PORTUGUESAS GARANTEM FINAL 4… MAS QUEREM MAIS

Selecção Nacional de Seniores Femininos voltou a vencer por números expressivos (3-0: 25-9, 25-13 e 25-9) a selecção da Ilhas Faroé e manteve a liderança isolada da Pool B da European Silver League, após o jogo disputado hoje no centro Cultural de Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023, e arbitrado pelo espanhol Rafael Tabares e pela portuguesa Raquel Portela.
Com este resultado, a selecção orientada por Hugo Silva garantiu o apuramento para a Final Four da Silver League (a disputar na Áustria, nos dias 24 e 25 de Junho), mas quer o 1.º lugar, objectivo que poderá ser definitivamente concretizado já na próxima quarta-feira, quando as portuguesas defrontarem, em Herceg Novi, o Montenegro, 2.º classificado na Pool B.
A fase preliminar da European Silver League termina com a viagem (17 de Junho) à Geórgia, cuja selecção perdeu ontem na recepção às montenegrinas (0-3: 14-25, 11-25 e 14-25).

Depois de ter vencido as Ilhas Faroé em Torshavn no passado dia 4 de Junho, pela margem máxima (3-0: 25-10, 25-11 e 25-8) e em menos de uma hora, Portugal estava consciente da sua superioridade… e responsabilidade, pelo que tratou logo de definir o destino do jogo.
A diferença entre as duas selecções era já notória. À entrada para a 4.ª jornada, Eliana Durão era a melhor distribuidora, enquanto Júlia Kavalenka era a melhor pontuadora da competição, com Margarida Maia a ocupar o 6.º lugar das jogadoras mais concretizadoras. Júlia e Lila encabeçavam as melhores jogadoras no serviço, respectivamente com 11 e 7 ases. Amanda Cavalcanti (8) e Kátia Oliveira (7) eram respectivamente as 4.ª e 5.ª melhores no bloco. No ataque, Júlia ocupava o 2.º e Margarida o 8.º lugar…

Portugal x Ilhas Faroé, 3-0 (25-9, 25-13 e 25-9)

1.º Set
Entrada em força das portuguesas, com serviços e ataques agressivos e blocos sólidos a distanciarem a equipa da casa: 5-0, com um bloco de Júlia Kavalenka e um serviço directo de Eliana Durão.
Dois ases de Maria Reis Lopes catapultaram Portugal para uma vantagem significativa (8-1), que se foi avolumando e que Sofia Simonsen (10-4) e Sofia Purkhus tentavam contrariar no ataque (18-9).
Mais dois serviços directos de Maria Lopes, um ataque de Júlia Kavalenka e dois blocos, de Sara Fernandes e Margarida Maia, sentenciaram o parcial: 25-9.
Destaque para os 8 pontos de Kavalenka e os 6 de Purkhus neste set.

2.º Set
Dois serviços directos de Lila Durão voltaram a pôr a nu as dificuldades sentidas pelas ilhoas na recepção (4-0).
A história do primeiro set repetiu-se, com Portugal a somar pontos consecutivso tanto nas acções ofensivas como no bloco, edificando cedo uma vantagem significativa, que chegou a ultrapassar a dezena de pontos.
O Seleccionador Nacional aproveitou para fazer rodar mais jogadoras, que tiveram igualmente prestações positivas.
Resultado: 25-13, fixado com um ataque de Kátia Oliveira.

3.º Set
Boa entrada das Ilhas Faroé, com Sofia Purkhus a facturar no ataque (2-1).
O equilíbrio durou ainda um pouco (3-3, 8-6), mas depois as portuguesas aceleraram o ritmo ofensivo e as suas adversários começaram a somar erros (11-6)…
Resultado: 25-9, com um erro no ataque das Ilhas Faroé.

Júlia Kavalenka, com 16 pontos, e Maria Reis Lopes, com 14, foram as melhores pontuadoras, enquanto Sofia Purkhus, com 12 pontos, foi a jogadora mais concretizadora das Ilhas Faroé. Ver estatística AQUI

No final do Portugal x Ilhas Faroé, o Seleccionador Nacional, Hugo Silva, salientou:
Podíamos ter disputado este jogo com uma segunda equipa, mas respeitámos o nosso trabalho e, acima de tudo, respeitámos o nosso adversário. Isto apesar de utilizarmos mais jogadoras do que as habituais titulares. Cumprimos com aquilo que tínhamos de cumprir, que era vencer o jogo, e carimbámos mais uma final, que era uma das nossas metas na competição. Agora, vamos ter um jogo difícil pela frente (em Montenegro), mas no nosso horizonte está sempre a vitória. Depois? Se temos qualidade para estar na Final, então também temos para vencê-la“.

