DUELOS IBÉRICOS NA LIGA DOS CAMPEÕES

Em 2024/2025, SL Benfica e FC Porto (femininos) participam na Liga dos Campeões e Sporting CP, AJF Bastardo e SL Benfica (femininos) na Challenge Cup. 

Os clubes portugueses que participam na Liga dos Campeões de 2024/2025 conheceram hoje os seus primeiros adversários, saídos dos sorteios realizados no Luxemburgo pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV).

Na Liga dos Campeões – masculinos, o SL Benfica, pentacampeão nacional* em título, vai defrontar os campeões espanhóis e actuais campeões ibéricos do CV Guaguas Las Palmas, nos dias 17, 18 ou 19 de Setembro de 2024 (1.ª mão/fora) e 24, 25 ou 26 de Setembro de 2024 (2.ª mão/casa**), com a curiosidade de haver a hipótese das duas equipas se defrontarem três vezes em poucas semanas devido à realização da Taça Ibérica 2024.

Na última edição, o CV Guaguas atingiu os quartos-de-final da «Champions», tendo vencido já por oito vezes a Superliga espanhola de seniores masculinos.

Se conseguir atingir a fase de grupos, o Benfica poderá vir a integrar a Pool B, defrontando o estreante Vero Volley Monza (Itália), o rookie Helios Grizzlys Giesen (Alemanha) e o regressado Fenerbahçe Medicana Istanbul (Turquia).

O Vitória SC foi a primeira equipa portuguesa de seniores masculinos a disputar a fase de grupos na Liga dos Campeões de Voleibol, em 2008/2009, tendo sido 3.º classificado na Pool B.

No ano passado, o SL Benfica participou pela quarta vez na Liga dos Campeões, tendo sido 12.º classificado, depois de ter terminado em 4.º lugar na Pool C da Fase de grupos.
A melhor classificação registou-se em 2022, o 9.º/12.º lugar na classificação final, após terminar em terceiro no seu grupo.
Os melhores registos dos encarnados da Luz nas competições internacionais datam de 2015 e 2016, respectivamente com a conquista da medalha de prata e da medalha de bronze, ambas na Challenge Cup.
*Em 2019/20 não houve campeões nacionais

Por seu turno, o FC Porto, campeão nacional de seniores femininos, que se estreia na Liga dos Campeões, vai defrontar as campeãs espanholas do CV Gran Canária (actuais campeãs ibéricas) na 3.ª Ronda de Qualificação, nos dias 1, 2 ou 3 de Outubro de 2024 (casa) e 8, 9 ou 10 de Outubro de 2024 (fora)**.
Se ultrapassarem as espanholas, as portistas integrarão a Pool C da fase de grupos, juntamente com as poderosas equipas do Vero Volley Milano, de Itália, vice-campeã da prova, e do VakifBank Istanbul, da Turquia, que já conquistou o título europeu por seis vezes, assim como o campeão esloveno Calcit Kamnik.

O Voleibol feminino volta assim a ter uma equipa lusitana na «Champions League» quase 20 anos depois. O Clube Académico da Trofa foi a primeira equipa portuguesa de seniores femininos a disputar a Liga dos Campeões, em 2005/2006, tendo sido 6.º classificado na Pool A da fase de grupos.

** O calendário poderá sofrer alterações

Mais informações em www.cev.eu

Partilhar: