
A Liga Una Seguros é a designação oficial da I Divisão de seniores masculinos para a época de 2021/2022.
O arranque está agendado para o dia 5 de Outubro (terça-feira) e a Liga Una Seguros estreia-se em grande, com a jornada inaugural a englobar um derby açoriano (AJF Bastardo x Clube K), dois clássicos (SC Espinho x C. Maia GC e Esmoriz GC x Leixões SC) e uma transmissão em directo na televisão: VC Viana/Casa Peixoto x Sporting CP (16h00/Sport TV).
O encontro entre a primodivisionária AA Espinho – que voltou ao escalão principal e viu Miguel Maia regressar ao seu clube de origem – e o campeão em título foi adiado devido à participação do SL Benfica na Liga dos Campeões.
1.ª Jornada
5.Outubro.2021
16h00 – VC Viana/Casa Peixoto x Sporting CP, no Pav. Municipal Santa Maria Maior – em directo na Sport TV
16h00 – SC Espinho x Castêlo da Maia GC, na Nave Desportiva de Espinho
15h00 locais – AJF Bastardo x Clube Kairós, no Comp. Desp. Vitorino Nemésio
16h00 – SC Caldas/Aki-D’el-Mar x Vitória SC, no Pav. Rainha D.ª Leonor
16h00 – GC Santo Tirso x AA S. Mamede, no Comp. Desp. Manuel Calém
17h00 – Esmoriz GC x Leixões SC, no Pav. Esmoriz GC
24.Novembro.2021
21h00 – AA Espinho x SL Benfica, no Pavilhão Arq. Jerónimo Reis
Em 2020-2021, o SL Benfica sagrou-se campeão nacional de seniores masculinos* pela 9.ª vez ao vencer, no dia 4 de Abril, a AJ Fonte do Bastardo por 3-0 (27-25, 25-19 e 26-24) no terceiro jogo do Play-off do título da I Divisão Elite, disputado nos Açores.
Resultados do Play-off
1.º SL Benfica x AJF Bastardo, 3-0 (28-26, 25-15 e 28-26)
2.º AJF Bastardo x SL Benfica, 0-3 (19-25, 17-25 e 20-25)
3.º AJF Bastardo x SL Benfica, 0-3 (25-27, 19-25 e 24-26)
Por seu turno, o Esmoriz Ginásio Clube ergueu a Taça Federação Portuguesa de Voleibol (2.ª fase do Campeonato Nacional da I Divisão) ao vencer, por 3-2 (22-25, 25-23, 18-25, 25-20 e 29-27), no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, o Sporting Clube de Portugal no terceiro e último jogo do Play-off, disputado no dia 18 de Abril.
*Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, não houve atribuição do título de campeão nacional. Ver histórico dos campeões nacionais aqui
Modo de disputa:
➔ 1.ª FASE
▪ Equipas participantes: 14
▪ Forma de disputa: Todos contra todos a uma volta.
➔ 2.ª FASE
Liga Una Seguros – Série A
▪ Equipas participantes: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º e 8.º classificados da 1.ª Fase.
▪ Forma de disputa: Todos contra todos a duas voltas.
▪ Consequências:
. Os 1.º, 2.º, 3.º e 4.º classificados da Série A disputam os Play-Offs da Divisão de Elite.
Liga Una Seguros – Série A2
▪ Equipas participantes: 9.º, 10.º, 11.º, 12.º, 13.º e 14.º classificados da 1.ª Fase.
▪ Forma de disputa: Todos contra todos a duas voltas.
▪ Consequências:
. As 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª equipas classificadas da Série A2 disputam os Play-Offs da Taça Federação.
. A 14.ª classificada (6.ª desta Série) desce de Divisão, sendo que a equipa classificada no 13.º lugar (5.ª desta Série) disputará um Play-Off para manutenção na Liga Una Seguros.
. Este Play-Off será disputado, à melhor de 3 jogos, com a equipa classificada em 2.º lugar na Fase Final, Série dos Primeiros, da II Divisão.
