FPV CELEBRA HOJE 75 ANOS


No momento em que comemora 75 anos, a Federação Portuguesa de Voleibol agradece a “todos aqueles que, como nós, amam o Voleibol e sempre foram acérrimos defensores dos valores que a modalidade defende, quer no domínio desportivo quer no âmbito social“.

Após ter organizado anteriormente algumas iniciativas relacionadas com a efeméride, como o lançamento de um concurso de fotografia nas redes sociais e/ou as Finais Four da Taça de Portugal em Viana do Castelo, a FPV assinala hoje a importância da data com mais um momento simbólico: o descerramento de uma placa comemorativa do seu 75.º aniversário na Sede federativa, localizada na Avenida de França, no Porto.
Estão previstas mais actividades alusivas aos 75 anos da FPV, a realizar ao longo do ano em curso e que culminarão na Gala do Voleibol, no mês de Dezembro.

(…)

Aos 7 dias de Abril de 1947 reuniram-se, pelas 17h30 na sede da Associação de Voleibol de Lisboa, sita na Rua Jardim do Regedor, n° 5 – 4° andar, os delegados das associações de Voleibol de Coimbra, Funchal, Lisboa e Porto, tendo resolvido o seguinte:
1.° Aprovar os Estatutos da FPV
2.° Aceitar o oferecimento da Associação de Voleibol de Lisboa, para que a sede da Federação seja na da referida Associação
3.° Propor à Direcção Geral dos Desportos a nomeação da seguinte Comissão Diretora da FPV até ao fim da presente época:
Presidente: Guilherme Castro Sousa Martins Secretário: Manuel Gagliardini Graça;
Tesoureiro: João Encarnação Drumond Ferreira; 1.° Vogal: Manuel Macedo Franco; 2.° Vogal: Manuel Camacho Lúcio
“.

Assim reza, na história do Voleibol português, a criação da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), cuja legalização foi publicada no Diário do Governo de 02/06/1947.

Uma semana após o seu nascimento, a FPV tornava-se, em Paris, um dos 14 fundadores da Federação Internacional do Voleibol (FIVB).

Volvidas mais de sete décadas ao serviço do Voleibol, e condecorada com a Medalha de Bons Serviços Desportivos (2000), a Federação Portuguesa de Voleibol mantém a vitalidade e o espírito de pioneiro próprios da juventude que lhe permitem criar projectos desportivos e sociais tão importantes quanto populares, como o Gira-Volei, o Gira-Praia ou, mais recentemente, o ParaVolei.

A nível internacional, a FPV é considerada, pelas entidades máximas da modalidade, como uma das mais prestigiadas federações de Voleibol e uma das mais prestigiantes instituições do desporto português.

Voleibol comemora em 2022 o seu 127.º aniversário.
Criado pelo norte-americano William George Morgan em 9 de Fevereiro de 1895, o Voleibol foi introduzido em Portugal pelas tropas norte-americanas que estiveram estacionadas nas ilhas dos Açores durante a I Grande Guerra Mundial. [Ver História do Voleibol]

O primeiro Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) realizou-se em Paris no dia 18 de Abril de 1947 e nele participaram 14 países: Bélgica, Brasil, Checoslováquia, França, Holanda, Israel, Itália, Líbano, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia, Uruguai e Estados Unidos da América.
O francês Paul Libaud foi eleito o primeiro Presidente.

O facto de a modalidade ter crescido exponencialmente ao longo dos anos ficou bem patente no 29.º Congresso Mundial organizado em Portugal e que acolheu Timor-Leste na grande família do Voleibol. Volvidos 57 anos da realização do primeiro congresso, estiveram presentes no Porto representantes das então 218 federações filiadas na FIVB.

No ano em que se comemora o 127.º aniversário do Voleibol, a FIVB tem filiadas 5 Confederações Continentais, que, no total, compreendem 222 federações nacionais: África, Ásia, Europa, NORCECA e América do Sul.

Informações adicionais: www.fpvoleibol.pt / www.fivb.com / www.cev.eu / www.facebook.com/fpvoleibol

Partilhar: