EUROVOLLEY: «LUTA A TRÊS» NOS SENIORES FEMININOS

A paragem provocada pelo combate à pandemia de COVID-19 trouxe muitas modificações ao trabalho planeado pelas selecções. A situação pandémica que se vive na Europa – e em todo o mundo – continua a provocar estragos e o mais recente deles é a ausência forçada da Geórgia (dois casos positivos no plantel) na Pool B de qualificação para o Campeonato de Europa de 2021 – seniores femininos, a disputar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Assim, o jogo inaugural do torneio, no dia 7 de Maio (19h00) será o Portugal x Ucrânia.
Como curiosidade, refira-se que as duas selecções estreiam novos seleccionadores, João José, antiga estrela da Selecção Nacional de Seniores Masculinos, e Vladimir Orlov, treinador búlgaro com currículo firmado sobretudo ao serviço de clubes do seu país.

João José teve pouco tempo para treinar com o grupo de trabalho completo, devido ao prolongamento no tempo (pandemia COVID-19) dos campeonatos nacionais e não teve possibilidade de estagiar com outra selecção, para aquilatar a sua força, estabelecendo o seu quartel-general em Matosinhos.
A Ucrânia, pelo seu lado, concentrou-se no dia 20 de Abril em Slobozhansky, com um estágio em solo pátrio de 9 dias, seguido de um estágio em Larissa, que incluiu dois jogos com a selecção da Grécia: as helénicas saíram vitoriosas nos dois amigáveis.
As primeiras medidas do novo seleccionador ucraniano foram no sentido de “remodelar e rejuvenescer” a Selecção da Ucrânia, tendo prescindido de algumas jogadoras com história na equipa, o que considerou ter sido “um passo dado conscientemente“.
Em solo ucraniano, Orlov não pôde contar com Olga Skrypak (doença), jogadora que considera “muito importante” para a sua equipa, e Karina Denisova (campeonato em França), enquanto Christina Nemtseva (motivos pessoais) integrou os treinos mais tarde.

No confronto directo entre Portugal e Ucrânia, a selecção do país organizador sai a perder, pois os resultados dos últimos três confrontos, um para o Europeu e dois para a European League, em 2019, foram favoráveis à equipa do Leste europeu, mas as portuguesas parecem apostadas em contrariar a história.

Equipa da casa motivada

Marta Hurst (zona 4) e Joana Resende (libero). As suas posições no campo parecem, à primeira vista, quase antagónicas: uma é ofensiva, utilizando como armas principais quer o ataque quer o serviço; a outra é defensiva, sendo o elemento fulcral da equipa tanto na recepção como na defesa. Contudo, no Voleibol, as suas acções no terreno do jogo acabam por se complementar, contribuindo para um fio de jogo mais fluído e consistente.

A Ucrânia apresenta sempre uma selecção muito alta e forte no ataque. Para contrariar o jogo rápido e condicionar o potencial alcance das atacantes, temos que servir de maneira agressiva e ser extremamente rigorosas no nosso sistema de bloco/defesa. Se conseguirmos defender consistentemente, vamos acabar por criar boas condições para fecharmos o ponto no contra-ataque”, salienta Marta, apontando em direcção à meta traçada: “O nosso objectivo principal é sempre o apuramento“.

Poder representar Portugal «em casa» é sempre uma oportunidade única. Este ano, com todos os constrangimentos provocados pela pandemia, será um contexto certamente diferente, mas com o orgulho de sempre. Apesar de não termos o nosso público nas bancadas devido a pandemia, começar a jogar no pavilhão onde realizámos mais treinos poderá ser uma vantagem”, enfatiza Joana, avisando: “Queremos apurar-nos e estamos empenhadas em alcançar esse objectivo. Temos um grupo jovem e ambicioso e com muita vontade de representar Portugal e dignificar as nossas cores. Sem dúvida que o querer e a ambição são armas da nossa Selecção“.

Uma ideia partilhada pelo seleccionador João José, melhor blocador no Campeonato do Mundo em 2002 (Argentina), que em 2018 integrou a equipa técnica da Selecção Nacional de Seniores Masculinos: “Apesar de apresentarem o desgaste natural de final de época, as atletas uniram-se como um grupo altamente motivado, batalhador e que deseja poder representar a Selecção Nacional, independentemente de tudo o que está ainda a acontecer tanto em Portugal como no mundo inteiro“.

Com o anúncio de que a Geórgia não viria ao torneio de Matosinhos, a Suécia, que tinha vencido os dois últimos jogos entre estas selecções, nas fases de qualificação para o Campeonato da Europa, em 2016 e 2017, folga no primeiro dia de competição.

Da mesma forma, o jogo Suécia x Portugal de domingo foi antecipado para as 15h00, sendo transmitido em directo pela Sport TV, que também irá transmitir (18h00) o jogo Portugal x Hungria, em seniores masculinos, a realizar na Hungria.

Jogos – Matosinhos

7.05.2021
16h00 – Geórgia x Suécia (não se realiza)
19h00 – Portugal x Ucrânia

8.05.2021
15h00 – Suécia x Ucrânia
18h00 – Geórgia x Portugal (não se realiza)

9.05.2021
15h00 – Ucrânia x Geórgia (não se realiza)
15h00 – Suécia x Portugal

À atenção da Comunicação Social

A pandemia de Covid-19 obrigou a que fossem aplicadas medidas que limitam o número de pessoas presentes em eventos desportivos e condicionou o contacto entre os representantes da Comunicação Social e o Departamento de Informação da FPV.
Os pedidos de acreditação deverão ser efectuados por jornalistas (fotojornalista/repórter de imagem) que representem Órgãos de Comunicação Social. não sendo permitido recolher dados estatísticos para além daqueles que são fornecidos pela organização da competição.

Assim, e no sentido de facilitar o trabalho dos jornalistas na cobertura da:

Pool B de qualificação para o Campeonato de Europa 2021 de Seniores Femininos – 1.º Torneio nos dias 7 a 9 de Maio no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Os jogos serão transmitidos em directo pela  Sport TV

Equipas:
Portugal / Geórgia (não está presente) / Ucrânia / Suécia

Resultados, fotos e estatística em https://eurovolley.cev.eu/en/women-2021/

Mais informações aqui

A acreditação dos jornalistas que solicitaram credenciais é efectuada à entrada para o pavilhão.

Documentos importantes

Regulamento para a Retoma da Prática Competitiva aquiParte mais específica para jornalistas aqui

 

Partilhar: