PORTUGUESES FIRMES RUMO AO EUROVOLLEY

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por Hugo Silva, venceu hoje, pela margem máxima (3-0: 25-18, 25-21 e 25-19), a Noruega e prepara-se cimentar amanhã (18h00/Sport TV), frente à Hungria, a liderança da Pool G de Apuramento para o Campeonato da Europa 2021, cujo 1.º torneio está a decorrer em Budapeste, na Hungria. O 2.º Torneio está agendado para 14 a 16 de Maio no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos .

Hugo Gaspar, Alexandre Ferreira e Lourenço Martins, respectivamente, com 14, 12 e 10 pontos, foram os melhores pontuadores do jogo. Ver estatística aqui

Hugo Silva, Seleccionador Nacional:
Apesar de termos o jogo controlado, deixámos-nos adormecer em alguns momentos, o que obrigou todos a dar o seu máximo, focados no objectivo de vencermos mais um difícil adversário. Vamos estabelecendo algumas metas jogo a jogo no caminho para o nosso objectivo principal e agora vamos-nos preparar para o jogo com a Hungria, que será intenso e com nível máximo de dificuldade. Com o espírito de entreajuda e de sacrifício típico destes jogadores, acredito que vamos ser felizes no jogo de amanhã“.

Alexandre Ferreira, autor de 12 pontos no jogo de hoje:
Foi fácil adaptar-nos ao jogo da Noruega, equipa que, no geral, acabou por cometer muitos erros. Foi notório o grande desgaste físico da parte deles. O que foi bom para nós, que assim acabámos por poder gerir mais a nossa equipa!
Amanhã, teoricamente, será um jogo bem mais complicado. A Hungria, a jogar em casa, tem claramente a grande ambição de se apurar… tal como nós! Para além disso, tem um jogador, Krisztian Padar, que pode fazer a diferença, quer no serviço quer no ataque.
Não obstante, creio que o desfecho do jogo vai depender, uma vez mais, de nós mesmos, pois se mantivermos o nosso nível de jogo, tenho a certeza de que conseguiremos dominar esta última batalha do 1.º torneio de qualificação“.

Os jogos de Portugal, tanto do primeiro como do segundo torneio terão transmissão em directo na Sport TV.
Ver plano de trabalho aqui e mais informações em fpvoleibol.pt/eurovolley2021

Calendário na Hungria – SPORT TV (Jogos de Portugal)

7.05.2021 (hora local)
16h00 – Bielorrússia x Portugal, 2-3
19h00 – Hungria x Noruega, 3-1

8.05.2021 (hora local)
16h00 – Portugal x Noruega, 3-0
19h00 – Bielorrússia x Hungria

9.05.2021 (hora local)
16h00 – Noruega x Bielorrússia
19h00 – Portugal x Hungria

Atletas

Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia) – Distribuidor
Tiago Violas (SL Benfica) – Distribuidor

Phelipe Martins (Leixões SC) – Central
Filip Cveticanin (SC Espinho) – Central
Gerson Gomes Pereira (Martigues VB/França) – Central

Alexandre Ferreira (Seoul Woori Card Wibee VB/Coreia do Sul) – Zona 4
Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França) – Zona 4
Sebastião Leão (AA São Mamede) – Zona 4
André Marques (Castêlo da Maia GC) – Zona 4
André Lopes (SL Benfica) – Zona 4

Hugo Gaspar (SL Benfica) – Oposto
Marco Ferreira
 (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos) – Oposto

Ivo Casas (SL Benfica) – Libero
João Fidalgo (Sporting CP) – Libero

Equipa técnica

Team Manager – Carlos Prata
Seleccionador Nacional – Hugo Silva
Treinador Adjunto – Filipe Vitó
Scouter – João Santos
Médico – Carlos Magalhães
Fisioterapeuta – Daniel Vilas-Boas

Campeonato da Europa 2021

Nesta derradeira fase de apuramento para o EuroVolley 2021, a Selecção Nacional defronta, em dois torneios na Pool G, a Noruega, a Bielorrússia e a Hungria.
Portugal irá acolher o Torneio 2 da Pool G, de 14 a 16 de Maio (Matosinhos), enquanto a Hungria recebe, de 7 a 9 de Maio, o Torneio 1.

Apuram-se para o Europeu (organizado pela Polónia, República Checa, Estónia e Finlândia), os vencedores das sete pools de qualificação e os cinco melhores segundos classificados.
As 12 selecções apuradas nestas fases de qualificação irão juntar-se aos 4 organizadores e às outras 8 selecções já qualificadas de acordo com a classificação final da edição de 2019.

European Golden League

A EGL é uma competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que normalmente dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League).

Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018 (VCC), em Matosinhos. Este ano, a VCC não será realizada.
Tal como em 2020, a Selecção orientada por Hugo Silva vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.

Na European Golden League 2021, Portugal vai defrontar, na Poule C, novamente as suas congéneres da República Checa – finalista da Challenger Cup 2018 – e da Turquia (vencedora em 2019), às quais se junta a Bielorrússia, adversária de Portugal na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos.

A Poule C da EGL vai ser disputada em dois torneios: o 1.º agendado para 28 a 30 de Maio de 2021 na (Bielorrússia) e o 2.º torneio para 4 a 6 de Junho (em Portugal).

European Golden League compreende três pools:

Pool A – Bélgica, Espanha Estónia e Letónia
Pool B – Holanda, Ucrânia, Eslováquia e Roménia
Pool C – Turquia, República Checa, Bielorrússia e PORTUGAL

Os vencedores das três pools e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2021 será disputada na Bélgica (18 a 20 de Junho). Se o organizador for o 1.º classificado na sua pool, apura-se o 2.º classificado dessa mesma pool.

Informações adicionais: www.cev.eu / www.fivb.com

Partilhar: