setembro), os quatro primeiros classificados da Pool A defrontam os quatro primeiros da Pool C (1.º A x 4.º C, 2.º A x 3.º C, 3.º A x 2.º C e 4.º A x 1.º C) e os quatro melhores da Pool B enfrentam os da Pool D (1.º B x 4.º D, 2.º B x 3.º D, 3.º B x 2.º D e 4.º B x 1.º D).
Os quartos-de-final (14 e 15 de Setembro) serão disputados nas cidades de Gdansk (Polónia) e Ostrava (República Checa).
A Polónia receberá em Katowice as meias-finais (18 de Setembro) e o jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares e Final do EuroVolley 2021 (19 de Setembro).
**Participações de Portugal na fase final do Campeonato da Europa:
1948 (Itália) – 4.º lugar (número reduzido de equipas por convite)
1951 (França) – 7.º lugar (número reduzido de equipas por convite)
2005 (Itália/Sérvia e Montenegro) – 10.º lugar
2011 (Áustria e República Checa) – 14.º lugar
2019 (Bélgica/Eslovénia/França/Holanda) – 20.º lugar