TURCOS SEGUEM IMBATÍVEIS NA GOLDEN LEAGUE

Fotos: Américo Dias/FPV/CEV

O 2.º torneio da Pool C da Golden League, a disputar no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso (com transmissão televisiva em directo na Sport TV), arrancou hoje com o Turquia x Bielorrússia, jogo que voltou a colocar frente a frente o vencedor e o finalista vencido da última edição da prova (2019). No 1.º torneio, os turcos tinham vencido pela margem máxima (3-0). Desta vez, a história repetiu-se e a Turquia somou a quarta vitória consecutiva.

Às 19h00 será a vez de se defrontarem a República Checa e Portugal. No primeiro torneio, os portugueses venceram pela margem tangencial (3-2).

Turquia x Bielorrússia, 3-0 (25-20, 25-23 e 25-19)

A Turquia entrou melhor no jogo (3-0). Um serviço feliz do capitão Baturalp Burak Gungor aumentou a contagem e novo serviço directo, desta vez do gigante Adis Lagumdzija, afastou ainda mais os otomanos (10-3). A Bielorrússia reagiu e Uladzislau Davyskiba, com um ataque ao primeiro toque, encurtou a distância (20-18).
Alarmada, a equipa orientada por Nedim Ozbey voltou a acelerar as combinações de ataque e a ser recompensada com a soma de pontos preciosos. Obrigada a arriscar, a Bielorrússia selou o resultado do set com um serviço falhado para a rede: 25-20. O turco Bedirhan Bulbul, com 6 pontos, cotou-se como o melhor pontuador no set inaugural.

No segundo set, e após um equilíbrio inicial (5-5), os turcos conseguiram afastar-se (11-7). A Bielorrússia reagiu e com dois pontos no ataque de Uladzislau Davyskiba reaproximou-se. Um serviço de Artsem Masko igualou (17-17) e logo depois os bielorrussos comandavam o marcador. Adis Lagumdzija deu vantagem à Turquia, mas Kanstantsin Panasenko manteve a Bielorrússia na luta. Com a igualdade aos 23 pontos, Nedim Ozbey reuniu com as suas tropas e um ataque de Oguzhan Arasu e um bloco de Murat Yenipazar consumaram o triunfo por 25-23.

O terceiro set teve novamente um início equilibrado (8-8). Dois pontos de Uladzislau Davyskiba no ataque deram vantagem à equipa orientada por Viktar Beksha. Um ataque mais acutilante, canalizado sobretudo para Adis Lagumdzija, bem secundado pela eficácia do seu bloco, possibilitaram o triunfo da Turquia: 25-19.

O turco Adis Lagumdzijae, com 19 pontos, e o bielorrusso Uladzislau Davyskiba, com 14 pontos, foram os melhores pontuadores das respectivas equipas. Ver estatística aqui

Mert Karatop Treinador adjunto da Turquia:
“Estamos contentes com o resultado e a exibição. Este foi o quarto jogo que vencemos e cada vez nos aproximamos mais do nosso objectivo, que é o apuramento para a Final Four. Estamos a dois jogos de conseguir garantir a nossa presença na fase seguinte e por isso queremos vencer os jogos de sábado, com Portugal, e de domingo, com a República Checa. Sabemos que temos de continuar a este nível para conseguirmos os nossos intentos”.

Viktar Beksha, Treinador da Bielorrússia:
“Cometemos muitos erros, sobretudo nos momentos decisivos do primeiro e do segundo set, quando tivemos hipótese de conseguir vencer. A Turquia jogou muito bem e nós não aproveitámos as poucas oportunidades que tivemos de dar a volta ao jogo. Amanhã defrontamos a República checa, que tem uma boa equipa e que vai ser nossa adversária no Europeu 2021. Será uma boa oportunidade para os nossos jovens aumentarem a sua experiência e crescerem como jogadores, pois são eles o futuro da selecção”.

European Golden League – Pool C

2.º Torneio (Portugal)

Jogos no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso

4 de Junho
Turquia x Bielorrússia, 3-0
19h00 – República Checa x PORTUGAL

5 de Junho
15h00 – Bielorrússia x República Checa
18h00 – PORTUGAL x Turquia

6 de Junho
15h00 – República Checa x Turquia
18h00 – Bielorrússia x PORTUGAL

Árbitro português: Pedro Lopes Pinto

1.º Torneio (Bielorrússia)

Jogos no Chyzhovka-Arena, Team Sports Hall Minsk
(horas em Portugal continental)

28 de Maio
República Checa x Turquia, 1-3

29 de Maio
PORTUGAL x Turquia, 0-3
Bielorrússia x República Checa, 3-1

30 de Maio
República Checa x PORTUGAL, 2-3
Turquia x Bielorrússia, 3-0

31 de Maio
12h00 – Bielorrússia x PORTUGAL, 3-2

Todas as informações sobre a European Golden League em www.fpvoleibol.pt/euroleague2021

Comitiva Portuguesa em St.º Tirso

Team Manager – Carlos Prata
Seleccionador Nacional – Hugo Silva
Treinador Adjunto – Filipe Vitó
Scouter – João Santos
Médico – Diogo Dias
Fisioterapeuta – Daniel Vilas-Boas

Atletas

Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia) – Distribuidor
Tiago Violas (SL Benfica) – Distribuidor

Phelipe Martins (Leixões SC) – Central
Filip Cveticanin (SC Espinho) – Central
Gerson Gomes Pereira (Martigues VB/França) – Central
Nuno Teixeira (VC Viana) – Central

Alexandre Ferreira (Seoul Woori Card Wibee VB/Coreia do Sul) – Zona 4
Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França) – Zona 4
Sebastião Leão (AA São Mamede) – Zona 4
André Marques (Castêlo da Maia GC) – Zona 4

Dinis Leão (SC Espinho) – Oposto
Marco Ferreira
 (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos) – Oposto

Ivo Casas (SL Benfica) – Libero
João Fidalgo (Sporting CP) – Libero

*À atenção da Comunicação Social (Santo Tirso)

A pandemia de Covid-19 obrigou a que fossem aplicadas medidas que limitam o número de pessoas presentes em eventos desportivos e condicionou o contacto entre os representantes da Comunicação Social e o Departamento de Informação da FPV.
Os pedidos de acreditação deverão ser efectuados por jornalistas (fotojornalista/repórter de imagem) que representem Órgãos de Comunicação Social, não sendo permitido recolher dados estatísticos para além daqueles que são fornecidos pela organização da competição.
*IMPORTANTE: Os jornalistas e os fotógrafos não têm acesso à área do jogo, nem durante nem no final do jogo, não sendo possível fazer reportagens no recinto do jogo.

FORMULÁRIO DE ACREDITAÇÃO aqui
(Enviar pedido para jorgecastro.fpv@gmail.com até 31 de Maio)

Selecções da Pool C

Portugal    /    Bielorrússia   /  República Checa  /   Turquia

Na Golden League 2021, a Selecção Nacional defronta adversários bem conhecidos: a Turquia (campeã da EGL em 2019), a Bielorrússia (vice-campeã), adversário que Portugal bateu (3-2 e 3-1) na fase de qualificação para o EuroVolley 2021, e a República Checa, que os lusitanos venceram (3-1) na final da Challenger Cup 2018.

Apuram-se para a Final Four (19 e 20 de Junho, em Kortrijk) a selecção do país organizador (Bélgica) e os primeiros classificados de cada pool. O vencedor da Final Four, a disputar na Bélgica de 18 a 20 de Junho, embolsa um prémio de 125 mil euros. O prize money da prova é de 395 mil euros.

Portugal disputou a EGL pela última vez em 2018. Nesse ano, apurou-se para a Final 4, juntamente a Turquia, com quem travou um interessante duelo nas meias-finais (2-3), e com a República Checa, que os portugueses viriam a vencer (3-1) na final da Challenger Cup, em Matosinhos, apurando-se para a Liga das Nações 2019.

A Liga Europeia nasceu em 2004. Em 2018, foi transformada na European Golden League e na European Silver League. A Estónia, a Holanda e a Eslováquia venceram a competição por duas vezes. A Turquia é a actual campeã da EGL e a Bielorrússia a vice-campeã.
Portugal venceu a Liga Europeia de 2010 e qualificou-se no 4.º lugar da European Golden League em 2018.

Partilhar: