A Itália sagrou-se, no domingo, campeã do mundo pela segunda vez na sua história, ao vencer a Turquia por 3-2 (25-23, 13-25, 26-24, 19-25 e 15-8) numa final do Campeonato do Mundo Feminino emocionante disputada em Banguecoque, na Tailândia. A vitória das transalpinas, que já tinham conquistado o título em 2002, foi garantida após uma batalha intensa que se prolongou por cinco sets.
O jogo foi repleto de reviravoltas. No primeiro set, a Itália recuperou de uma desvantagem de 20-22 para vencer por 25-23. A Turquia respondeu com um 13-25 no segundo set, mas a Itália voltou a impor-se num terceiro set equilibrado, que terminou com 26-24. As turcas, impulsionadas por Melissa Vargas, que foi a melhor pontuadora da final, com 33 pontos, levaram a decisão para a negra com um 19-25 no quarto set. No derradeiro set, a Itália mostrou a sua força, garantindo a vitória com cinco pontos consecutivos para o 15-8 final.
Esta vitória cimenta o domínio italiano no Voleibol mundial. A equipa alcançou a sua 36.ª vitória consecutiva, mantendo a invencibilidade desde Junho de 2024. A Itália é actualmente campeã olímpica (Paris 2024), vencedora da Liga das Nações e líder do ranking mundial.
O treinador argentino Julio Velasco, de 73 anos, alcançou um feito histórico, tornando-se o primeiro a conquistar títulos mundiais tanto no Voleibol masculino como no feminino. A Turquia, por sua vez, fez história ao alcançar o seu primeiro pódio no Campeonato do Mundo.
No jogo pelo terceiro lugar, o Brasil garantiu a medalha de bronze ao vencer o Japão por 3-2, com parciais de 25-12, 25-17, 19-25, 27-29 e 18-16.
Toda a competição teve transmissão na RTP Play e na RTP 2.
2025 FIVB World Championship Dream Team
MVP: Alessia Orro (Itália)
Melhor distribuidora: Alessia Orro (Itália)
Melhor oposta: Melissa Vargas (Turquia)
Melhor zona 4: Mayu Ishikawa (Japão) e Gabriela Guimarães (Brasil)
Melhor central: Anna Danesi (Itália) e Eda Erdem (Turquia)
Melhor libero: Monica De Gennaro (Itália)
Árbitros portugueses em acção
em competições internacionais
Raquel Portela
Avarca de Menorca (Espanha) x Thy Istanbul (Turquia), da Taça CEV – femininos, no dia 3 de Dezembro.
Vítor Gonçalves
Guaguas Las Palmas (Espanha) x Máv Foxconn Székesfehérvár (Hungria), da 1.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 30 de Setembro.
Eczacibasi Istanbul (Turquia) x Numia Vero Volley Milano, da Pool C da Liga dos Campeões – femininos, no dia 6, 7 ou 8 de Janeiro de 2026.
KS Developres Rzeszów (Polónia) x SSC Palmberg SCHWERIN (Alemanha), da Pool E da Liga dos Campeões – femininos, no dia 4 de Fevereiro de 2026.
PGE Projekt Warszawa (Polónia) x Cucine Lube Civitanova (Itália), da Pool E da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 20, 21 ou 22 de Janeiro de 2026.
Ricardo Ferreira
Levallois Paris Saint-Cloud (França) x KS Developres Rzeszów (Polónia), da Pool E da Liga dos Campeões – femininos, em data a definir.
Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia) x Igor Gorgonzola Novara (Itália), da Pool B da Liga dos Campeões – femininos, em data a definir.
Trentino Itas (Itália) x Tours VB (França), da Pool A da Liga dos Campeões – femininos, em data a definir.
Pedro Pinto
Ankara Zeren Spor Kulubu (Turquia) x A. Carraro Prosecco DOC Conegliano, da Pool D da Liga dos Campeões – femininos, em data a definir.
PGE Budowlani Lodz (Polónia) x Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia), da Pool B da Liga dos Campeões – femininos, em data a definir.
Voleibol de Praia
Rui Carvalho
Beach Pro Tour Challenge do México, de 1 a 5 de Outubro.
Beach Pro Tour Elite16 Newport Beach, nos Estados Unidos da América, de 7 a 11 de Outubro.
Beach Pro Tour Elite16 Cape Town (África do Sul), de 22 a 26 de Outubro.
Campeonato do Mundo de Seniores, em Adelaide, na Austrália, de 14 a 23 de Novembro.
Maria Michelle Ferreira
Campeonato do Mundo de Sub-18, em Doha, no Catar, de 7 a 11 de Outubro.