PORTUGUESAS ENFRENTAM CAMPEÃS EUROPEIAS

Fase final do Europeu de Sub-22 femininos em Haia

A Seleção Nacional de Sub-22 Femininos já conhece o seu destino na fase final do Campeonato da Europa de 2026, que se disputará em Haia, nos Países Baixos, de 7 a 12 de julho. O sorteio realizado na sede da CEV, no Luxemburgo, colocou a equipa das quinas num grupo de elevadíssima exigência, onde terá de enfrentar a atual detentora do título continental.

Inserida no Grupo II, a formação liderada pelo selecionador João Carronha terá pela frente a Itália, que tem dominado o escalão com três medalhas de ouro em quatro edições, a Sérvia (vice-campeã em 2024) e a Polónia. Trata-se de um teste de fogo para as ambições portuguesas, que procuram consolidar a sua posição na elite europeia após um honroso 7.º lugar alcançado no Europeu de 2024. No Grupo I, as anfitriãs neerlandesas terão a companhia da Turquia, Ucrânia e Espanha.

Portugal chega a esta fase final com a moral em alta, tendo garantido o apuramento como uma das duas melhores segundas classificadas de toda a qualificação. Esse passaporte foi carimbado após uma prestação notável na Pool A, em Costa Volpino, onde a Seleção Nacional venceu a Chéquia por contundentes 3-0 e conseguiu a proeza de “roubar” um set à bicampeã Itália, demonstrando estar à altura dos maiores desafios.

A preparação para o ataque a Haia já arrancou, com as 22 atletas convocadas a iniciarem os trabalhos a 9 de junho, focadas em contrariar o favoritismo das potências históricas. O evento nos Países Baixos promete ser uma verdadeira festa do Voleibol, decorrendo em simultâneo com o Campeonato do Mundo de Voleibol de Praia Sub-18 no icónico Zuiderpark, garantindo uma atmosfera vibrante para as jogadoras.

O Campeonato da Europa de Sub-22, introduzido em 2022 (inicialmente como Sub-21), tem como objetivo primordial facilitar a transição das jovens talentos para o nível sénior. Para a equipa portuguesa, esta presença entre as oito melhores nações da Europa é já um testemunho da crescente afirmação da modalidade feminina no panorama internacional. O calendário detalhado dos jogos será conhecido na próxima semana.

Mais informações em www.cev.eu

Partilhar: