A Ucrânia venceu hoje por 3-0 (25-17, 25-21 e 25-8) a Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, na cidade checa de Tábor e manteve a liderança isolada na Pool C da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2023.
A oposta ucraniana Olesia Rykhliuk, com 25 pontos, cotou-se como a melhor pontuadora do jogo, enquanto Júlia Kavalenka, com 10, e Bárbara Gomes, com 8 pontos, foram as portuguesas mais concretizadoras. Ver estatística AQUI
Hugo Silva, Seleccionador Nacional, reconheceu:
“Não tenho como ficar aborrecido com estas jogadoras; deram tudo que sabem e lutaram por Portugal e pelo melhor para a nossa modalidade. Contudo, ainda não é para o nosso nível de jogo, pois equipas como a Hungria e a Ucrânia estão uns furos acima de nós em termos competitivos.
O lado bom desta fase de qualificação é ver muita vontade de crescer por parte de todas e principalmente sentir que a distância para estas equipas encurtou e vai ainda encurtar mais. Nada pode mudar aquilo que é uma aposta clara no Voleibol feminino por parte dos nossos responsáveis, até porque o caminho, mesmo sendo longo e duro, tem tudo para chegar a um patamar de excelência.
Agora, devem continuar todas focadas no trabalho e procurar manter este crescimento nos jogos que faltam desta qualificação, que já fica definida a partir de hoje“.
Joana Resende, Capitã de Portugal:
“Entrámos bem no jogo, criando dificuldade à recepção adversária e obrigando a jogar de bola alta, o que nos permitiu criar uma vantagem de 4 pontos.
A Ucrânia estabilizou o seu jogo e a partir daí estivemos quase sempre atrás no marcador. Oscilámos nos várias aspectos técnicos do jogo, o que deixou a Ucrânia confortável.
Não é esta a imagem que queremos deixar, pois não reflecte o nosso valor e o trabalho que temos feito ao longo destes meses. Vamos lutar até ao fim pelo nosso País“.
Com este resultado, a Ucrânia cimentou a liderança na Pool C, enquanto a Hungria, ao vencer ontem, por 3-0 (25-13, 25-10 e 25-17) o Chipre, reforçou a segunda posição na classificação.
Apuram-se para a fase final do EuroVolley os 1.º e 2.º classificados de cada pool.
Ver mais informações AQUI
Após o jogo na Chéquia, segue-se a recepção à Ucrânia (4 de Setembro) e ao Chipre (7 de Setembro) em Santo Tirso, terminando a participação na Pool C da Fase de Qualificação para o Europeu 2023 com a visita à Hungria, agendada para o dia 10 de Setembro.
Pool C da Fase de Qualificação – Campeonato da Europa 2023
| 20/ago/22 | 18h00 | Portugal x Hungria, 0-3 | Pavilhão Desportivo M. Santo Tirso |
| 24/ago/22 | 18H00 | Chipre x Portugal, 0-3 | Nicósia |
| 28/ago/22 | 17h00 | Ucrânia x Portugal, 3-0 | Tábor – Rep. Checa |
| 04/set/22 | 18h00 | Portugal x Ucrânia | Pavilhão Desportivo M. Santo Tirso |
| 07/set/22 | 21h00 | Portugal x Chipre | Pavilhão Desportivo M. Santo Tirso |
| 10/set/22 | 17H00 | Hungria x Portugal | Bekescsaba |
Mais informações em www.cev.eu