Os clubes portugueses que participam nas competições europeias em 2023/2024 conheceram hoje os seus primeiros adversários, saídos dos sorteios realizados hoje no Luxemburgo pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV).
Na Liga dos Campeões – masculinos, o SL Benfica, tetracampeão em título, entra directamente na 4.ª Ronda, a chamada fase de grupos, defrontando na Pool C o Berlin Recycling Volleys, campeão da Alemanha, o Bluenergy Daiko Volley Piacenza, vencedor da Taça da Itália, e o Halkbank Ankara, vencedor da Taça da Turquia e semi-finalista da Champions na época transacta.
A fase de grupos da Liga dos Campeões será disputada entre Novembro de 2023 e Janeiro de 2024.
Na última edição da Liga dos Campeões, que foi vencida pelos polacos do Grupa Azoty Kedzierzyn-Kozle, o Halkbank Ankara foi 3.º classificado, o Berlin Recycling Volleys 5.º e o SL Benfica 12.º classificado. Em 2023, o Piacenza foi 3.º classificado na Taça CEV.
Ainda em masculinos, a AJ Fonte do Bastardo e o Sporting CP disputam a Challenge Cup.
Os leões de Alvalade, que saíram do sorteio de hoje sem adversário nos 32 avos-de-final, juntam-se assim aos açorianos nos 16 avos-de-final.
Em femininos, o FC Porto vai defrontar as belgas do VC Oudegem nos 16 avos-de-final da Taça CEV. A formação portista, que desfez recentemente a parceria com a Academia José Moreira, vai disputar a 1.ª mão com o VC Oudegem, 3.º classificado da última Liga da Bélgica, extra muros no dia 7, 8 ou 9 de Novembro, e a 2.ª mão em 14, 15 ou 16 de Novembro no Dragão Arena.
Nos 32 avos-de-final da Challenge Cup, o Sporting CP vai defrontar o Holte IF, da Dinamarca, numa eliminatória igualmente a duas mãos e prevista para decorrer nos dias 10, 11 ou 12 e, depois, em 17, 18 ou 19 de Outubro, enquanto – e nas mesmas datas –, o Clube K vai defrontar o vencedor da Taça da BVA (Balcãs)*.
O vencedor da Liga dos Campeões (masculinos ou femininos) receberá 500 mil euros de prémio, o 2.º classificado 250 mil euros e o 3.º classificado 125 mil euros.
Na Taça CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 80 mil euros de prémio, o 2.º classificado 60 mil euros e os 3.ºs classificados 30 mil euros.
Na Challenge CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 50 mil euros de prémio, o 2.º classificado 30 mil euros e os 3.ºs classificados 15 mil euros.
Os sorteios das competições europeias de clubes da época de 2023/2024 podem ser consultados AQUI.
Mais informações em www.cev.eu e em www.wevza.com
*A Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (Western European Volleyball Zonal Association), mais conhecida como WEVZA, foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.
O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.