A Selecção Nacional de Sub-18 Masculinos, orientada por Nuno Pereira, inicia hoje na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, um estágio que visa preparar a participação na Pool E da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.
A Pool E da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-18 realiza-se de 21 a 23 de Abril de 2022 em Israel e Portugal vai defrontar, sucessivamente, as selecções da República Checa, de Israel e da Roménia.
Convocados para o estágio
AA Espinho
Jorge Marques
AA S. Mamede
Guilherme Ferreira
Manuel Catarino
Miguel Morais Pereira
CA Madalena
João Máximo França
Esmoriz GC
Gustavo Sousa
Pedro Morais Santos
Rafael Pinto
GC S. Tirso
Diogo Fevereiro
GC Vilacondense
Miguel Marques
Pedro Ferreira
Latino Coelho
Rafael Esperanço
Leixões SC
André Leal
Tiago Graça
SC Espinho
Miguel Pedrosa
VC Viana
João Salgueiro
José Rafael Oliveira

Estão já apuradas para a Final do Europeu de Sub-18 Masculinos: Bulgária (BVA), Polónia (EEVZA), Eslovénia (MEVZA), Finlândia (NEVZA) e Bélgica (WEVZA*).
Apurados para a 2.ª Ronda (20): Turquia, Sérvia, Grécia e Roménia (BVA), Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Letónia e Estónia (EEVZA), Áustria, República Checa, Israel, Croácia e Eslováquia (MEVZA), Dinamarca (NEVZA) e França, Alemanha, Itália, PORTUGAL e Espanha (WEVZA).
* Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Western European Volleyball Zonal Association (Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu) foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.
O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.