CAMPEONATO DA EUROPA SUB-18 EM VOLEIBOL DE PRAIA

O Campeonato da Europa de Sub-18 em Voleibol de Praia arranca amanhã em Loutraki, na Grécia, com duplas que representam 35 países a disputarem o último título continental da temporada.

As vice-campeãs nacionais Ana Monteiro e Margarida Santos começam a competir amanhã no Qualifying, enquanto Tomás Teixeira e Francisco Mendes, que vão disputar o Quadro Principal, entram em acção na quinta-feira.

Em femininos, as campeãs europeias de Sub-18, as suíças Leona Kernen, de 17 anos e medalha de bronze no Mundial de Sub-21, e Muriel Bossart, de 16, defendem o título conquistado no ano passado em Ljubljana, na Eslovénia.
No caminho para a revalidação do título, as helvéticas contarão com forte oposição por parte de várias duplas, como a das letãs Deniela Konstantinova, 17 anos, e Liva Ebere, 14 anos, medalha de prata no Europeu de Sub-20 deste ano e que irão representar o seu país no Mundial de Sub-19, na Turquia.
Cada uma das últimas quatro edições do CEV U18 Beach Volleyball Championship teve um país diferente no topo do pódio, com a Alemanha a triunfar em 2018, a Rússia em 2019, a Ucrânia em 2020 e a Suíça em 2021.

Em masculinos, e na ausência dos russos Vladislav Panchenko e Ivan Chuprinov, vencedores em 2021, os polacos Szymon Beta e Artem Besarab, os ucranianos Yevhenii Boiko, de 17 anos  (medalha de ouro em 2020), e Maksym Svyrydov e os suecos Jacob Nilsson, de 17 anos (medalha de ouro no CEV U20 Beach Voleyball Championship), e Erik Ask aparecem como favoritos.

A Fase de Qualificação de femininos reúne seis duplas: Ana Monteiro/Margarida Santos, Julia Tenoy/Melina Mol (Noruega), Ceylin Sayar/Su Simdim (Turquia), Milica Balac/Sofija Marjanovic (Sérvia), Valeria Gherman/Daria Usatova (Moldávia) e Lucy Paterson/Lauren Hislop (Escócia).

As duplas portuguesas de Voleibol de Praia Tomás Teixeira/Francisco Mendes e Ana Monteiro/Margarida Santos são acompanhadas pelo treinador Pedro Santos.
O árbitro português Sérgio Pereira também estará presente nos Europeus, integrando a equipa de arbitragem designada pela CEV.

Ana Monteiro e Margarida Santos, vice-campeãs nacionais de seniores aos 17 anos, classificaram-se recentemente no 5.º lugar no Torneio Internacional Sub-19 da WEVZA*, e no 13.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-20 (Izmir, Turquia) e no Beach Pro Tour Cortegaça Futures (11 a 14 de Agosto).

Tomás Teixeira – formando dupla com Tomás Sousa – classificou-se no 17.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-18, realizado em Ljubljana, capital da Eslovénia, em finais de 2021, e em 4.º lugar no Torneio de Sub-18 da WEVZA (Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu), na Alemanha, no mesmo ano.

Resultados do Europeu Sub-18 AQUI

*Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Western European Volleyball Zonal Association (Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu) foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.
O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Imagem: Sportcamp

Partilhar: