PORTUGAL DÁ PASSO DE GIGANTE RUMO AO EUROPEU

Fotos: Américo Dias / FPV / CEV

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos está praticamente apurada para a fase final do Campeonato da Europa após vencer hoje a Bielorrússia com autoridade (3-1: 25-22, 25-19, 21-25 e 25-21) no jogo que encerrou o primeiro dia de competição do 2.º Torneio da Pool G de Apuramento para o Campeonato da Europa 2021, a decorrer até domingo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos*. Maior eficácia nas acções ofensivas, sobretudo no serviço, ditaram a sorte do jogo. Portugal vai voltar a encontrar a Bielorrússia, mais concretamente em finais de Maio e princípios de Junho, em jogos a contar para a European Golden League

No primeiro set, a Bielorrússia adiantou-se com um ataque de Radzivon Miskevich (4-1), mas Portugal nunca desistiu da perseguição e alcançou o seu adversário aos 17 pontos. Assistiu-se então a uma série de igualdades e mudanças de liderança, com Alex Ferreira e Hugo Gaspar a contabilizarem pontos no ataque e Artsem Masko e Uladzislau Davyskiba a responderem na mesma moeda. O duelo acabaria por ser favorável aos portugueses, que fecharam a vitória com um ataque de Hugo Gaspar: 25-22.

No segundo set manteve-se a toada de equilíbrio, mas com pendor para o lado de Portugal, que aproveitava bem os erros no serviço do seu adversário, sustendo o ímpeto atacante dos bielorrussos com a eficácia do seu bloco (17-12). A reacção da equipa orientada por Viktar Beksha surtiu algum efeito (17-15), mas não bastou. E Portugal venceu novamente, sendo o resultado selado com um bloco do central Filip Cveticanin: 25-19.

No terceiro set, Portugal começou por liderar o marcador. A Bielorrússia passou para a frente com um bloco de Kanstantsin Panasenko (10-9) e viu o mesmo jogador aumentar para três pontos a distância que separava as duas equipas. Vitória mais ou menos tranquila da Bielorrússia por 25-21, com a chancela de Uladzislau Davyskiba, autor de 7 pontos neste parcial,

No quarto set, o braço-de-ferro continuou. Hugo Gaspar empolgou a equipa portuguesa com um serviço em potência (14-12) e Alex Ferreira levou-a ao rubro pouco depois com três ases consecutivos  (21-17). Marco Ferreira colocou Portugal a um ponto do triunfo e a Bielorrússia… atacou para fora: 25-21.

Os bielorrussos Radzivon Miskevich e Uladzislau Davyskiba fizeram, respectivamente 21 e 19 pontos, enquanto Hugo Gaspar (19) e Alexandre Ferreira (18) foram os portugueses mais concretizadores.

Esta será a sexta vez que Portugal participará – a segunda consecutiva – no Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, que este ano se realiza na Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa, de 1 a 19 de Setembro. Amanhã, os portugueses defrontam os noruegueses (18h00) e os bielorrussos os húngaros (15h00). Todos os jogos podem ser seguidos através da Sport TV.

Hugo Silva, Treinador de Portugal: “Já sabíamos que este jogo iria ser muito difícil e longo, pois estava muita coisa em jogo. O serviço, como acontece sempre no alto nível, foi o grande pormenor que fez a diferença. Quando servimos mal, perdemos o set. Neste jogo destacaram-se dois aspectos: um bom serviço e um grande espírito colectivo. bastava olhar para a cara dos atletas para se ver que nunca iriam perder este jogo.
Este passo de gigante rumo ao Europeu, o que acontece pela primeira vez de uma forma consecutiva, é um prémio mais que merecido para este grupo. Os dois próximos jogos vão permitir-nos fazer algumas experiências, mas sempre com a ideia de que são para vencer, pois esta selecção tem uma ambição, um querer, como há muito não se via e joga sempre para vencer“.

Miguel Tavares Rodrigues: “Sabíamos que este jogo era muito importante para dar o passo de gigante e não queríamos adiar esse momento. Estávamos decididos a vencer o jogo e, embora com alguma felicidade, fechámos o triunfo depois de uma série de serviços do Alex.
Temos qualidade de sobra para ganhar os seis jogos e foi sempre essa a nossa meta. Estamos a construir uma equipa, com elementos novos e alguns que estiveram ausentes, e é bom que todos sintam isso e tenham essa ideia em mente: nós jogamos sempre para vencer e não queremos perder com ninguém!”

