EUROVOLLEY: PORTUGAL (CON)VENCE AUSTRÍACOS

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por Hugo Silva, venceu hoje, por 4-0 (nos jogos amigáveis são cumpridos, no mínimo, quatro sets), a sua congénere austríaca no terceiro e último jogo do estágio que está a efectuar em Steinbrunn (Áustria) e que serviu de último ensaio antes da participação no 1.º Torneio da Pool G de Apuramento para o Campeonato da Europa 2021. Ver estatística aqui

O 1.º Torneio da Pool G de Apuramento para o Campeonato da Europa 2021, disputa-se de 7 a 9 de Maio, no Sportcsarnok – Nemzeti Közszolgálati Egyetem Sportcsarnok, situado em Budapeste, na Hungria.
O 2.º Torneio está agendado para 14 a 16 de Maio no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos .
Tanto os jogos do primeiro como do segundo torneio terão transmissão em directo na Sport TV.
Ver plano de trabalho aqui e mais informações em fpvoleibol.pt/eurovolley2021

Os jogos com a Áustria têm sido muito importantes para conseguirmos ir minimizando os erros que vamos cometendo. No geral, tivemos uma boa preparação da equipa em Portugal e aqui na Áustria. Aos poucos, estamos a encontrar-nos enquanto equipa. Acredito que vamos estar preparados para enfrentar as batalhas difíceis que temos pela frente“, considerou Hugo Silva, adiantando, relativamente ao primeiro adversário que Portugal vai defrontar na Hungria:
Este primeiro jogo, como em qualquer competição, pode ser um passo de gigante para o resto do torneio de qualificação, ainda por cima porque é com a Bielorrússia, cabeça-de-série deste grupo.
Se como sempre tem acontecido, o colectivo se conseguir sobrepor ao individual, podemos ir longe nesta e em qualquer competição“.

No primeiro jogo, disputado igualmente no Landessportzentrum VIVA, um Complexo Desportivo para treinos situado na localidade de Steinbrunn, a selecção orientada por Hugo Silva venceu por 3-2, perdendo no dia seguinte o segundo jogo por 1-3.

Atletas

Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia) – Distribuidor
Tiago Violas (SL Benfica) – Distribuidor

Phelipe Martins (Leixões SC) – Central
Filip Cveticanin (SC Espinho) – Central
Gerson Gomes Pereira (Martigues VB/França) – Central

Alexandre Ferreira (Seoul Woori Card Wibee VB/Coreia do Sul) – Zona 4
Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França) – Zona 4
Sebastião Leão (AA São Mamede) – Zona 4
André Marques (Castêlo da Maia GC) – Zona 4
André Lopes (SL Benfica) – Zona 4

Hugo Gaspar (SL Benfica) – Oposto
Marco Ferreira
 (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos) – Oposto

Ivo Casas (SL Benfica) – Libero
João Fidalgo (Sporting CP) – Libero

Equipa técnica

Team Manager – Carlos Prata
Seleccionador Nacional – Hugo Silva
Treinador Adjunto – Filipe Vitó
Scouter – João Santos
Médico – Carlos Magalhães
Fisioterapeuta – Daniel Vilas-Boas

Campeonato da Europa 2021

Nesta derradeira fase de apuramento para o EuroVolley 2021, a Selecção Nacional defronta, em dois torneios na Pool G, a Noruega, a Bielorrússia e a Hungria.
Portugal irá acolher o Torneio 2 da Pool G, de 14 a 16 de Maio, enquanto a Hungria recebe, de 7 a 9 de Maio, o Torneio 1.

Apuram-se para o Europeu (organizado pela Polónia, República Checa, Estónia e Finlândia), os vencedores das sete pools de qualificação e os cinco melhores segundos classificados.
As 12 selecções apuradas nestas fases de qualificação irão juntar-se aos 4 organizadores e às outras 8 selecções já qualificadas de acordo com a classificação final da edição de 2019.

European Golden League

A EGL é uma competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que normalmente dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League).

Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018 (VCC), em Matosinhos. Este ano, a VCC não será realizada.
Tal como em 2020, a Selecção orientada por Hugo Silva vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.

Na European Golden League 2021, Portugal vai defrontar, na Poule C, novamente as suas congéneres da República Checa – finalista da Challenger Cup 2018 – e da Turquia (vencedora em 2019), às quais se junta a Bielorrússia, adversária de Portugal na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos.

A Poule C da EGL vai ser disputada em dois torneios: o 1.º agendado para 28 a 30 de Maio de 2021 na (Bielorrússia) e o 2.º torneio para 4 a 6 de Junho (em Portugal).

European Golden League compreende três pools:

Pool A – Bélgica, Espanha Estónia e Letónia
Pool B – Holanda, Ucrânia, Eslováquia e Roménia
Pool C – Turquia, República Checa, Bielorrússia e PORTUGAL

Os três melhores classificados de cada pool e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2021 será disputada na Bélgica (18 a 20 de Junho). Se o organizador for o 1.º classificado na sua pool, apura-se o 2.º classificado dessa mesma pool.

Informações adicionais: www.cev.eu / www.fivb.com

Partilhar: