PORTUGAL ORGANIZA APURAMENTO PARA O EUROPEU DE SUB-17

Foto: Massimiliano Natale

Portugal vai organizar a Pool E da 2.ª Ronda da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-17 Masculinos em Viana do Castelo, de 5 a 7 de Maio do ano corrente.

Os jogos serão disputados no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior e a Selecção Nacional de Sub-17 Masculinos, orientada por Nuno Pereira, vai defrontar a Turquia, a Áustria e a Espanha, selecção que venceu na 1.ª Ronda de Qualificação, no torneio da WEVZA realizado na localidade italiana de Vibo Valentia.

Apuram-se para a fase final do Europeu de Sub-17 masculinos os vencedores das cinco pools e os dois melhores segundos classificados. Ver composição das Pools da 2.ª Ronda aqui.

A Selecção Nacional de Sub-16 Femininos, orientada por Rui Pedro Silva, vai disputar a Pool E da 2.ª Ronda da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa da categoria, a disputar entre 6 e 8 de Maio em Maribor, na Eslovénia.

As portuguesas, que se classificaram no 3.º lugar do Torneio da WEVZA realizado na localidade italiana de Chiavenna na 1.ª Ronda, vencendo a Holanda e a Alemanha, vão defrontar agora a Eslovénia, a Turquia e a Áustria.

Apuram-se para a fase final do Europeu de Sub-16 femininos seis selecções: as vencedoras das cinco pools e a melhor segunda classificada. Ver composição das Pools da 2.ª Ronda aqui.

Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.

De regresso
à Princesa do Lima

Nos últimos anos, a cidade de Viana do Castelo tem sido palco de várias competições de Voleibol, sendo ainda local privilegiado de estágio das selecções nacionais.
Em 2020, o Centro Cultural de V. Castelo acolheu o Torneio Internacional WEVZA de Sub-17 femininos, de qualificação para o Europeu da categoria, e em 2018 a Pool F da 2.ª Ronda Europeia de Apuramento para o Campeonato do Mundo 2018, em seniores femininos.
Foi igualmente na Princesa do Lima que a Selecção Nacional de Seniores Femininos defrontou a sua congénere de Espanha em dois jogos amigáveis que se inseriram no plano de preparação de Portugal para a Golden European League 2018, os Jogos do Mediterrâneo e para o histórico Campeonato da Europa 2019.
Em Dezembro de 2017, Viana do Castelo acolheu o Torneio Internacional WEVZA de Sub-16 Femininos, transmitido em directo, em exclusivo e na íntegra no site federativo www.volei.tv
O CC vianense foi também palco dos jogos de Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo de 2017 – Sub-21 masculinos e Sub-20 femininos.

Mais informações na CEV e na FIVB / Todas as informações em www.wevza.com

Partilhar: