A Selecção Nacional de Sub-22 Masculinos venceu hoje a sua congénere espanhola por 3-0 (25-22, 25-19 e 25-18 – tendo sido realizado ainda um set extra, por acordo entre as duas equipas técnicas: 22-25) no Pavilhão Multiusos de Miranda do Douro no primeiro dos jogos de preparação das duas selecções.
Tomás Natário, com 16 pontos, Manuel Catarino e Ricardo Pedrosa, ambos com 11, foram os portugueses mais concretizadores. Ver estatística aqui
Os encontros [ver cartaz], que se realizam no Pavilhão Multiusos da cidade, inserem-se na preparação para a Fase Final do Campeonato da Europa da categoria, que Portugal irá acolher em 2026.
Estes jogos com Espanha constituem um passo importante na preparação do grupo de trabalho, liderado pelo Seleccionador João Franco, que iniciou o seu estágio concentrado no passado dia 2 de Junho, no Complexo Desportivo do Estádio Universitário, na Universidade do Porto.
Portugal acolhe o Europeu em 2026
Capital Europeia do Desporto em 2026, Albufeira receberá a fase final do Campeonato da Europa de Sub-22 Masculinos entre 29 de Junho e 4 de Julho do próximo ano. Organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) em colaboração com a Câmara Municipal de Albufeira (CMA), e sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), o torneio reunirá as oito melhores selecções europeias.
As oito selecções serão divididas em duas pools na cidade algarvia. As duas melhores classificadas de cada grupo avançam para as meias-finais, seguidas pelos jogos de disputa de medalhas.
Em 2024, a Selecção Nacional de Sub-22 Masculinos alcançou o quinto lugar na fase final do Europeu, disputada em Apeldoorn, nos Países Baixos. O percurso da equipa foi assinalável, com vitórias sobre a França (3-1) e a Chéquia (3-2) na Pool II, registando apenas uma derrota frente à Itália (1-3), vice-campeã mundial Sub-21 em 2023 e campeã europeia Sub-20 em 2022.
A competição, na sua terceira edição, visa facilitar a transição de jovens talentos do Voleibol dos escalões juniores para os seniores.
CONVOCADOS
AA Espinho
Rafael Pinto (Oposto)
Afonso Iglésias (Zona 4)
Pedro Morais Santos (Central)
Tiago Ferradaz (Distribuidor)
AA S. Mamede
Manuel Catarino (Central)
Ala de Nun’Álvares de Gondomar
Tiago Dias (Zona 4)
SC Espinho
Ricardo Pedrosa (Zona 4)
SL Benfica
Tiago Silva (Central)
Tomás Teixeira (Zona 4)
Castêlo da Maia GC
Diogo Almeida (Distribuidor)
SC Espinho
Jorge Marques (Distribuidor)
VC Viana
João Salgueiro (Libero)
Vitória SC
Gustavo Sousa (Libero)
Seleccionador Nacional: João Franco
Mais informações na CEV