SUB-17 JOGAM APURAMENTO EM VIANA

Viana do Castelo volta a estar na rota do Voleibol internacional. Depois de a cidade ter acolhido, no ano passado, o Torneio Internacional WEVZA de Sub-17 Femininos, é agora a vez de se realizar na capital do Alto Minho a Pool E da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-17 Masculinos, nos próximos dias 5 a 7 de Maio.
Os jogos serão disputados no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, e a Selecção Nacional de Sub-17 Masculinos vai defrontar a Turquia, a Áustria e a Espanha.
Apuram-se para a fase final do Europeu de Sub-17 masculinos os vencedores das cinco pools e os dois melhores segundos classificados. Acreditação de jornalistas aqui

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), pela voz do seu Presidente, Vicente Araújo, afirmou sentir-se honrada por ter sido escolhida para organizar, uma vez mais, um evento internacional.
É um desafio e uma responsabilidade acrescida à nossa capacidade de organização, principalmente nos momentos difíceis que todos vivemos devido à pandemia.
Pensamos que estes jogos internacionais constituem um justo retorno para todo o apoio que Viana do Castelo, séria candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2023, tem dado ao longo dos anos ao desenvolvimento da modalidade.
Damos as boas-vindas às selecções da Áustria, da Espanha e da Turquia, bem como aos Árbitros e Supervisor da CEV, certos de que serão acolhidos com a tradicional hospitalidade de um povo acolhedor e apreciador do desporto“.

A verdade é que é difícil resistir aos encantos da Princesa do Lima, como é conhecida Viana do Castelo, cidade com grandes tradições no Voleibol e que é candidata a Cidade europeia do Desporto 2023.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, teceu já, por mais de uma vez, elogios ao Voleibol e aos valores que defende, muito importantes na formação da identidade dos mais jovens:
A nossa cidade teve sempre grandes pergaminhos no Voleibol, uma modalidade bastante querida no concelho, pelo que aproveitaremos esta ocasião para continuar a transmitir aos mais jovens os valores da prática desportiva, sobretudo do Voleibol, uma modalidade marcada por um grande espírito de entreajuda e pela ética, valores que assumirão grande importância ao longo da sua vida em sociedade“.

A Selecção Portuguesa é orientada por Nuno Pereira, que define como meta para a sua equipa:
A Selecção Sub-17 tem como objectivo principal conseguir o apuramento para o Campeonato da Europa. Para conseguirmos este objectivo, só temos duas hipóteses: temos de ser o primeiro do grupo ou ser um dos dois melhores segundos das cinco pools que se irão realizar.
Segundo pudemos observar nos Torneio da MEVZA, a Áustria tem uma selecção forte. Apresenta um oposto que tem grande preponderância no jogo, principalmente na fase do side out.
Defrontámos a Espanha no Torneio da WEVZA e é uma selecção que apresenta uma boa organização de bloco/defesa e prevemos um jogo intenso e competitivo, porque está no mesmo nível que Portugal.
A Turquia, aparentemente, será o adversário mais forte, segundo conseguimos verificar pelo Torneio da BVA. Ficou em 3.º lugar, mas conseguiu vencer a Bulgária, que se apurou directamente para o Campeonato da Europa. É uma selecção forte no side out, tem um jogador (oposto) que é solicitado muitas vezes e apresenta uma grande eficácia.
Portugal também tem os seus argumentos, é forte no colectivo e iremos lutar para continuar a estar entre as melhores selecções da Europa“.

Os jogos da Pool E da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-17 Masculinos terão transmissão televisiva na Volei TV, canal multimédia da FPV.
Todas as informações aqui
Partilhar: