A Selecção Nacional de Sub-22 Femininos, liderada por João Carronha, estreou-se hoje na Pool A de Qualificação para o Europeu 2026 – a decorrer em Costa Volpino, Itália –, com uma importante* vitória pela margem máxima (3-0: 25-14, 25-22 e 25-13) frente à sua congénere checa.
Amanhã disputa-se o Chéquia x Itália e no domingo as portuguesas enfrentarão, pelas 17h00, a Itália, vencedora das duas edições já disputadas da prova, em 2022 e 2024. [Ver jogos em directo AQUI].
João Carronha reconhece que “é o melhor resultado possível” tendo em consideração as possíveis contas do apuramento*, mas desdramatiza:
“Contentes, mas sem deslumbramentos. Ainda há muito para rolar, quer no nosso grupo quer nos outros. Para já, estamos focados no jogo com a Itália, que será completamente diferente” do jogo com a Chéquia, avisa.
Maria Leonor Coelho e Joana Garcez, respectivamente com 14 e 12 pontos, foram as melhores pontuadoras do jogo. ver estatística AQUI
*Apuram-se para a final do Europeu 2026 as selecções vencedoras das cinco pools e as duas melhores segundas classificadas, que se juntarão aos Países Baixos, organizador da fase final de 7 a 12 de Julho de 2026, em Haia.
Os trabalhos de preparação para este desafio europeu tiveram início a 9 de Junho, no Pavilhão do Colégio Efanor, em Matosinhos, com a participação de 22 atletas. No passado fim-de-semana, a turma das quinas disputou dois jogos de preparação no Pabellón Municipal de Deportes de Lugo com a sua congénere espanhola. No primeiro embate, a selecção liderada por João Carronha sofreu uma derrota por 1-3 (22-25, 25-25, 25-23 e 19-25). No entanto, demonstrando capacidade de superação e adaptação, as jovens portuguesas venceram o segundo jogo por 3-2 (25-21, 25-27, 22-25, 25-21 e 18-16). Esta vitória, especialmente depois de um resultado adverso, realça o crescimento e a resiliência da equipa em campo.
No Campeonato da Europa de 2024, realizado em Itália, a Selecção Nacional de Sub-22 Femininos alcançou um honroso 7.º lugar final. Naquela ocasião, as portuguesas defrontaram equipas de alto calibre, como a Sérvia (vice-campeã europeia), a Polónia (4.ª classificada no EuroVolley 2022) e a Chéquia (10.ª classificada no Europeu anterior), o que atesta a sua crescente presença no cenário europeu.
Enquanto Portugal compete na Pool A, a seleção espanhola, por sua vez, é a anfitriã da Pool D de Qualificação para o Europeu de Sub-22 Femininos, que decorrerá de 4 a 6 de Julho no Pavilhão Jorge Garbajosa, em Torrejón de Ardoz. As suas adversárias serão as selecções da Irlanda, Turquia e Noruega. Avelino Azevedo é o Delegado de Arbitragem e o internacional José Caramez um dos elementos que compõe a equipa de arbitragem.
CONVOCADAS
Ana Garrido (Ala de Nun’Álvares de Gondomar)
Bárbara Guedes (CD Fiães)
Eva Rodrigues (Esmoriz GC)
Ana Rui Monteiro e Mariana Marinho (FC Porto)
Beatriz Cerveira, Lara Carvalho e Mariana Marques (PV/Colégio Efanor)
Maria Leonor Coelho (SC Braga)
Joana Garcez (SL Benfica)
Lara Silva (Vitória SC)
Ema Torres (New Jersey Institute of Technology / EUA)
– // –
Team Manager – Arnaldo Rocha
Treinador Principal – João Carronha
Treinador Adjunto – Gonçalo Machado
Treinador Adjunto – Diogo Pereira
Fisioterapeuta – Rafael Sousa
Árbitros portugueses em acção
Avelino Azevedo
Delegado de Arbitragem na Pool D da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-22 Femininos, de 4 a 6 de Julho, em Espanha.
José Caramez
Pool D da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-22 Femininos, de 4 a 6 de Julho, em Espanha.