A equipa de seniores masculinos do Sporting Clube de Portugal vai defrontar os checos do Kladno Volejbal cz – onde actua o distribuidor português José Neves – nos 16 avos-de-final da Challenge Cup. Amanhã, é a vez do SL Benfica tentar, em casa, frente aos belgas do Volley Haasrode Leuven a passagem aos 16 avos-de-final da Taça CEV.
Os leões de Alvalade, que ergueram este ano a II Taça Ibérica e a Supertaça 2024 portuguesa, confirmaram a presença nos 16 avos ao vencerem (3-1: 25-27, 25-20, 25-23 e 25-22) hoje, na Sala Sporturilor «Gheorghe Tadici» da cidade romena de Zalau, novamente o Sport Club Municipal Zalau, equipa do central português Filip Cveticanin, em jogo da segunda mão dos 32 avos-de-final da Challenge Cup.
Na primeira mão, os portugueses tinham ganho em casa por 3-1 (22-25, 25-22, 25-19 e 25-22) aos romenos, pelo que só precisavam de vencer dois sets para seguirem em frente na competição.
Bozidar Cuk, com 15, e Edson Valência, com 14, foram os melhores pontuadores do jogo. Ver estatística AQUI
O Sporting CP defronta os checos do Kladno Volejbal cz em Novembro.
Em 2019, a formação leonina classificou-se no 3.º lugar na Challenge Cup, tendo ainda registado na competição um 5.º lugar (2023), e dois 9.º lugares (2021 e 2022) nos últimos anos.
A AJ Fonte do Bastardo, que foi 5.ª classificada na última edição da competição, entra directamente nos 16 avos-de-final, defrontando o vencedor da eliminatória entre os espanhóis do CV Melilla e os eslovacos do TJ Spartak Myjava, primeiro fora (12, 13 ou 14 de Novembro) e depois em casa (19 de Novembro, pelas 20h30 locais).
Na primeira mão, os espanhóis venceram em casa por 3-0 (25-19, 25-17 e 25-23). A 2.ª mão está agendada para amanhã, na Eslováquia.
A equipa de seniores femininos do SL Benfica, que fez história recentemente ao erguer a (sua primeira) Supertaça, também entra directamente nos 16 avos-de-final da Challenge Cup, defrontando o vencedor da eliminatória que opõe as gregas do AEK de Atenas e as letãs do Riga Stradins University/MSG Riga*, primeiro fora (5, 6 ou 7 de Novembro) e seguidamente em casa (14 de Novembro, pelas 20h00).
*No primeiro jogo, disputado na capital helénica, a equipa da casa venceu por 3-1 (25-15, 25-14, 19-25 e 25-20). A 2.ª mão está agendada para amanhã, em Riga, na capital da Letónia.
Na Challenge Cup – masculinos, os espanhóis do CDV Río Duero Soria, de Bruno Cunha, recebem amanhã os seus compatriotas do Cisneros Alter Tenerife, em jogo da segunda mão dos 32 avos-de-final. Na 1.ª mão, a equipa do oposto lusitano perdeu (1-3: 25-17, 21-25, 22-25 e 16-25), pelo que precisa de vencer obrigatoriamente por 3-0 ou 3-1 e, seguidamente, ganhar o Golden Set.
Já nos 16 avos-de-final, os espanhóis do Grupo Rafael Afonso San Roque, de José Pinto, defrontam os gregos do PAOK de Salónica, estando o primeiro jogo agendado para o dia 20 de Novembro, na Grécia.
Nos 32 avos-de-final, o San Roque disputou em Las Palmas os dois jogos com os noruegueses do BK Tromsø, vencendo ambos por 3-0. O oposto português foi o melhor pontuador no primeiro jogo ao rubricar 15 pontos.
Nos 16 avos-de-final da Challenge Cup, os neerlandeses do Nova Technology Lycurgus BV, de Nuno Marques, recebem, no dia 19 de Novembro, os luxemburgueses do VC Lorentzweiler.
Taça CEV
Em masculinos, o SL Benfica, pentacampeão nacional* em título, entrou da melhor forma nos 32 avos-de-final da Taça CEV ao vencer pela margem máxima (3-0: 25-21, 25-19 e 25-21) o Volley Haasrode Leuven no jogo da 1.ª mão, disputado na Bélgica. Os brasileiros Pablo Natan e Felipe Banderó, ambos com 16 pontos, foram os melhores pontuadores do jogo.
O jogo da 2.ª mão está agendado para amanhã (quinta-feira), no Pavilhão N.º 2 do Estádio da Luz, e os encarnados precisam apenas de vencer por qualquer resultado e podem mesmo perder por 2-3 na recepção aos belgas. Se perderem por 1-3 ou 0-3, terão de disputar e vencer um Golden Set para seguirem em frente na prova. Ver mais informações AQUI
“Precisamos de dois sets [no jogo da 2.ª mão], mas não podemos pensar dessa maneira. Temos é de pensar em vencer o jogo europeu e voltar a jogar bem. Tivemos a infelicidade da lesão muscular do Pablo [Natan], que estava a jogar bem e a ser um dos protagonistas da equipa. Entrou o Nivaldo [Gomez], que esteve bem, mas ficamos com uma peça importante a menos. Temos de ter toda a concentração, porque o adversário é experiente e vai tentar a reviravolta.”, referiu, ao site dos encarnados, o treinador Marcel Matz.
No ano passado, o SL Benfica participou pela quarta vez na Liga dos Campeões, tendo sido 12.º classificado, depois de ter terminado em 4.º lugar na Pool C da Fase de grupos.
A melhor classificação registou-se em 2022, o 9.º/12.º lugar na classificação final, após terminar em terceiro no seu grupo.
Os melhores registos dos encarnados da Luz nas competições internacionais datam de 2015 e 2016, respectivamente com a conquista da medalha de prata e da medalha de bronze, ambas na Challenge Cup.
*Em 2019/20 não houve campeões nacionais
Liga dos Campeões
Na Liga dos Campeões, a equipa de seniores femininos de Voleibol do FC Porto entrou esta época para a história do clube e da modalidade ao assegurar a presença na fase de grupos da «Champions», onde vai integrar a Pool C.
A formação orientada por Miguel Coelho, que tinha vencido (3-0: 25-19, 25-23 e 25-18) há uma semana no Dragão Arena o CV Gran Canária no 1.º jogo da 3.ª Ronda de Qualificação, precisava de vencer apenas dois sets em Espanha para se manter na competição. Fez ainda melhor: venceu por 3-2 (22-25, 25-23, 21-25, 25-18 e 16-14) as campeãs espanholas, relegando-as para a Taça CEV, onde irão enfrentar as polacas do LKS Commercecon Lodz.
Na 4.º Ronda da «Champions», as portistas integrarão a Pool C da fase de grupos, juntamente com as poderosas equipas do Vero Volley Milano, de Itália, vice-campeã da prova, e do VakifBank Istanbul, da Turquia, que já conquistou o título europeu por seis vezes, assim como o campeão esloveno Calcit Kamnik.
A estreia das azuis e brancas na Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos campeões está agendada para o dia 7 de Novembro (20h00 locais) na Arena Di Monza, frente ao Vero Volley Milano, equipa da estrela italiana Paola Egonu (Paris 2024 Olympics MVP), considerada por muitos a melhor oposta da actualidade, e que foi finalista na última edição da «Champions», perdendo na final com as suas compatriotas do A. Carraro Imoco Conegliano, da sueca Isabelle Haak, pela diferença mínima: 2-3 (14-25, 25-23, 19-25, 25-19 e 9-15).
O Voleibol feminino volta assim a ter uma equipa lusitana na Champions League 19 anos depois.