Viktar Beksha, Treinador da Bielorrússia: “Portugal fez um jogo muito bom, de grande nível. Esteve muito bem no serviço, que foi o que fez a diferença. Quando a nossa recepção funcionava bem, conseguíamos atacar e fazer pontos, como no terceiro set. Amanhã é outro dia, outro jogo que vamos disputar focados na vitória“.

Participações de Portugal na fase final do Campeonato da Europa:

1948 (Itália) – 4.º lugar (número reduzido de equipas por convite)
1951 (França) – 7.º lugar (número reduzido de equipas por convite)
2005 (Itália/Sérvia e Montenegro) – 10.º lugar
2011 (Áustria e República Checa) – 14.º lugar
2019 (Bélgica/Eslovénia/França/Holanda) – 20.º lugar

Seniores Masculinos – MATOSINHOS
(em directo na Sport TV)

14.05.2021
16h00 – Noruega x Hungria, 3-1
19h00 – PORTUGAL x Bielorrússia, 3-1

15.05.2021
15h00 – Hungria x Bielorrússia
18h00 – Noruega x PORTUGAL

16.05.2021
15h00 – Bielorrússia x Noruega
18h00 – Hungria x PORTUGAL

À atenção da Comunicação Social

A pandemia de Covid-19 obrigou a que fossem aplicadas medidas que limitam o número de pessoas presentes em eventos desportivos e condicionou o contacto entre os representantes da Comunicação Social e o Departamento de Informação da FPV.
Os pedidos de acreditação deverão ser efectuados por jornalistas (fotojornalista/repórter de imagem) que representem Órgãos de Comunicação Social, não sendo permitido recolher dados estatísticos para além daqueles que são fornecidos pela organização da competição.
*IMPORTANTE: Os jornalistas e os fotógrafos não têm acesso à área do jogo, nem durante nem no final do jogo, não sendo possível fazer reportagens no recinto do jogo.

Selecções da Pool G

Portugal    /    Bielorrússia    /    Hungria    /    Noruega

Campeonato da Europa 2021

Nesta derradeira fase de apuramento para o EuroVolley 2021, a Selecção Nacional defronta, em dois torneios na Pool G, a Noruega, a Bielorrússia e a Hungria.
Portugal irá acolher o Torneio 2 da Pool G, de 14 a 16 de Maio (Matosinhos), enquanto a Hungria recebeu, de 7 a 9 de Maio, o Torneio 1.

Apuram-se para o Europeu (organizado pela Polónia, República Checa, Estónia e Finlândia), os vencedores das sete pools de qualificação e os cinco melhores segundos classificados.
As 12 selecções apuradas nestas fases de qualificação irão juntar-se aos 4 organizadores e às outras 8 selecções já qualificadas de acordo com a classificação final da edição de 2019.

European Golden League

A EGL é uma competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que normalmente dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League).

Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018 (VCC), em Matosinhos. Este ano, a VCC não será realizada.
Tal como em 2020, a Selecção orientada por Hugo Silva vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.

Na European Golden League 2021, Portugal vai defrontar, na Poule C, novamente as suas congéneres da República Checa – finalista da Challenger Cup 2018 – e da Turquia (vencedora em 2019), às quais se junta a Bielorrússia, adversária de Portugal na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos.

A Poule C da EGL vai ser disputada em dois torneios: o 1.º agendado para 28 a 30 de Maio de 2021 na (Bielorrússia) e o 2.º torneio para 4 a 6 de Junho (em Portugal).

European Golden League compreende três pools:

Pool A – Bélgica, Espanha Estónia e Letónia
Pool B – Holanda, Ucrânia, Eslováquia e Roménia
Pool C – Turquia, República Checa, Bielorrússia e PORTUGAL

Os vencedores das três pools e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2021 será disputada na Bélgica (18 a 20 de Junho). Se o organizador for o 1.º classificado na sua pool, apura-se o 2.º classificado dessa mesma pool.

Informações adicionais: www.cev.eu / www.fivb.com

Partilhar: