PRÉ-CONVOCADOS DA SELECÇÃO NACIONAL

A equipa técnica da Selecção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por João José, divulgou hoje a pré-convocatória de 26 jogadores, de onde sairão os atletas que irão iniciar, a partir de 16 de Maio, os trabalhos de preparação para a European Golden League, competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League).

João José, antigo capitão da Selecção Nacional, ex-treinador principal da Selecção de Seniores Femininos e actual Coordenador das Selecções Nacionais, estreia-se este ano à frente da Selecção Nacional de Seniores Masculinos:
É uma pré-convocatória de 26 atletas de onde sairá o grupo de trabalho que irá fazer a preparação para Golden League, de onde sairão os 14 que irão à competição. São 26 atletas com os quais queremos trabalhar, que acreditamos terem as características para ajudar a Selecção em qualquer desafio e que se enquadram nos possíveis seleccionados para o grupo final“.

Pré-Convocatória de 26 jogadores

Nome Clube Posição Idade – este ano
1 Filip Cveticanin AS Cannes (FRA) Central 26 anos
2 José Andrade Esmoriz GC Central 23 anos
3 José Belo Castêlo da Maia GC Central 23 anos
4 Miguel Sinfrónio Leixões SC Central 23 anos
5 Nuno Teixeira Leixões SC Central 24 anos
6 Phelipe Martins VC Viana Central 31 anos
7 Afonso Reis Leixões SC Distribuidor 23 anos
8 Bruno Dias Esmoriz GC Distribuidor 19 anos
9 José Neves AJ Fonte do Bastardo Distribuidor 26 anos
10 Miguel Tavares ACMC Warta Zawiercie (POL) Distribuidor 29 anos
11 Tiago Violas SL Benfica Distribuidor 33 anos
12 Gil Meireles Sporting CP Libero 27 anos
13 Gonçalo Sousa Esmoriz GC Libero 20 anos
14 Ivo Casas SL Benfica Libero 30 anos
15 Bruno Cunha AJ Fonte Bastardo Oposto 25 anos
16 Dinis Leão Leixões SC Oposto 26 anos
17 José Pinto Esmoriz GC Oposto 25 anos
18 Marco Ferreira Chemeko SG Wroclaw (POL) Oposto 35 anos
19 Alexandre Ferreira Woori Card (KOR) Zona 4 31 anos
20 André Marques Castêlo da Maia GC Zona 4 22 anos
21 João Oliveira Vitória SC Zona 4 27 anos
22 Lourenço Martins Saint-Nazaire VBA  (FRA) Zona 4 25 anos
23 Manuel Figueiredo VC Viana/Casa Peixoto Zona 4 19 anos
24 Miguel Cunha Vitória SC Zona 4 25 anos
25 Rafael Santos Esmoriz GC Zona 4 21 anos
26 Tiago Pereira Sporting CP Zona 4 31 anos

Tal como em 2020 e 2021, a Selecção Nacional, vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.
Recorde-se que Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018, em Matosinhos.

Na Golden League 2022, Portugal vai defrontar, na Pool A, novamente a sua congénere da Turquia (vencedora em 2019 e 2021) e uma velha conhecida, a Eslováquia.

Olhando para os adversários, o Seleccionador João José salienta:
É um grupo forte, com destaque para a Turquia, vencedora da última edição, e será sem dúvida um bom desafio. Claro que ao olharmos para o grupo, este pode parecer intimidante, mas é tudo uma questão de perspectiva, pois as outras selecções também nos respeitam e estarão certamente a preparar-se para uma Pool difícil.
A selecção mais importante do nosso grupo é a… nossa e é aí que irá estar o nosso foco e energia! Quanto às outras, iremos olhá-las como adversários que teremos que respeitar e ultrapassar se queremos crescer e atingir os nossos objectivos“.

A estreia de Portugal na Pool A da EGL está agendada para o dia 29 de Maio, com a recepção à Eslováquia, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Ver mais informações AQUI

A European Golden League compreende três pools:

Pool A – Turquia, PORTUGAL e Eslováquia
Pool B – Ucrânia, Espanha,Dinamarca e Croácia
Pool C – Bélgica, República Checa, Estónia e Letónia

Os melhores classificados de cada pool e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2022 será disputada na Croácia (18 e 19 de Junho). Se o organizador for o 1.º classificado na sua pool, apura-se o 2.º classificado desse mesmo grupo. Mais informações AQUI
O primeiro classificado desta Final Four europeia – juntamente com o vencedor de 2021 –, irá disputar a Challenger Cup, onde irá encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase, num total de seis selecções.

O vencedor da Challenger Cup 2022 apura-se para a Liga das Nações de Voleibol de 2023.

Após disputar a Golden League, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai defrontar, na Pool D da fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2023, as selecções de Montenegro, Luxemburgo e Islândia.

O Seleccionador Nacional analisa os adversários:
É um grupo em que aparecemos como cabeças-de-série pelo Ranking da CEV, onde vem logo a seguir Montenegro; apesar de não ter feito uma fase final brilhante, qualificou-se para a fase final do Campeonato da Europeu 2021 em primeiro lugar do seu grupo e é uma selecção constituída por atletas experimentados e habituados ao nível internacional.
Mais abaixo no ranking vem o Luxemburgo, que tem como atleta de referência Kamii Rychlicki, que joga como oposto no Perugia em Itália, e a Islândia.
Somos uma Selecção com ambição e valor para conseguir o apuramento e esse é um dos nossos objectivos neste ano de 2022, mas antes há muito que fazer, um caminho a percorrer e uma Golden League* para preparar e disputar”.

Em 2021, a Selecção Nacional fez história ao qualificar-se para oitavos-de-final do Campeonato da Europa (Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa), competição que disputou pela segunda vez consecutiva, depois de dois anos antes ter estado presente no EuroVolley 2019 (Bélgica/Eslovénia/França/Holanda).

Mais informações em www.cev.eu

Partilhar: