A Selecção Nacional de Seniores Femininos estreou-se hoje na European Golden League 2025 frente à Suécia, vencedora da prova em 2024.
A jogarem em casa – na localidade sueca de Orebro – as nórdicas, onde pontifica Isabelle Haak, não ganharam para o susto, tendo perdido o primeiro set por 23-25.
Contudo, nos seguintes, Isabelle Haak (1,96 metros), uma verdadeira máquina de fazer pontos, que é considerada uma das melhores opostas do mundo e se sagrou, recentemente, campeã europeia pelas italianas do A. Carraro Imoco Conegliano, abriu o livro e desequilibrou os pratos da balança decisivamente a favor das anfitriãs: 3-1 (23-25, 25-20, 26-24 e 25-19).
Isabelle Haak, com 34 pontos, foi a melhor pontuadora do jogo, enquanto Maria Reis Lopes (16), Alice Clemente (15) e Joana Garcez (13), foram as portuguesas mais concretizadoras. Ver estatística AQUI
Portugal entrou bem no jogo, com um serviço de Alice Clemente a dar pela primeira vez uma vantagem superior a um ponto (4-2) à selecção orientada por Hugo Silva.
A Selecção Nacional conseguiu ir avolumando a diferença, mas, e quando estava a vencer por 22-15, viu as vencedoras da Golden League 2024 reagirem e aproximarem-se perigosamente (23-22). Um serviço falhado pelas nórdicas e um ataque de Maria Reis Lopes selaram, finalmente, o triunfo das portuguesas: 25-23.
Novamente uma boa entrada das portuguesas no segundo parcial (7-4), mas com as suecas a reagirem prontamente (8-8) e, depois, a tomarem em mãos as rédeas do jogo (13-9, 21-17) até à vitória por 25-20.
A Selecção Nacional procurou rectificar a mão no terceiro set. A perder por 2-4, deu a volta ao marcador com um ataque de Margarida Maia, um bloco de Maria Reis Lopes e dois serviços directos de Alice Clemente (7-4).
Um ataque de Margarida Maia (13-6) obrigou Lorenzo Micelli a reunir com as suas pupilas… A conversa surtiu efeito e as escandinavas aproximaram-se (14-11). Um ataque de Alice Clemente estancou a hemorragia pontual e um serviço de Joana Garcez aumentou a contagem (16-11). Portugal entrou na recta final do set em vantagem (22-19). Portugal teve o pássaro na mão, mas deixou-o fugir… E seria a Suécia, com três pontos consecutivos da sua estrela Isabelle Haak (bloco, ataque e serviço), a fixar o resultado em 26-24.
O quarto set foi dominado pelas suecas. Portugal ainda igualou aos 7 pontos, mas depois esteve sempre em desvantagem (11-14, 17-21). Coube a Isabelle Haak, com mais um ataque de segunda linha, somar o seu seu 34.º (!) ponto e selar o triunfo das nórdicas: 25-19.
No final, o Seleccionador Nacional considerou que foi “um primeiro embate cheio de aprendizagem para nós.”
“Apesar do resultado não ter sido o que desejávamos, saímos deste jogo com a certeza de que estamos no caminho certo. O jogo teve os seus altos e baixos, mas as boas fases mostradas são um termómetro positivo do que esta equipa é capaz de alcançar. A Golden League exige consistência, e hoje ficou claro que, com persistência, foco e compromisso de todos, podemos elevar ainda mais nosso nível. Não estamos satisfeitos, mas estamos confiantes porque quando corrigirmos os detalhes, o potencial será ainda maior. O trabalho continua, e a busca pela excelência em cada jogada não pára. Seguimos firmes“, salientou Hugo Silva.
O Suécia x Portugal marcou o arranque do Torneio 4 da European Golden League 2025. Amanhã, o jogo de Portugal com a Roménia está agendado para as 17h00. Mais informações AQUI
Entre 29 e 31 de Maio, Portugal integra o Torneio 4 da Golden League, defrontando a anfitriã Suécia (quinta-feira, 1-3) e a Roménia (sexta-feira, 17h00).
Todos os jogos de Portugal são transmitidos em directo na Sport TV.
O regresso a casa está marcado para 6 a 8 de Junho, no Torneio 5, em Vila do Conde, onde as portuguesas medirão forças com a Ucrânia (sexta-feira, 21h00) e a Eslovénia (domingo, 15h00). Eslovénia e Ucrânia defrontam-se no sábado (17h00).
A equipa de arbitragem para os jogos em Vila do Conde será composta por Pedro Pinto (Portugal), Helena Geldof (Países Baixos) e David Fernandez (Espanha). Todas as informações em fpvoleibol.pt/goldenleague2025w
Os jornalistas interessados em cobrir o Torneio 5 em Vila do Conde devem efectuar o pedido de acreditação através do portal da Federação Portuguesa de Voleibol AQUI
A fase de grupos culminará entre 13 e 15 de Junho, no Torneio 9, na Hungria, com Portugal a defrontar Montenegro e a seleção anfitriã.
As quatro melhores classificadas da fase de grupos garantirão um lugar na Final Four, agendada para 28 e 29 de Junho em Angelholm, na Suécia. Todos os jogos AQUI

Para além da European Golden League, a Seleção Nacional mantém o foco na Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa 2026. Após uma vitória por 3-0 na Geórgia e uma derrota em casa frente à Espanha no ano passado, Portugal tem dois jogos decisivos agendados para 2025: frente à Espanha, em Lugo, a 6 de Agosto, e com a Geórgia, em Santo Tirso, a 10 de Agosto.
Com um calendário recheado de desafios e a motivação em alta, a expectativa é que esta temporada marque um novo capítulo de sucesso para o Voleibol feminino português.
COMITIVA
Team Manager: Arnaldo Rocha
Treinador Principal: Hugo Silva
Treinador Adjunto: Filipe Vitó
Scouter: João Campos
Fisioterapeuta: Rita Cardoso
ATLETAS
DISTRIBUIDORAS
Ana Figueiras (SC Braga) e Mariana Garcez (SL Benfica)
LIBEROS
Raquel Moreno (Vitória SC) e Matilde Calado Rodrigues (SC Braga)
OPOSTAS
Maria Reis Lopes (SC Braga) e Júlia Kavalenka (CDA Volley Talmassons – ITA)
ZONAS 4
Alice Clemente (SL Benfica), Ana Rui Monteiro (FC Porto), Margarida Maia (SC Braga) e Sofia Gouveia (Castêlo da Maia GC)
CENTRAIS
Amanda Cavalcanti (Sporting CP), Joana Garcez (SL Benfica), Raissa Cassamá (Vitória SC) e Marlene Pereira (Leixões SC)
Árbitros portugueses em acção
na Golden League – femininos
Pedro Pinto
Eslovénia x Ucrânia, da European Golden League – Femininos, no dia 7 de Junho, em Vila do Conde.
Portugal x Eslovénia, da European Golden League – Femininos, no dia 8 de Junho, em Vila do Conde.
Ricardo Ferreira
Croácia x Espanha, da European Golden League – Femininos, no dia 6 de Junho, em Espanha.
Suécia x Croácia, da European Golden League – Femininos, no dia 7 de Junho, em Espanha.
Mais informações em www.cev.eu