Supertaça Masculina apresentada hoje em Viseu
A nova temporada do voleibol masculino nacional arranca este sábado, dia 17 de outubro, com a realização da Supertaça masculina de 2026. O Pavilhão Cidade de Viseu será o palco de mais um grande duelo entre o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica, agendado para as 16h00 e com transmissão em direto na Sport TV. Numa organização conjunta entre a Federação Portuguesa de Voleibol e a autarquia viseense, o espetáculo reúne os dois maiores rivais da modalidade em Portugal.
A Sala de Imprensa do Pavilhão Cidade de Viseu acolheu hoje a conferência de imprensa de apresentação da Supertaça masculina 2026, promovendo o encontro entre dirigentes, técnicos e atletas antes do arranque oficial da competição.
Paulo Cardoso, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, tomou a palavra em primeiro lugar para dar as boas-vindas às comitivas e saudar a parceria desportiva.
«Quero, em nome do Município de Viseu, cumprimentar o Senhor Diretor Técnico da Federação e, na sua pessoa, cumprimentar todos os restantes colaboradores. Quero cumprimentar a equipa técnica e o capitão do Sporting e dar os parabéns pela conquista da Taça Ibérica. Viseu recebe-vos de braços abertos», começou por referir o responsável político.
O representante do município enfatizou o orgulho da cidade em acolher uma prova do mais alto nível e perspetivou o investimento futuro nas infraestruturas desportivas locais.
«Para Viseu é uma honra, é um privilégio termos aqui a competição no mais alto nível, duas das melhores equipas da Europa. Dizer-vos que esta administração tem pouco mais de um ano, mas efetivamente o desporto é uma aposta muito forte e uma aposta para o futuro. Para isso, naturalmente, vamos ter que fazer um grande investimento a nível infraestrutural», salientou Paulo Cardoso, deixando a garantia do apoio autárquico para novos eventos num pavilhão renovado.
O Diretor Técnico da Federação Portuguesa de Voleibol, Leonel Salgueiro, retribuiu os agradecimentos à autarquia e sublinhou a consolidação da ligação da modalidade à cidade de Viseu.
«Agradeço ao Município por nos ter recebido, por esta parceria, e dizer que em 2016 já jogámos aqui uma Supertaça. Portanto, é com agrado que voltámos a Viseu, e é também com algum agrado que lançámos aqui o desafio de podermos eventualmente continuar com outros eventos, ajudando a promover e desenvolver mais a modalidade no concelho», declarou o dirigente.
Leonel Salgueiro augurou um grande ambiente nas bancadas e apelou ao desportivismo. «Desejar boa sorte a ambas as equipas, ao Benfica e ao Sporting, e que, acima de tudo, seja um bom espetáculo. Já sabemos que a casa vai estar praticamente cheia pela venda de bilhetes. Vamos ter uma casa cheia e esperar que corra tudo dentro das características do voleibol: um jogo de família e com fair-play», concluiu o responsável técnico federativo.
João Coelho: «Ninguém vai dar mais do que nós para vencer»
Do lado do Sporting CP, o treinador João Coelho perspetivou um dérbi muito equilibrado e emotivo.
«É uma fase embrionária da época para ambos e não conta nem o atual momento, nem as vitórias passadas. Espero um Benfica a dar tudo aquilo que tem para ganhar amanhã, mas ninguém vai dar mais do que nós. O facto de estarmos ainda no início da época nivela ambos da mesma maneira», analisou o comandante leonino.
Questionado sobre as novidades do plantel e as mudanças nos rivais, João Coelho explicou a gestão do oposto Edson Valencia, justificando a sua ausência na Taça Ibérica por «opção técnica» num plantel com muita profundidade, e abordou a adaptação dos jovens reforços cubanos Carlos Charles Diaz e Bryan Alayo, que se estreiam no voleibol indoor provenientes do voleibol de praia.
«São dois jogadores jovens que estão a dar os primeiros passos no vólei de pavilhão. Trabalham muito bem, são competitivos e têm um potencial elevado. Há uma cultura de vitória no plantel que não nos permite dar desculpas. Mantemos uma base muito importante de um ano para o outro e é com essa identidade que vamos procurar ganhar», frisou o técnico verde e branco.
