EUROPEU DE SUB-18 MASCULINOS


A Selecção Nacional de Sub-18 Masculinos ruma hoje, pelas 17 horas, a Itália, onde vai disputar a Pool B da 1.ª Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-18 Masculinos, realizada a nível zonal sob a forma de Torneio da WEVZA*. Alguns jogos serão transmitidos em live streaming aqui

A Selecção orientada por Nuno Pereira parte do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, pelas 17h00 (via Lisboa), devendo chegar a Roma pelas 23h55 locais.

Na localidade italiana de Marsicovetere (Potenza), os portugueses irão defrontar os belgas, os franceses e os espanhóis. O primeiro classificado apura-se directamente para a final do Europeu, a disputar em Tbilisi, na Geórgia, em Julho de 2022. Mais informações aqui.

O Seleccionador Nacional, Nuno Pereira, salientou:
“Os adversários são nossos conhecidos, porque já os defrontámos na época passada. A França e a Bélgica são as candidatas ao apuramento directo para o Campeonato da Europa, enquanto a Espanha é um adversário do nosso nível. Acredito que a competição será equilibrada.
O nosso objectivo é o apuramento para a 2.ª Ronda de Qualificação do Campeonato da Europa 2022 [Abril].”

Inserido na derradeira fase de preparação da Selecção Nacional com vista à participação no Torneio WEVZA, o bilateral que realizou, recentemente, com os espanhóis em Miranda do Douro, registou os seguintes resultados:
1.º Portugal x Espanha, 3-1 (26-24, 25-21, 17-25 e 25-19)
2.º Portugal x Espanha, 2-3 (25-21, 25-23, 15-25, 15-25 e 5-15)
3.º Portugal x Espanha, 3-2 (25-27, 19-25, 25-18, 27-25 e 15-12)

Os 12 convocados

AA Espinho
Jorge Marques

AA S. Mamede
Manuel Catarino
Miguel Morais Pereira

Esmoriz GC
Gustavo Sousa
Pedro Morais Santos

GC Santo Tirso
Diogo Fevereiro

GC Vilacondense
Miguel Marques

Latino Coelho
Rafael Esperanço

Leixões SC
Tiago Graça

SC Espinho
Miguel Pedrosa

VC Viana
João Salgueiro
José Rafael Oliveira

Team Manager – João José
Treinador Principal – Nuno Pereira
Treinador Adjunto – Leandro Antunes
Scouter – Diogo Rosa
Fisioterapeuta – Fábio Gonçalves


Imagem: FederazioneItalianaPallavolo

* Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações na CEV

Partilhar: