A Itália venceu hoje, por 3-0 (25-16, 25-15 e 25-13), Portugal no Torneio Internacional de Sub-17 Femininos da WEVZA, que termina amanhã no Pavilhão Municipal de Adães, em Barcelos. Todos os jogos podem ser seguidos em directo na Volei TV
Amanhã, a Selecção Nacional, orientada por Diogo Pereira, defronta (15h00) a Espanha no jogo de atribuição do 3.º lugar, enquanto a Bélgica mede forças com a Itália na final (18h00).
Apesar da derrota com a Itália no Torneio Internacional de Sub-17 Femininos da WEVZA, o seleccionador de Portugal mostrou-se satisfeito com a evolução da sua equipa ao longo dos três jogos, destacando “a capacidade de superação e adaptação”.
Itália x Portugal, 3-0 (25-16, 25-15 e 25-13)
1.º Set
Início equilibrado (5-5) mercê, sobretudo da eficácia do serviço da Selecção Nacional, que não permitia que a transição recepção/ataque das italianas fosse eficaz.
A ambição visível de fazer algo mais por parte das portuguesas esbarrava no altíssimo bloco transalpino (7-10, 12-18).
Jogando com maior consistência e mesmo agressividade do que nos jogos anteriores, as portuguesas ainda chegaram a aproximar-se (15-18), mas a recuperação ficou-se por aí e a formação orientada por Stefano Gregoris fechou o set com um ataque de Ginevra Gibelli: 25-16.
2.ª Set
No segundo set, as italianas continuaram a fazer valer a eficácia do seu bloco e a sua supremacia no ataque, enquanto Portugal procurava equilibrar através da agressividade do seu serviço. Era uma tarefa hercúlea face a uma formação tão compacta como a italiana, uma verdadeira máquina de debitar pontos (11-5).
Um serviço directo de Laila Cantoni tornou tudo ainda mais difícil (17-8). Coube a Kimberly Falcone rubricar o ponto da vitória: 25-15.
3.º Set
A Itália começou melhor (2-0), mas um serviço directo de Jade Silva logrou a igualdade (3-3). Batendo-se com garra, as portuguesas foram tentando não deixar fugir muito as suas adversárias (6-7, com um ataque de Gabriela Lopes).
Não o conseguiram, sobretudo devido à potência das acções ofensivas das italianas, que fizeram o 19-8 com um serviço directo de Maria Chiara, jogadora que selaria o triunfo com um ataque: 25-13.
A italiana Marina La Tella, com 11 pontos, e a portuguesa Gabriela Lopes, com 8, foram as jogadoras mais pontuadoras das respectivas equipas. Ver estatística aqui
Diogo Pereira: “Evolução e adaptação”
Apesar da derrota com a Itália no Torneio Internacional de Sub-17 Femininos da WEVZA, Diogo Pereira, seleccionador de Portugal, mostrou-se surpreendido e satisfeito com a evolução da sua equipa. O técnico enfatizou o crescimento das atletas ao longo dos três jogos, destacando “a capacidade de superação e adaptação”.
Diogo Pereira admitiu que o primeiro jogo [Bélgica] ficou aquém das expectativas, com as jogadoras a” sentirem o nervosismo da competição”.
Contudo, a equipa mostrou uma evolução notável no segundo jogo contra a Espanha, onde, apesar da derrota, conseguiu competir em alta intensidade durante dois sets. “Não aguentámos esta intensidade durante mais do que dois sets“, referiu o seleccionador, justificando que as atletas não estão habituadas a defrontar adversárias com este nível técnico e físico.
No terceiro e último jogo, “frente à Itália, considerada uma das melhores seleções do torneio e, possivelmente, do mundo, a equipa portuguesa demonstrou um crescimento significativo”.
Diogo Pereira revelou que a equipa estudou as adversárias e acreditava na possibilidade de surpreender. “Acreditávamos que podíamos fazer alguma graça e tirar aqui alguma coisa porque elas continuam a ser miúdas e a ter debilidades“, afirmou.
O seleccionador realçou a melhoria na execução técnica, apontando a redução de erros de serviço como um exemplo claro: “Hoje eu tenho quatro erros de serviço e é logo um factor que tinha corrido mal no primeiro jogo.”
Mais importante ainda, Diogo Pereira sublinhou o “crescimento mental da equipa. As jogadoras conseguiram divertir-se, lidar com a pressão e manter o foco, mesmo perante uma desvantagem considerável no marcador”.
Diogo Pereira frisou a importância destes desafios para o desenvolvimento futuro das atletas, visando uma eventual qualificação para o Campeonato da Europa. “Elas têm de se focar nesse trabalho e têm de ter mais momentos destes contra equipas deste nível para se prepararem para isso“, alertou.
O seleccionador reconheceu que as jogadoras portuguesas não encontram, no seu dia a dia, “adversárias com o mesmo nível de bloco, ataque e agressividade” que defrontaram neste torneio.
Assim, o seleccionador português vê a participação no torneio WEVZA” como um passo crucial, onde o aproveitamento dos quatro jogos e o crescimento contínuo de jogo para jogo foram a grande conquista”.
Todas as informações sobre o torneio AQUI
Calendário
4.ª feira
15h00 – Espanha x Itália, 0-3
18h00 – Portugal x Bélgica, 0-3
5.ª feira
15h00 – Itália x Bélgica, 3-0
18h00 – Espanha x Portugal, 3-1
6.ª feira
15h00 – Bélgica x Espanha, 3-0
18h00 – Itália x Portugal, 3-0
Sábado
15h00 – Espanha x Portugal
18h00 – Itália x Bélgica
O Supervisor da competição é Teodemiro Carvalho, da FPV, e a equipa de arbitragem é formada por Paul Herbots (Bélgica), Aday Gonzalez Arencibia (Espanha), Veronica Papadopol (Itália) e Filipa Araújo (Portugal).
CONVOCADAS
ADRE Praiense
Margarida Vaz
Ala de Nun’Álvares de Gondomar
Inês Parreira
Matilde Soares
Castêlo da Maia GC
Matilde Costa Silva
Clube K
Raquel Gonçalves
GD Estoril Praia
Catarina Serrano
Leixões SC
Gabriela Lopes
Laura Afanas
Maria Júlia Cunha
PEL’AMORA SC
Beatriz Pereira
PV/Colégio Efanor
Jade Silva
Laura Santos
Leonor Moutinho
SC Espinho
Ema Mello
EQUIPA TÉCNICA
Team Manager: Leonel Salgueiro.
Treinador Principal: Diogo Pereira.
Treinador Adjunto: Manuel Silva.
Scouter: João Campos.
*Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Western European Volleyball Zonal Association (Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu ) foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – com o objectivo primordial de fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação. A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.
Mais informações: www.wevza.com