AJM/FC PORTO ESTREIA-SE AMANHÃ NA CHALLENGE CUP 2022/2023

Imagem: AJM/FCP

A equipa de seniores femininos da AJM/FC Porto, campeã nacional em título, estreia-se amanhã, frente às neerlandesas do Apollo Borne 8, nos 32 avos-de-final da Challenge Cup 2022/2023.
O jogo inicia-se às 20 horas, no Dragão Arena, conta com a arbitragem de Katarina Cepinova (Inglaterra) e Gloria Souto Jimenz (Espanha) e será transmitido em directo no Porto Canal. Ver mais informações AQUI

Arnaldo Rocha, Director da FPV, é o Supervisor da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) neste jogo.

A segunda mão, a disputar nos Países Baixos, está agendada para o dia 30 de Novembro. Ver mais informações AQUI
Em 2021, a AJM/FC Porto foi 9.ª classificada na Challenge Cup, alcançando a mesma classificação na Taça CEV, em 2022.

Por seu turno, as açorianas do Clube Kairós vão defrontar, igualmente nos 32 avos-de-final, as suíças do TS Volley Dudingen, primeiro extra muros, em jogo que terá lugar no dia 24 de Novembro (quinta-feira) e será arbitrado por Florin Dragomir (Roménia) e Andreas Constantinides (Chipre). Ver mais informações AQUI
A segunda mão está agendada para o dia 30 de Novembro, no Complexo Desportivo das Laranjeiras. Ver mais informações AQUI
Em 2021, o Clube K passou pela primeira vez da 2.ª ronda e só seria eliminado nos quartos-de-final pelas turcas do Sistem9 Yesilyurt Istanbul, que se sagrariam vencedoras da prova.

Na Challenge Cup – masculinos, a AJ Fonte do Bastardo vai defrontar, nos oitavos-de-final, os estónios do SC Duo Tartu, sendo que o primeiro jogo será realizado fora, no dia 30 Novembro, e o segundo no dia 14 Dezembro, no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio.

Igualmente nos oitavos-de-final, o Sporting CP defronta os espanhóis do CV Melilla (Espanha), sendo que o primeiro jogo será realizado extra muros no dia 30 Novembro.
A segunda mão está agendada para o dia 14 de Dezembro, no Pavilhão João Rocha.

Em 2019, o Sporting CP foi 3.º classificado, após ter sido afastado da final pelos italianos do Vero Volley Monza, e em 2020 atingiu novamente as meias-finais, antes da prova ter sido interrompida pela pandemia.

Na Liga dos Campeões, a equipa de seniores masculinos do SL Benfica recebe os franceses do Tours VB no dia 29 de Novembro, em jogo da 3.ª jornada da Pool C na 4.ª Ronda.
Em 2021/2022, saldou-se por um 9.º lugar a participação dos encarnados da Luz na Liga dos Campeões, que não teve campeão na edição de 2020 devido à pandemia de COVID-19 e foi vencida sensacionalmente em 2021 e 2022 pelos polacos do Grupa Azoty Kedzierzyn Kozle.
O regresso à Champions segue-se a várias participações na Challenge Cup, onde chegaram a ser vice-campeões em 2014/2015 e 3.ºs classificados na época seguinte.
Em 2019/2020, época em que não foi atribuído o título de campeão europeu, o SL Benfica defrontou, na fase de grupos da Liga dos Campeões, os italianos do Sir Sicoma Monini Perugia, os franceses do Tours VB e os polacos do Verva Warszawa Orlen, tendo averbado apenas um triunfo, em casa, diante dos polacos, e ocupado o 16.º lugar final.

O vencedor da Liga dos Campeões (masculinos ou femininos) receberá 500 mil euros de prémio, o 2.º classificado 250 mil euros e o 3.º classificado 125 mil euros.
Na Taça CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 80 mil euros de prémio, o 2.º classificado 60 mil euros e os 3.ºs classificados 30 mil euros.
Na Challenge CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 50 mil euros de prémio, o 2.º classificado 30 mil euros e os 3.ºs classificados 15 mil euros.

Árbitros portugueses em acção

Arnaldo Rocha
Supervisor CEV no jogo AJM/FC Porto x Apollo Borne 8, dos 32 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 22 de Novembro de 2022.
Supervisor CEV
no jogo Narbonne Volley (França) x PGE Skra Belchatow, dos oitavos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 29 de Novembro de 2022.

Vítor Gonçalves
Opowervolleys Duren (Alemanha) x Sir Sicoma Monini Perugia (Itália), da Pool E da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 29 de Novembro de 2022.
Vero Volley Milano (Itália) x SC «Prometey» Dnipro (Ucrânia), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 7 de Dezembro de 2022.
Montpellier HSC VB (França) x VfB Friedrichshafen (Alemanha), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 10 de Janeiro de 2023.

Pedro Pinto
Trentino Itas (Itália) x Cez Karlovarsko (Chéquia), da Pool D da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 15 de Dezembro de 2022.
Volero Le Cannet (Suíça) x Vero Volley Monza (Itália), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 12 de Janeiro de 2023.

Ricardo Ferreira
Developres Rzeszów (Polónia) x Volley Mulhouse Alsace (França), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 6 de Dezembro de 2022.
Berlin Recycling Volleys (Alemanha) x Aluron CMC Warta Zawiercie (Polónia), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 25 de Janeiro de 2023.

Nuno Teixeira
Deya Volley Burgas (Bulgária) x Olympiacos Piraeus (Grécia), dos oitavos-de-final da Challenge Cup, no dia 13 de Dezembro de 2022.
Avarca de Menorca (Espanha) x LP Salo (Finlândia) versus Hapoel Kfar Saba (Israel), dos oitavos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 21 de Dezembro.

José Caramez
Árbitro de Reserva no jogo SL Benfica x Tours VB (França), da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 29 de Novembro de 2022.
VfB Suhl Thuringen (Alemanha) x Vencedor do Slavia EU Bratislava (Eslováquia) vs Azerrail Baku (Azerbaijão), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 20 de Dezembro de 2022.
Vencedor do Asterix Avo Beveren (Bélgica) x Vencedor do OK Herceg Novi (Montenegro) vs BK Tromso (Noruega) versus Vencedor do Asko Steelvolleys Linz/Steg (Áustria) x RSR Walfer (Luxemburgo) vs Aris Thessaloniki (Grécia), no dia 17, 18 ou 19 de Janeiro de 2023.

Partilhar: