
Na fase de qualificação da etapa do Circuito Mundial de Voleibol de Praia: Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça disputada hoje no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV, em Cortegaça, salientaram-se, sobretudo dois aspectos: a qualificação da dupla da Áustria, país que entra na fase de grupos com três duplas, número só superado pelos portugueses, e a passagem ao Quadro Principal das portuguesas Eunice Xavier e Ana Rita Baptista, que engrossaram para cinco o número de representantes lusitanas na fase de grupos.
Os jogos da Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça são transmitidos pela Volei TV, sendo que as finais terão transmissão em directo também no canal A Bola TV.
Em masculinos, a representação portuguesa está nas mãos das duplas João Pedrosa/Hugo Campos, Roberto Reis/Sebastião Leão, respectivamente vices e campeões nacionais, João Simões/Rui Moreira e Gabriel Cardoso/Fabrício Barros.
André Sapina/Guilherme Costa e André Silveira/Rafael Santos foram hoje impedidos de atingir o Quadro Principal ao perderem respectivamente com as duplas inglesa Bialokoz/Batrane (2-0: 21-14 e 21-17) e norueguesa Opsahl/Gamlemoen (2-1: 16-21, 21-14 e 15-11).
Pedrosa/Campos defronta uma dupla austríaca vinda do Qualifying, Kostler/Ochaya, pelas 12h00, na Pool A, que é ainda formada por Bialokoz/Batrane (Inglaterra) e Opsahl/Gamlemoen (Noruega).
Na Pool B, Cardoso/Barros mede forças igualmente com uma dupla da Áustria, Schnetzer/Friedl (12h50), enquanto Kaluza/Chiniewicz (Polónia) x Reiter/Murauer (Áustria) completam o grupo.
Simões e Moreira estreiam-se (13h40) na Pool C frente aos canadianos Kopp e Russel, sendo Bello, Ja./Bello, Jo. (Inglaterra) x Korycki/Lech (Polónia) o outro jogo do grupo.
Na Pool D, os campeões nacionais, Roberto e Sebastião defrontam (14h30) os checos Bercik, V./Bercik, J. e a dupla monegasca Ferry, P./Ferry, V. a dupla espanhola Monfort/Pérez.

Em femininos, às duplas Inês Castro/Beatriz Pinheiro, Juliana Antunes/Tânia Oliveira, Matilde Rodrigues/Mafalda Porto e às irmãs Carolina Maia/Mariana Maia juntou-se hoje Eunice Xavier/Ana Rita Baptista.
No Quadro Principal, a Pool A opõe (8h30) a campeã nacional Juliana Antunes/Tânia Oliveira às neozelandesas Zeimann e Polley, sendo o Bekhuis/Everaert (Países Baixos) x Wiesmeyr St./Schaberl (Áustria) o outro confronto.
Na Pool B, as irmãs Carolina e Margarida Maia enfrentam (9h20) as cipriotas Nyström e Gusarova e as norte-americanas Fuchs/De Turk as checas Dostalova e Francova.
Na Pool C, Matilde Calado e Mafalda Porto travam (10h10) um braço-de-ferro com as suíças Huber e Fiechter, enquanto as holandesas Piersma B. e Piersma E. defrontam as espanholas Florian e Bouza.
Na Pool D, Beatriz Pinheiro e Inês Castro têm um duelo (11h00) com as suas compatriotas Eunice Xavier e Ana Rita Baptista. Priem/Reinders (Países Baixos) x Sanguigni/Tamagnone (Itália) completam o grupo.

Na 2.ª Ronda da Fase de Qualificação, disputada hoje, Mariana Nora e Mariana Maia foram obrigadas a desistir por lesão, mas Eunice Xavier e Ana Rita Baptista criaram sensação entre os adeptos portugueses semeados pelas bancadas ao superarem, por números significativos (2-0: 21-16 e 21-10), as teoricamente favoritas (e de maior envergadura física) norte-americanas Jade Race e Lindsey Fuller (1,95 metros) e assim conseguirem o passaporte para o Quadro Principal.
“Foi um jogo muito disputado. Achávamos que o nível das norte-americanas não era tão similar ao nosso, mas conseguimos cumprir as nossas expectativas quanto a este importante jogo, fomos constantes e agora vamos trabalhar para o Quadro Principal e tentar alcançar o melhor resultado possível“, resumiu Eunice.
Toda a informação sobre a Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça em fpvoleibol.pt/cortegaca2021