A Seleção Nacional de Sub-20 Femininos, orientada por João Carronha, perdeu hoje, pela margem mínima (2-3: 15-25, 25-23, 25-27, 25-23 e 14-16) com a sua congénere suíça num jogo com vários altos e baixos, mas que poderia perfeitamente ter sorrido às portuguesas, que mostraram resiliência após um set inaugural menos conseguido e nunca viraram a cara à luta.
A Seleção Nacional protagonizou um começo tímido, com o nervosismo inicial que as condicionava a desaparecer gradualmente quando a equipa das quinas começou a ver que as helvéticas estavam perfeitamente ao seu alcance.
Batendo-se de igual para igual, as portuguesas mereciam bem mais… Na negra, e depois de terem estado sempre em desvantagem (4-8, 9-11), igualaram aos 13 pontos, deixando tudo em aberto, mas acabaram por perder ingloriamente por 14-16.
A melhor pontuadora foi a suíça Elodie Adjeley Ashong, com 44 pontos (36 ataques, 5 serviços e 3 blocos), seguida da portuguesa Gabriela Lopes, com 25 pontos. Ver estatística AQUI
Amanhã, Portugal enfrenta os Países Baixos (10h00), que soma duas derrotas, mas que hoje se bateu bem (2-3: 22-25, 13-25, 25-18, 25-22 e 13-15) com a Alemanha, somando o seu primeiro ponto.
Seguem-se os jogos com a Espanha (dia 28/10h00) e a França (dia 29/17h30). O grande objetivo é carimbar o bilhete para a 2.ª Ronda de Qualificação, agendada para 21 a 24 de janeiro do próximo ano. A Fase Final do EuroVolley 2027 está agendada para Itália e Malta, de 8 a 17 de julho de 2027.
A equipa técnica liderada por João Carronha escolheu as seguintes 12 atletas*: Catarina Mouta (Castêlo da Maia GC), Margarida Vaz e Raquel Gonçalves (Clube K), Mariana Marinho (FC Porto), Francisca Botelho, Laura Afanas e Gabriela Lopes (Leixões SC), Inês Andrade e Sofia Teixeira (PV/Colégio Efanor), Ema Mello e Matilde Teixeira (SC Espinho) e Catarina Gomes (SL Benfica). *Clubes em 2025/2026
A representação nacional, encabeçada por Daniela Sol (Team Manager) e pela equipa técnica – João Carronha (Treinador Principal), Gonçalo Machado (Treinador Adjunto), Rita Cardoso (Fisioterapeuta) – conta ainda com a presença da árbitra Filipa Araújo, da AV Braga, integrante da equipa de arbitragem do torneio da WEVZA.
A WEVZA é a sigla para Western European Volleyball Zonal Association (Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu). Trata-se de uma associação regional que integra a Confederação Europeia de Voleibol (CEV), criada para dinamizar a modalidade, organizar torneios regionais e qualificações para os Campeonatos da Europa, sobretudo nos escalões de formação (tanto no Voleibol de pavilhão como no Voleibol de Praia). A WEVZA é constituída pelas federações nacionais de 8 países do oeste europeu: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Países Baixos e Suíça.
Mais informações em www.cev.eu