O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP), em Cortegaça, volta a afirmar-se como um polo de atração internacional. A partir de amanhã, a instalação recebe a visita de uma promissora dupla francesa para um estágio conjunto com os tetracampeões nacionais, João Pedrosa e Hugo Campos.
A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) continua a dinamizar o seu centro localizado em Ovar. Durante a próxima semana, o CARVP será o palco de trabalhos intensos que colocam frente a frente a experiência da dupla portuguesa e a juventude de uma nova formação francesa.
Neste intercâmbio de alto nível, João Pedrosa e Hugo Campos, que formam a dupla que detém o título de tetracampeões nacionais, terão como parceiros de treino Kéran Duval e Arthur Canet. A dupla gaulesa, embora formada recentemente, apresenta argumentos físicos e técnicos de respeito: Duval, com apenas 18 anos, mede 2,00 metros, enquanto Canet, de 21 anos, atinge os 1,92 metros.
Os franceses chegam a Portugal com resultados interessantes no currículo recente, incluindo dois quintos lugares em etapas Futures do Circuito Mundial (em Songkla, Tailândia, e Montpellier, França) e um 25.º lugar no BPT Challenge de Nuvali, nas Filipinas, em Outubro do ano passado.
Para Ricardo Rocha, Selecionador Nacional, a presença de equipas estrangeiras é estratégica. O técnico destaca que a dupla gaulesa representa uma “mais-valia” para a preparação dos atletas portugueses. Este intercâmbio permite cruzar a experiência competitiva que Pedrosa e Campos adquiriram no Beach Pro Tour nos últimos anos com a competitividade e a estatura física dos jovens franceses, elevando o nível do treino para ambas as partes.
Este estágio reforça o estatuto do CARVP não apenas como a “casa” das seleções nacionais, mas como uma infraestrutura logística de referência internacional. Situado em Cortegaça, o centro oferece condições que têm cativado comitivas de todo o mundo.
A lista de seleções que já escolheram Cortegaça para os seus estágios é extensa e inclui países como Israel, Ucrânia, Venezuela, Inglaterra, Paraguai, Bélgica e Cabo Verde. Além de servir a preparação de atletas, o recinto tem sido palco de grandes decisões, tendo acolhido finais de Campeonatos Nacionais de duplas, do Campeonato de Veteranos, bem como diversas etapas de circuitos internacionais.
Enquanto base logística, o CARVP continua a ser o pilar do processo de prospeção e deteção de talentos da FPV, organizando treinos de observação regulares, mas a estrutura mantém as portas abertas à comunidade local.
A FPV promove a realização de treinos abertos no Pavilhão Gimnodesportivo de Cortegaça, tanto para captar novos atletas federados que possam vir a municiar as Seleções Nacionais, como disponibilizando horários para a prática da modalidade pela comunidade em geral, democratizando o acesso a infraestruturas de topo.