A entrada é gratuita e espera-se casa cheia na Praia da Baía para assistir a este espectáculo de Voleibol de Praia.
A Praia da Baía, em Espinho, prepara-se para receber, a partir de amanhã, as Finais da Taça das Nações de Voleibol de Praia (CEV Beach Nations Cup), um evento que promete aquecer a arena com a competição «país contra país» mais emocionante do Voleibol de Praia europeu. A prova, que se estende até domingo, contará com a elite da modalidade, incluindo múltiplos atletas olímpicos, medalhados e campeões mundiais.
Portugal, como país anfitrião, terá a companhia de nações que brilharam na Fase Preliminar: Áustria, Dinamarca, França, Lituânia, Países Baixos, Noruega e Espanha.
As oito nações qualificadas serão divididas em duas poules de quatro. Os três melhores conjuntos de cada grupo avançam para as rondas eliminatórias, com os vencedores das pools a garantirem acesso directo às meias-finais. As equipas classificadas em segundo e terceiro lugar disputarão os quartos-de-final, prometendo jogos intensos logo desde o apito inicial.
É fascinante observar como o espírito de “nações em competição” se manifesta de forma tão proeminente tanto no Voleibol com noutras modalidades, especialmente com os recentes destaques no nosso País, onde Portugal solidificou a sua posição no futebol como uma força dominante na UEFA Nations League ao tornar-se a primeira selecção a vencer a competição por duas vezes (2025 e 2019).
Paralelamente, no Voleibol de Praia, a Praia da Baía em Espinho prepara-se para ser o palco das Finais da Taça das Nações de Voleibol de Praia (CEV Beach Nations Cup). Este evento, que começa amanhã e se estende até domingo, promete trazer uma intensa competição “país contra país“, reunindo a elite da modalidade. A presença de múltiplos atletas olímpicos, medalhados e campeões mundiais garante um espectáculo de alto nível, onde a rivalidade nacional será o motor da emoção.
De referir que, e para além do contingente estrangeiro, a equipa de arbitragem contará com seis árbitros portugueses: Rui Carvalho, Sandra Deveza, Sérgio Pereira, Maria Michelle Ferreira, Daniel Fernandes e Joana Brito.
O torneio masculino em Espinho conta com um elenco de luxo, incluindo nove atletas olímpicos e três medalhados olímpicos e campeões mundiais.
Nos homens, todas as atenções estarão viradas para as estrelas norueguesas Anders Mol e Christian Sorum, a dupla número um do mundo e a mais condecorada no evento masculino. Com duas medalhas olímpicas (ouro em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024), um título mundial e quatro títulos do EuroBeachVolley, os vikings Mol e Sorum chegam a Espinho como os principais favoritos. Serão acompanhados pelos compatriotas Hendrik Mol e Mathias Berntsen.
Os Países Baixos destacam-se por serem a única nação a apresentar quatro atletas olímpicos na sua equipa. Alexander Brouwer/Steven van de Velde e Stefan Boermans/Yorick de Groot formam a potente armada holandesa. Alexander Brouwer, com 35 anos, é o mais experiente e condecorado, tendo conquistado o bronze no Rio 2016 e sido campeão mundial em 2013.
A França, detentora do título, regressa com três dos quatro jogadores que os levaram à glória em Jurmala no ano passado. Os olímpicos Arnaud Gauthier-Rat e Téo Rotar voltam a fazer dupla, enquanto Rémi Bassereau surge agora emparelhado com Calvin Aye.
Outro atleta olímpico a marcar presença é o austríaco Julian Horl, que representou o seu país nos Jogos de Paris no ano passado. Fará dupla com Philipp Waller, e a segunda equipa austríaca será composta pelos jovens Tim Berger e Timo Hammarberg.
Portugal à espreita
Portugal deposita as suas maiores esperanças na dupla número um do País e tricampeã nacional, João Pedrosa/Hugo Campos. Os irmãos Gonçalo e Tomás Sousa, actuais vice-campeões nacionais, completam a representação nacional, prontos para lutar pelo apoio do público em casa.
Espanha também terá uma dupla de irmãos em prova, com Alejandro e Javier Huerta a unirem forças, enquanto Álvaro Vieira e Antonio Saucedo formam a segunda dupla.
Entre as possíveis surpresas, a Dinamarca chega representada por Nicolai Hovmann/Christian Andersen. Já a Lituânia, que superou adversários mais bem classificados para se qualificar, procurará continuar a desafiar as expectativas com Robert Juchnevic/Artur Vasiljev e Arnas Rumsevicius/Karolis Palubinskas.
Calendário da Competição: Em masculinos, a fase de grupos decorre entre quinta e sexta-feira. Os quartos-de-final estão agendados para sábado, com as meias-finais e a grande final a encerrarem a competição no domingo.
Campeãs europeias lideram favoritas no torneio feminino
O evento feminino conta com a presença das actuais campeãs do EuroBeachVolley, as alemãs Svenja Muller e Cinja Tillmann. A dupla, que representou a Alemanha nos Jogos Olímpicos de Paris e conquistou o bronze no Campeonato Mundial de 2022, é uma das principais atracções num elenco que inclui um total de 11 atletas olímpicas.
Muller e Tillmann lideram uma forte representação alemã, que também conta com a experiente blocadora Sandra Ittlinger e a promissora Anna-Lena Grune.
A França chega a Espinho com quatro olímpicas nas suas fileiras, enviando as duas duplas que estiveram nos Jogos de Paris no ano passado: Lézana Placette/Alexia Richard e Clémence Vieira/Aline Chamereau.
Pela Espanha, as medalhistas de prata do EuroBeachVolley 2023, Daniela Álvarez e Tania Moreno, que também competiram em Paris, juntam-se a Sofía González e Ana Vergara. A Lituânia também traz a sua dupla olímpica de Paris, Monika Paulikiene e Aine Raupelyte, acompanhadas por Ariana Rudkoviskaja e Skalve Krizanauskaite.
As actuais campeãs da prova, representando os Países Baixos, contam com Raisa Schoon, a 11.ª atleta olímpica em prova, que participou nos Jogos de Tóquio 2020 e Paris 2024. Forma dupla com Mila Konink e ambas competem ao lado de Emi van Driel e Wies Bekhuis, que integraram a dupla holandesa vitoriosa na Beach Nations Cup 2024.
Portugal, como país anfitrião, está representado pelas duplas de Gabriela Coelho/Mariana Maia e Vanessa Paquete/Raquel Lacerda, que procurarão dar o seu melhor e contrariar o favoritismo de germânicas e neerlandesas perante os adeptos espinhenses.
A Ucrânia, uma força em ascensão no continente, estará presente com Anhelina Khmil/Valentyna Davidova e Maryna Hladun/Tetiana Lazarenko, duplas que têm vindo a alcançar resultados consistentes a nível internacional esta época.
Completa a lista de participantes a Estónia, que surpreendeu na Fase Preliminar ao qualificar-se à frente da Polónia. As duplas estonianas nas Finais serão Heleene Hollas/Keira Lukas e Eva Kuivonen/Liisa-Lotta Jürgenson.
Calendário da competição: As oito nações qualificadas serão divididas em dois grupos de quatro. As três melhores duplas de cada grupo avançam para as eliminatórias: os vencedores dos grupos qualificam-se directamente para as meias-finais, enquanto as duplas classificadas em segundo e terceiro lugar disputam os quartos-de-final.
A fase de grupos feminina decorre de quinta a sexta-feira, sendo os quartos-de-final realizados na sexta-feira. As meias-finais estão agendadas para sábado e o tão aguardado jogo da medalha de ouro terá lugar no domingo, prometendo um encerramento emocionante para este prestigiado torneio.
Árbitros portugueses em acção
no Voleibol de Praia
Rui Carvalho
BPT Elite16 Hamburg (Alemanha), de 27 a 31 de Agosto.
Beach Pro Tour Challenge do México, de 1 a 5 de Outubro.
Beach Pro Tour Elite16 Cape Town (África do Sul), de 22 a 26 de Outubro.
Campeonato do Mundo de Seniores, em Adelaide, na Austrália, de 14 a 23 de Novembro.