A Selecção Nacional de Sub-17 Femininos, orientada por Rui Pedro Silva, já está na Bélgica, onde a partir de amanhã começa a disputar a 1.ª Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa da categoria, realizada a nível zonal sob a forma de Torneio da WEVZA*. Mais informações aqui e jogos em live streaming aqui
Com a desistência da França, o Torneio WEVZA já não terá duas pools e será disputado no sistema de todos contra todos. Assim, em Herentals e entre os dias 5 e 9 de Janeiro, as portuguesas irão defrontar sucessivamente as holandesas, as belgas, as alemãs, as italianas e as espanholas. A primeira classificada apura-se directamente para a final do Europeu, a realizar nas cidades de Olomouc e Prostejov, na República Checa, de 22 a 31 de Julho de 2022, enquanto as restantes disputarão a 2.ª Fase de Qualificação, em Abril próximo.
O Seleccionador Nacional, Rui Pedro Silva, salientou:
“Portugal apresenta-se nesta competição WEVZA para discutir um novo pódio, mesmo sabendo que o grau de dificuldade vai ser maior. A desistência da França garante a este jovem grupo de trabalho mais uma competição internacional e mais uma oportunidade de evoluirmos e aproximarmo-nos das principais selecções europeias.”
As 12 atletas convocadas
Assoc. Academia José Moreira
Maria João Peres
Mariana Marques
Boavista FC
Francisca Guedes
Rita Benídio
Castêlo da Maia GC
Inês Sol Campos
Luna Nunes
Cascais Volley4All
Matilde Ferreira
CVA Madeira Torres
Marta Aleixo
Leixões SC
Beatriz Cerveira
Porto Volei 2014/AV Colégio Efanor
Ema Torres
SC Braga
Maria Leonor Coelho
VC Viana
Maria Carlota Amaral
Team Manager – Arnaldo Rocha
Treinador Principal – Rui Pedro Silva
Treinadora Adjunta – Beatriz Santos
Treinador Adjunto – Guilherme Monteiro
Fisioterapeuta – Pedro Gonçalves
Árbitro: José Caramez
Inserido na derradeira fase de preparação da Selecção Nacional com vista à participação no Torneio WEVZA, o bilateral que realizou, recentemente, em Espanha, registou os seguintes resultados:
Jogos oficiais do bilateral com Espanha
1.º jogo: Portugal x Espanha, 3-1 (28-30, 26-24, 25-15 e 25-23)
2.º jogo: Portugal x Espanha, 3-2 (25-22, 25-22, 11-25, 15-25 e 17-15)

Imagem: TopVolleyBelgium
* Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.
O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.
Mais informações na CEV