O Sporting Clube de Espinho foi o primeiro a disputar a Taça dos Campeões Europeus, em 1960/1961, e o Clube Académico da Trofa foi a primeira equipa portuguesa de seniores femininos a disputar a actual Liga dos Campeões, em 2005/2006, tendo sido 6.º classificado na Pool A da fase de grupos.
Ainda na Liga dos Campeões, mas em masculinos, inseridos na Pool C da 4.ª Ronda na Liga dos Campeões, os polacos do Aluron Warta Zawiercie, de Miguel Tavares Rodrigues, recebem no dia 13 de Novembro o vencedor da eliminatória Hypo Tirol Innsbruck x Orion Stars Doetinchem (Países Baixos), da 3.ª Ronda, visitando depois, no dia 21 de Novembro, os belgas do Knack Roeselare.
No dia 13 de Novembro, os alemães do Helios Grizzlys Giesen (Alemanha), de Miguel Sinfrónio, recebem os turcos do Fenerbahçe Medicana Istanbul, em jogo da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões.
Na Pool D da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões, os franceses do Saint-Nazaire VB Atlantique, de Lourenço Martins, visitam os turcos do Halkbank no dia 13 de Novembro, recebendo no dia 19 de Novembro os italianos do Sir Sicoma Monini Perugia.
Delegados e árbitros portugueses em acção
nas competições internacionais
Teodemiro Carvalho
Supervisor CEV no jogo Vandoeuvre Nancy VB (França) x Dresdner SC (Alemanha), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 6 de Novembro.
Arnaldo Rocha
Supervisor CEV no jogo WWK Volleys Herrsching (Alemanha) x Vencedor do Río Duero Soria (Espanha) vs Cisneros Alter Tenerife (Espanha), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup, no dia 19 de Novembro.
Paulo Félix
Supervisor CEV no jogo DSV CV Sant Cugat (Espanha) x Infomaniak Geneve Volley (Suíça), dos 32 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 16 de Outubro.
Supervisor CEV no jogo Guaguas Las Palmas (Espanha) x TSV Raiffeisen Hartberg (Áustria), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 13 de Novembro.
Pedro Pinto
Hypo Tirol Innsbruck (Áustria) x Orion Stars Doetinchem (Países Baixos), na 3.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 17 de Outubro.
Eczacibasi Dynavit Istanbul (Turquia) x SSC Palmberg Schwern (Alemanha), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 10 de Dezembro.
Ricardo Ferreira
Orion Stars Doetinchem (Países Baixos) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria), na 3.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 23 de Outubro.
Levallois Paris Saint Cloud (França) x Tent Obrenovac (Sérvia), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 10 de Dezembro.
Vítor Gonçalves
Levallois Paris Saint Cloud (França) x SSC Palmberg Schwerin (Alemanha), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 6 de Novembro.
Nuno Maia
Kaposvári NRC (Hungria) x Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 13 de Novembro.
VfB Friedrichshafen (Alemanha) x Mladost Zagreb (Croácia), da 2.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 20 de Novembro.
José Caramez
Árbitro de Reserva no jogo SL Benfica x Volley Haasrade Leuven (Bélgica), dos 32 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 17 de Outubro (20h00).
Volley Schonenwerd (Suíça) x Tours VB (França), a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos.
Raquel Portela
Trentino Itas (Itália) x CS Arcada Galati (Roménia), a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 20 de Novembro.
Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha) x Kaposvári NRC (Hungria), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 5 de Novembro.
Nuno Teixeira
Mladost Zagreb (Croácia) x VfB Friedrichshafen (Alemanha), a contar para os 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 14 de Novembro.
Sofia Costa
Lycurgus Gronigen (Países Baixos) x VC Lorentzweiler (Luxemburgo), 16 avos-de-final da Challenge Cup – masculinos, no dia 19 de Novembro.
Mais informações em cev.eu