O SL Benfica passou à 3.ª Ronda da Liga dos Campeões 2023 ao vencer hoje os neerlandeses do Dynamo Apeldoorn por 3-0 (31-29, 25-16 e 25-21), no Pavilhão N.º 2 do Estádio da Luz.
No primeiro jogo, disputado nos Países Baixos, a equipa de Marcel Matz tinha vencido por 3-1 (25-12, 20-25, 25-18 e 25-12), pelo que precisava apenas de ganhar dois sets para continuar a lutar por uma presença – a acontecer será a terceira nos últimos anos – na fase de grupos da Champions League.
Os jogadores encarnados Pablo Nathan e Lucas França, respectivamente com 11 e 9 pontos, e o neerlandês Yannick Bak, com 9 pontos, foram os melhores pontuadores do jogo. Pablo Nathan foi ainda o MVP. Ver estatística AQUI
O SL Benfica vai defrontar na 3.ª Ronda o vencedor da eliminatória entre o Ford Levoranta Sastamala (Finlândia) e o SK Zadruga AICH/DOB (Áustria). No primeiro jogo, os austríacos venceram, em casa, por 3-2. A 2.ª mão está agendada para amanhã, na Finlândia.
Quem alcançar a 4.ª Ronda da Liga dos Campeões integrará a Pool C, formada pelos italianos do Cucine Lube Civitanova, os belgas do Knack Roeselare os franceses do Tours VB.
Em 2022, saldou-se por um 9.º lugar a participação dos encarnados da Luz na Liga dos Campeões, que não teve campeão na edição de 2020 devido à pandemia de COVID-19 e foi vencida sensacionalmente em 2021 e 2022 pelos polacos do Grupa Azoty Kedzierzyn Kozle.
O regresso à Champions segue-se a várias participações na Challenge Cup, onde chegaram a ser vice-campeões em 2014/2015 e 3.ºs classificados na época seguinte.
Em 2019/2020, época em que não foi atribuído o título de campeão europeu, o SL Benfica defrontou, na fase de grupos da Liga dos Campeões, os italianos do Sir Sicoma Monini Perugia, os franceses do Tours VB e os polacos do Verva Warszawa Orlen, tendo averbado apenas um triunfo, em casa, diante dos polacos, e ocupado o 16.º lugar final.
Árbitros portugueses em acção
Competições Europeias
Vítor Gonçalves
Montpellier HSC VB (França) x VfB Friedrichshafen (Alemanha), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 10 de Janeiro de 2023.
Opowervolleys Duren (Alemanha) x Sir Sicoma Monini Perugia (Itália), da Pool E da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 31 de Novembro de 2022.
Pedro Pinto
Vencedor da eliminatória VDK Gent Dames (Bélgica) x Vasas Obuda Budapeste (Hungria) versus Vencedor da eliminatória Tenerife La Laguna (Espanha) x Bimal-Jedinstvo Brcko (Bósnia-Herzegovina), da 2.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, em data a definir.
Trentino Itas (Itália) x Cez Karlovarsko (Chéquia), da Pool D da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 15 de Dezembro de 2022.
Ricardo Ferreira
Berlin Recycling Volleys (Alemanha) x Aluron CMC Warta Zawiercie (Polónia), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 25 de Janeiro de 2023.
Derrotado do Mladost Zagreb (Croácia) ou Calcit Kamnik (Eslovénia) versus Crvena Zvezda Beograd (Sérvia) ou Polkky Kuusamo (Finlândia) x Derrotado do VDK Gent Dames (Bélgica) ou Vasas Obuda Budapeste (Hungria) versus Tenerife La Laguna (Espanha) ou Bimal-Jedinstvo Brcko (Bósnia-Herzegovina), da 3.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, em data a definir.
Raquel Portela
Vencedor do Calcit Kamnik (Eslovénia) x Derrotado da eliminatória SK Zadruga AICH/DOB (Áustria) x Ford Levoranta Sastamala (Finlândia) versus Lycurgus Groningen (Países Baixos), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 9 de Novembro de 2022.
Nuno Teixeira
Vencedor do Guaguas Las Palmas (Espanha) x Deya Volley Burgas (Bulgária) x Lausanne UC (Suíça), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – masculinos, no dia 8 de Novembro de 2022.
José Caramez
CV Melilla (Espanha) x Vencedor da eliminatória Epicentr Podolyany Horodok (Ucrânia) versus Merkur Maribor (Eslovénia), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – masculinos, no dia 16 de Novembro de 2022.
Mais informações em www.cev.eu