. O 1.º jogo realiza-se em casa da equipa da II Divisão. O 2.º e o 3.º jogo (se necessário) em casa da equipa da Liga Una Seguros.
➔ 3.ª FASE
Liga Una Seguros – Divisão Elite
1.º Play-Off
Disputado à melhor de 5 jogos: o 1.º classificado da Série A com o 4.º classificado da Série A e o 2.º classificado da Série A com o 3.º classificado da Série A.
Locais de realização:
O 2.º, o 3.º e o 5.º jogos – Em casa do melhor classificado.
O 1.º e o 4.º jogos – Em casa do pior classificado.
2.º Play-Off
Disputado à melhor de 5 jogos os vencedores do 1.º Play-Off n.º1 e n.º2 e ao vencedor será atribuído o título de campeão nacional da Liga Una Seguros – Divisão Elite.
Locais de realização:
O 2.º, o 3.º e o 5.º jogos – Em casa do melhor classificado.
O 1.º e o 4.º jogos – Em casa do pior classificado.
Disputado à melhor de 3 jogos os derrotados do 1.º Play-Off n.º1 e n.º2 e o vencedor irá disputar o título da Taça Federação.
Locais de realização:
O 1.º jogo – Em casa do pior classificado.
O 2.º e o 3.º jogos – Em casa do melhor classificado.
➔ 3ª FASE:
Liga Una Seguros – Taça Federação
1.º Play-Off
Disputado à melhor de 3 jogos: o 5.º classificado da Série A com o 4.º classificado da Série da A2, o 6.º classificado da Série A com o 3.º classificado da Série A2, o 7.º classificado da Série A com o 2.º classificado da Série A2 e o 8.º classificado da Série A com o 1.º classificado da Série A2 (da 2.ª Fase).
Locais de realização:
O 1.º jogo – Em casa do pior classificado.
O 2.º e o 3.º jogos – Em casa do melhor classificado.
2.º Play-Off
Disputado à melhor de 3 jogos: os vencedores do 1.º Play-Off n.º5 e n.º6 e os vencedores do 1.º Play-Off n.º7 e n.º8.
Locais de realização:
O 1.º jogo – Em casa do pior classificado.
O 2.º e o 3.º jogos – Em casa do melhor classificado.
3.º Play-Off
Disputado à melhor de 3 jogos: os vencedores do 2.º Play-Off n.º 9 e n.º 10 e o vencedor irá disputar a Taça Federação Portuguesa de Voleibol.
Locais de realização:
O 1.º jogo – Em casa do pior classificado.
O 2.º e o 3.º jogos – Em casa do melhor classificado.
4.º Play-Off
Disputado à melhor de 3 jogos: o vencedor do 3.º Play-Off n.º11 e o vencedor do 2.º Play-Off n.º4 da Liga Una Seguros – Divisão Elite.
O vencedor conquistará a Taça Federação Portuguesa de Voleibol.
Locais de realização:
O 1.º jogo – Em casa do vencedor do Play-Off nsº11.
O 2.º e o 3.º jogos – Em casa do vencedor do Play-Off n.º4 da Liga Una Seguros – Divisão Elite.
Para um ranking geral, as equipas ficam ordenadas da seguinte forma:
1.º Lugar – Campeão Nacional da Liga Una Seguros – Divisão Elite;
2.º Lugar – Derrotado do Play-Off dos Vencedores;
3.º Lugar – Vencedor do Play-Off #4;
4.º Lugar – Derrotado do Play-Off #4;
5.º Lugar – 5.º Classificado da Série A;
6.º Lugar – 6.º Classificado da Série A;
7.º Lugar – 7.º Classificado da Série A;
8.º Lugar – 8.º Classificado da Série A;
9.º Lugar – 1.º Classificado da Série A2;
10.º Lugar – 2.º Classificado da Série A2;
11.º Lugar – 3.º Classificado da Série A2;
12.º Lugar – 4.º Classificado da Série A2;
13.º Lugar – 5.º Classificado da Série A2;
14.º Lugar – 6.º Classificado da Série A2.
Calendário, resultados, estatística e live streaming em https://fpv-web.dataproject.com/MainHome.aspx?