A Selecção Nacional de Sub-18 Femininos intensifica a sua preparação com o olhar fixo na qualificação para o Campeonato da Europa.
Os treinos da Selecção Nacional de Sub-18 Femininos decorrem de forma regular, de segunda a quinta-feira, entre as 18h30 e as 21h30, no pavilhão da Escola Secundária Rodrigues de Freitas.
O grande objectivo é a qualificação através do Torneio da WEVZA* – 1.ª Ronda de Apuramento, agendado para os primeiros dias de Janeiro de 2026. Um bom resultado pode significar o passaporte para a fase final, que se realizará em Riga (Letónia) e Vilnius (Lituânia), de 1 a 12 de julho.
A WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association), que junta Portugal a outras sete nações do Voleibol do Oeste Europeu, assume um papel crucial no fortalecimento das actividades desportivas, sobretudo nas categorias de formação. É neste contexto que as jovens lusas se confrontam com o alto nível europeu, etapa fundamental para o seu desenvolvimento. A 1.ª Ronda de Apuramento para o Europeu de femininos, a realizar em Itália, contará com a presença de selecções de peso como Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e França.
A Seleccionadora Nacional, Beatriz Santos, sublinha o duplo propósito do torneio WEVZA:
“O primeiro, claramente, é o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa. O segundo é desenvolver as atletas, dotá-las de um nível competitivo muito mais elevado do que aquilo que elas estão habituadas, dando-lhes, assim, experiência internacional que muitas destas atletas ainda não tiveram.”
A aposta é a longo prazo, com um “grupo reduzido neste momento, para lhes dar mais volume, quer técnico, quer táctico“, preparando-as para o desafio de Janeiro.
O empenho é notório entre as atletas. Matilde Silva partilha a sua satisfação:
“Sinto que tenho evoluído muito desde que fui convocada. Os treinos têm sido intensivos, mas no fim vale a pena. Os treinos são ao final da tarde e é difícil conciliar, mas depois vale tudo a pena e gosto muito desta equipa.”
A jovem confessa que a chamada à Selecção foi rápida e inesperada, sentindo-se “muito feliz” e agradecida a treinadores e colegas pelo apoio na sua evolução.
Sobre os treinos específicos, a sua convicção é que “quando chegarmos a [Itália], e porque os jogos são reflexão do que fazemos nos treinos, não é preciso estarmos nervosas e sentirmos a pressão.”
Para Inês Parreira, natural de Miranda do Douro, “Esta chamada à Selecção é um orgulho, tanto para mim, para a minha família, para a minha terra“.
A atleta confirma o foco na melhoria contínua: “Estamos a trabalhar técnicas específicas, coisas que temos que melhorar e estamos a tentar dar o máximo de volume.”
O bom trabalho com as seleções mais jovens, masculinas e femininas, é o melhor caminho para atrair mais praticantes e com mais qualidade para o Voleibol nacional.
Tendo em vista a participação no Torneio WEVZA de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-18 Femininos, a realizar em Janeiro de 2026, a equipa técnica da Selecção Nacional, liderada por Beatriz Santos, convocou as seguintes atletas para treinos regulares:
CONVOCADAS
Ala de Nun’Álvares de Gondomar
Matilde Silva
Matilde Soares
CA Madalena
Maria Francisca Valério
Maria Pereira
Castêlo da Maia GC
Matilde Costa Silva
FC Porto
Carmen Kuchel
Leixões SC
Gabriela Lopes
Laura Afanas
Maria Júlia Cunha
PV 2014 – Colégio Efanor
Inês Parreira
Leonor Moutinho
SC Braga
Beatriz Oliveira
Maria Pereira
SC Espinho
Ema Mello
Os treinos decorrem de 2.ª a 5.ª feira no pavilhão desportivo da Escola Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto, no horário das 18h30 às 21h30.
*Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Western European Volleyball Zonal Association (Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu ) foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – com o objectivo primordial de fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação. A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.
Mais informações: www.wevza.com