Maria Reis Lopes, autora de 14 pontos:
Acho que foi um jogo muito bem conseguido da nossa parte, depois de uma semana de trabalho intensivo. Sabíamos que era um jogo em que tínhamos de entrar com responsabilidade, respeitar o adversário e jogar o nosso melhor para garantirmos uma presença na fase final. Todos esses objectivos foram conseguidos. 
Agora, é continuar a trabalhar, mas vamos disputar os próximos dois jogos com o objectivo de ganhar e vencer a nossa pool. 
É muito gratificante podermos representar o nosso País numa final, creio que todas as jogadoras gostariam de ter essa oportunidade e se, no ano passado, a Suécia foi melhor, este ano queremos ser nós a erguer o troféu e assegurar a subida à Golden League“.

Todos os jogos disputados em casa pela Selecção Nacional tiveram transmissão em directo na Sport TV.

Na Pool B da European Silver League, as portuguesas defrontam as selecções de Geórgia, Montenegro (em Santo Tirso) e Ilhas Faroé (em Viana do Castelo). A Pool A é formada por Áustria, Estónia, Letónia e Macedónia.

Acreditação de jornalistas AQUI

Todas as informações sobre a European Silver League 2023 em https://fpvoleibol.pt/silverleague2023

Calendário Pool B

Horas locais
27.05.2023 / 0-3 – Ilhas Faroé x Montenegro – Torshavn
28.05.2023 / 3-0 – PORTUGAL x Geórgia – Santo Tirso

31.05.2023 / 3-1 – PORTUGAL x Montenegro – Santo Tirso
31.05.2023 / 3-1 – Ilhas Faroé x Geórgia – Torshavn

3.06.2023 / 3-0 – Montenegro x Geórgia – Podgorica
4.06.2023 / 0-3 – Ilhas Faroé x PORTUGAL – Torshavn

10.06.2023 / 0-3 – Geórgia x Montenegro – Gori
11.06.2023 / 3-0 – PORTUGAL x Ilhas Faroé – Viana do Castelo

14.06.2023 / 20h00 – Montenegro x PORTUGAL – Herceg Novi
14.06.2023 / 17h00 – Geórgia x Ilhas Faroé – Gori

16.06.2023 / 20h00 – Montenegro x Ilhas Faroé – Bar
17.06.2023 / 16h00 – Geórgia x PORTUGAL – Gori

A presente edição da Silver League apresenta duas pools e os vencedores e os 2.ºs classificados* de cada pool apuram-se para a Final Four, agendada para a cidade de Graz, na Áustria, nos dias 24 e 25 Junho. *Se o organizador (Áustria) for 3.º ou 4.º classificado na sua pool, apuram-se os dois 1.ºs das pools e o melhor segundo classificado entre as duas pools.
O vencedor da final qualifica-se para a European Golden League 2024.

Em 2022, a Suécia ergueu o troféu de vencedora da European Silver League e garantiu a presença na European Golden League 2023 ao vencer (3-0: 25-19, 25-21 e 25-16) Portugal no Idrottshallen de Lund, cidade sueca onde se disputou a final da competição.
As portuguesas atingiram a *final com um registo de 6 vitórias (Estónia, Eslovénia, Suécia e Luxemburgo) e apenas 2 desaires (Suécia e Eslovénia).
Em 2021, a Selecção Nacional apurou-se para a Final Four da prova depois de vencer a Pool B de qualificação – na cidade bósnia de Zenica –, com cinco vitórias e apenas um desaire: Estónia (3-2 e 3-1), Letónia (3-0 e 3-0) e Bósnia-Herzegovina (0-3 e 3-1), tendo sido esta última selecção a vencer a ESL 2021, enquanto Portugal foi 4.º classificado.

A Pool A da ESL arrancou no dia 27 de Maio e prolonga-se até ao dia 25 de Junho. Ver mais informações AQUI

Árbitros portugueses em acção

Vítor Gonçalves
Campeonato do Mundo de Sub-19 Masculinos, na Argentina, de 4 a 13 de Agosto de 2023.

Raquel Portela
Portugal x Ilhas Faroé, European Silver League 2023 – Femininos, no dia 11 de Junho de 2023.
Campeonato do Mundo de Sub-19 – Femininos.

Nuno Maia
Pool B da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, em Sub-22 Masculinos, a disputar entre 20 e 22 de Julho de 2023, na Áustria.

Pedro Pinto
Fase final do Campeonato da Europa de Seniores Femininos, a disputar de 15 de Agosto a 3 de Setembro, na Bélgica, na Estónia, na Alemanha e em Itália.

Mais informações em www.cev.eu

Partilhar: