A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) realizou, na sexta-feira à noite, numa “magnífica sala” do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, a Gala de Comemoração dos seus 75 Anos, um evento com um cariz muito especial por estar associado ao aniversário da FPV e pretender homenagear todos aqueles que têm contribuído de forma altruísta e dedicada para o desenvolvimento do Voleibol nacional, alguns ao longo de toda uma carreira dedicada à modalidade.
Apresentada por João Saudade, da Lusófona Voleibol Clube – onde desempenhou e desempenha funções de dirigente e de treinador – e relatador/comentador da Sport TV nos jogos de Voleibol, a Gala dos 75 anos da FPV voltou a reunir a «Família do Voleibol» e contou ainda, como é já tradição, com a presença de notáveis de outros sectores da sociedade portuguesa.
Esta foi uma Gala diferente, que mostrou como desporto e cultura se interligam e complementam, como puderam testemunhar in loco os cerca de 200 convidados. Ver Álbum
«O primeiro serviço» da noite começou com a entrega dos galardões às quatro Associações Fundadoras da Federação Portuguesa de Voleibol [Porto, Lisboa, Coimbra e Madeira], aquelas que “aos 7 dias do mês de Abril de 1947 se reuniram para Aprovar os estatutos da FPV”.
Os prémios às quatro associações foram entregues pelo Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, Vicente Araújo.
Seguiu-se o tradicional discurso do Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol. Ver discurso AQUI
E o discurso do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco. Ver discurso AQUI
Grandes obreiros do desenvolvimento do Voleibol nos clubes, os dirigentes desempenham um papel muito importante no fomento e divulgação da modalidade, “tendo sempre caminhado connosco neste percurso ao longo dos 75 anos“.
Os Prémios «Personalidades» foram entregues a Adelaide Patrício, José Jardim, José Moreira, Américo Costa e Silva e João Saudade pelos directores da Federação Portuguesa de Voleibol Álvaro Lopes e Elias da Silva e pelo Secretário-Geral da FPV, Teodemiro Carvalho.
A ligação entre a Federação Portuguesa de Voleibol e as autarquias está “firmada em fortes laços de amizade e é cada vez mais visível o interesse das autarquias” nas diversas acções promocionais da modalidade.
Câmaras Municipais homenageadas: Espinho, Gondomar, Freixo de Espada à Cinta, Matosinhos, Ovar, Santo Tirso e Viana do Castelo, cujos representantes receberam os galardões das mãos do Presidente da FPV e dos directores Álvaro Lopes e Mário Oliveira.
João Nuno Pedrosa e Hugo Campos, jovens promessas do Voleibol de Praia português, sagraram-se este ano campeões mundiais universitários de Voleibol de Praia e receberam o respectivo galardão das mãos do director da FPV, Henrique Gomes.
A Federação Portuguesa de Voleibol homenageou também “aqueles que são a voz da Selecção Nacional“: Capitães da Selecção carismáticos e que foram verdadeiros símbolos da garra e querer dos jogadores que representavam em campo e fora dele nos últimos 20 anos…
Começando pelas senhoras, Paula Semedo, Maria José Schuller, Ana Paulo, Juliana Antunes, Vanessa Rodrigues, Marta Hurst e Joana Resende.
Nos homens, Miguel Maia, Ubirajara Pereira, João José, Hugo Gaspar e Alexandre Ferreira.
E depois dos capitães, os timoneiros das selecções… os treinadores das selecções nacionais: o actual Seleccionador Nacional dos seniores femininos, Hugo Silva, recebeu o prémio em representação de todos os Treinadores das Selecções Nacionais.
Para entregar estas merecidas distinções: os directores Mário Oliveira, Arnaldo Rocha e Daniela Sol.
Seguidamente, foram distinguidos os Árbitros e os Treinadores.
Os árbitros, na figura da ANAVOL – Associação Nacional de Árbitros de Voleibol, tendo o troféu sido entregue ao Presidente Diogo Geraldes e à Vice-Presidente Raquel Portela.
Os treinadores, na pessoa da ANTV – Associação Nacional de Treinadores de Voleibol, tendo a distinção sido recebida pelo Presidente Francisco Fidalgo.
Entregaram os prémios: os Directores Nuno Nunes e Daniela Sol.
A Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL) tem dado, nos últimos anos, “um exemplo inexcedível de dinamismo“, abrindo caminho para o Voleibol numa área geográfica até aí pouco permeável à prática desportiva.
Entregou este troféu a Paulo Pinho, um dos maiores artífices da obra realizada pela AVAL, o Director Técnico Nacional, Leonel Salgueiro.
Saber estar no Desporto (como na vida) é algo que se deves enaltecer e a Federação em ofereceu, nesta Gala, o Prémio Fair-Play!
Em femininos, o prémio «Fair Play» foi para a equipa das seniores do GC Vilacondense (Liga Lidl)… e entregue pela directora federativa Daniela Sol.
Em masculinos, o Prémio Fair Play/Una Seguros, foi entregue à AA Espinho pela representante da Una Seguros, Teresa Mendonça.
O organismo que tutela o Voleibol a nível ncional recordou ainda aqueles que, “com as suas palavras e imagens, muito têm contribuído para uma maior visibilidade da nossa modalidade“.
Como reconhecimento pela colaboração prestada ao Voleibol pelas Operadoras Televisivas, foram entregues prémios ao Director da Sport TV, Nuno Ferreira, e Alice Silva, d’ A Bola TV.
Receberam os Prémios de Reconhecimento à Comunicação Social os representantes do jornal O Jogo (José Carmo), do Jornal Record (Vítor Pinto), da Antena 1 (Ricardo Pinheiro) e da Agência Lusa (João Pedro Simões).
Entregaram os prémios: os Directores Eduardo Elias e Nuno Nunes e o Secretário Geral Teodemiro de Carvalho.
Prémios Osório
Entrando na recta final da entrega de prémios da Gala dos 75 anos, procedeu-se à entrega do mais alto galardão federativo, o «Prémio Osório» por intermédio do Presidente da FPV, Vicente Araújo, e de Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Foram dois os «Óscares» do Voleibol atribuídos:
O primeiro a José Manuel de Araújo Barros, o ilustre Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPV.
Magistrado jubilado, o Dr. José Manuel de Araújo Barros está ligado à Federação Portuguesa de Voleibol há várias décadas, onde exerceu sempre cargos de elevada responsabilidade: começou no Conselho de Recursos, passando depois pelo Conselho Fiscal, Conselho Jurisdicional, Conselho de Disciplina e é, hoje, Presidente da Mesa da Assembleia da FPV.
O «Prémio Osório» homenageou ainda “o saudoso amigo” Amílcar Saavedra…
Figura ilustre da cidade de Lamego, o Professor Amílcar António Miranda Gomes Saavedra era um homem de reconhecidos valores morais, um educador e um pedagogo, um homem íntegro e um profissional exemplar, qualidades que sobressaíram nos cargos de Director da FPV, sucessivamente de 1996 a 2016, de Vogal da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal, no período de 2013 a 2016, de Membro da Comissão de Desenvolvimento da Federação Internacional de Voleibol, e de Director Técnico da Associação de Voleibol de Viseu.
Recebeu o galardão em nome da família do Prof. Saavedra, Daniel Lacerda. Ver discurso AQUI
Aproveitando de excelente forma a ocasião – comemoração dos 75 anos da Federação –, a Direcção federativa homenageou o Presidente Vicente Araújo.
O Presidente federativo recebeu igualmente uma lembrança de reconhecimento por parte da Federação Portuguesa de Atletismo, entregue pelo seu Presidente, Jorge Vieira.
Eleito pela primeira vez para a Presidência do organismo que tutela o Voleibol a nível nacional, em 1996, Vicente Araújo, que recebeu a Medalha de Mérito Desportivo atribuída pelo Governo em 2005, também desempenha cargos de elevada relevância em organismos de prestígio nacional e internacional, como no Comité Olímpico de Portugal, do qual é Vice-Presidente, e a nível mundial na Federação Internacional de Voleibol, onde é Presidente da Comissão de Voleibol de Praia!
Presidente da Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA), Vicente Araújo é, ainda, o responsável máximo pela organização e realização de dezenas de competições internacionais de enorme relevo no nosso País.
Momentos altos da gala e que antecederam da melhor forma o cortar do bolo de aniversário e o encerramento desta verdadeira festa da Família do Voleibol.
Outras iniciativas relativas à comemoração dos 75 anos da FPV AQUI