Tiago Pereira: «Acredito que será um grande espetáculo»
O capitão do Sporting CP, Tiago Pereira, expressou o entusiasmo da equipa em iniciar a defesa dos títulos nacionais perante um pavilhão com grande moldura humana.
«Acredito que será um grande espetáculo desportivo entre as duas equipas que mais têm ganho no passado recente e que têm mais armas. Será um jogo muito emotivo, com muito suor, apimentado por ser o primeiro dérbi da época. Acho que isso é um tónico muito bom que pode dar imprevisibilidade ao jogo», referiu o capitão leonino.
Tiago Pereira reforçou a ambição do grupo de trabalho: «Quando se representa o Sporting Clube de Portugal entra-se em qualquer competição para vencer, isso é inquestionável. Mantivemos grande parte do grupo e do staff, a pré-época correu bem com a vitória na Taça Ibérica e o grupo está unido e focado a 100% em vencer esta Supertaça».
Sakis Psarras: «O nosso único objetivo é a conquista do troféu»
Na sua estreia oficial no voleibol português, o treinador do SL Benfica, o grego Sakis Psarras, começou por agradecer o acolhimento no país e sublinhou a dimensão do clube encarnado, expressando o orgulho por orientar um clube com a dimensão das águias. O técnico admitiu que ambas as equipas ainda estão no início da sua preparação, mas deixou clara a mentalidade com que a sua formação entra em campo. «Estamos aqui para jogar uma final e para vencer. Este é o único objetivo que temos: ganhar o troféu», afirmou peremptoriamente.
Sakis Psarras expressou um enorme respeito pelo percurso recente do rival, mas vincou a ambição de deixar a sua marca no clube e construir um projeto de dimensão europeia. O treinador helénico explicou que assinou por duas temporadas com o propósito de edificar uma equipa com mentalidade europeia, capaz de disputar a Liga dos Campeões e competir ao mais alto nível. «Encontrei um grande grupo de atletas, um excelente staff e um clube com pessoas que amam o Benfica», elogiou o técnico, apelando ao forte apoio dos adeptos encarnados nas bancadas do pavilhão.
Ivo Casas: «Queremos ser superiores em campo»
O capitão das águias, o Ivo Casas, salientou a expetativa em torno do grande clássico e desvalorizou o histórico do passado recente. «É o primeiro dérbi e com certeza as emoções vão estar ao rubro, porque tem sempre um gosto especial jogar estes jogos, ainda para mais quando há um troféu envolvido. Esperamos que o desfecho seja diferente das últimas épocas. O único objetivo em mente é a conquista do troféu», assumiu o libero encarnado.
Analisando o momento atual dos dois conjuntos, Ivo Casas garantiu a determinação da formação encarnada: «A época passada é a época passada e não tem transferência para esta época. A resposta óbvia é jogar melhor do que eles. O objetivo é sermos superiores em campo, querer mais e, no final de contas, o que interessa é sermos melhores que o adversário dentro de campo para materializar a conquista».
O confronto volta a colocar frente a frente o atual bicampeão nacional e o finalista vencido da Taça de Portugal. Na temporada transata, a formação leonina conquistou o seu 8.º título nacional e ergueu também a Taça de Portugal. Agora, o Sporting CP entra em campo para defender o troféu conquistado na época passada em Loulé. Por seu turno, a equipa encarnada procura travar o recente domínio dos rivais de Alvalade e reaver o protagonismo numa competição onde ostenta um histórico impressionante de 11 triunfos nas últimas 15 edições.
Como curiosidade histórica, refira-se o regresso da prova ao Pavilhão Cidade de Viseu após a edição de 2016. Nessa 20.ª edição da competição, o SL Benfica venceu a AJ Fonte do Bastardo por 3-0, formação açoriana que era orientada por João José (atual selecionador nacional) e João Coelho (atual treinador do Sporting CP).
Os ingressos para a partida já se encontram disponíveis para venda AQUI.
SUPERTAÇA MASCULINA 2026
17 de outubro 2026 | 16H00
Pavilhão Cidade de Viseu
SPORTING CP x SL BENFICA
1.º Árbitro: Vítor Gonçalves (AV Porto) / 2.º Árbitro: Susana Rodrigues (AV Braga)
A conferência foi transmitida em direto na Volei TV.
Mais informações AQUI