JOÃO JOSÉ FORMA EQUIPA E SELECÇÃO: “GRUPO MOTIVADO E BATALHADOR”

João José é um nome sobejamente conhecido dos seguidores do Voleibol. Com 9 títulos de campeão nacional, melhor blocador do mundo em 2002,campeão europeu de clubes em 2006/2007 pelos alemães do VFR Friedrichshafen, entre outras distinções internacionais, o ex-capitão da turma das quinas abraçou a carreira de treinador em 2016, na Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, e em 2018 integrou a equipa técnica da Selecção Nacional de Seniores Masculinos.

Agora, e após mais de um ano de paragem devido à pandemia de COVID-19, as selecções estão de regresso à competição, embora apresentando algumas alterações a nível das equipas técnicas, tanto em masculinos como em femininos.

Assim, João José estreia-se esta época como Treinador Principal da Selecção Nacional de Seniores Femininos. Na sua equipa técnica, conta com colaboradores que conhece bem e que conhecem bem o Voleibol.

O antigo central da Selecção Nacional procede à apresentação:

Manuel Silva (Treinador Adjunto) – “É um ex-internacional português, com grande experiência internacional quer em contexto de clube como de Selecção Nacional; conhece e compreende as exigências e as vicissitudes do trabalho de Selecção Nacional e é capaz de compreender como poucos as dificuldades em atingir um objectivo que parece impossível“.

Ricardo Lemos (Treinador Adjunto/Estatística) – “É um treinador jovem, mas já com experiência no escalão máximo feminino [vencedor da Taça de Portugal em 2018/2019 como treinador principal da Academia José Moreira] e com conhecimento e competências na utilização do data-volley, recolha e análise estatística de Voleibol“.

Gonçalo Arezes (Scouter) – “Estatístico jovem, ainda com pouca experiência, mas extremamente focado e comprometido com o trabalho“.

Mariana Maia (Fisioterapeuta) – “Profissional competente e dedicada, pertenceu à equipa técnica anterior; ainda é também atleta; aliando o conhecimento adquirido enquanto atleta ao de fisioterapeuta, é certamente uma mais-valia para todo o grupo de trabalho“.

Quanto à preparação das portuguesas, que arrancou no dia 19 de Abril, ainda sem todas as jogadoras – algumas a actuarem pelos seus clubes nas fases finais da época –, o Seleccionador Nacional adianta que “o grupo de trabalho deverá estar completo apenas na quarta-feira, a cerca de uma semana e meia do primeiro jogo“.

Foi uma época extremamente desgastante para todas, em condições nunca antes experimentadas e que provocaram o adiamento de muitos jogos. Ainda estamos a sofrer em resultado dessas condições, já que o grupo de trabalho está reduzido por termos atletas ainda a disputar campeonatos“, revela.

No Campeonato Nacional da I Divisão, a disputa da Taça Federação (vitória do Sporting CP) e da Série dos Últimos só terminou no passado fim-de-semana, estando ainda a decorrer vários campeonatos em países da Europa.

Contudo, e malgrado o tempo que se escoa rumo à entrada em competição, João José mostra-se satisfeito com a resposta dada pelas suas pupilas:
Apesar de apresentarem o desgaste natural de final de época, as atletas uniram-se como um grupo altamente motivado, batalhador e que deseja poder representar a Selecção Nacional, independentemente de tudo o que passaram e do tudo o que está ainda a acontecer tanto em Portugal como no mundo inteiro“.

Ainda assim, “e devido às circunstâncias” – conclui João José – “vamos ter de ir ajustando o volume e a intensidade em função do grupo de trabalho ao longo das semanas” até à entrada em competição, que acontecerá frente a Ucrânia, Geórgia e Suécia nos dias 7 a 9 de Maio. no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, e de 14 a 16 de Maio em Tbilisi, capital da Geórgia.

Toda a informação sobre a competição aqui

Partilhar: