PORTUGUESES NO MUNDO

O Zawiercie joga amanhã a passagem à Final 4 da Liga dos Campeões.

O Aluron Warta Zawiercie, de Miguel Tavares Rodrigues, foi vencer pela margem máxima (3-0: 25-19, 25-20 e 25-16) ao recinto do PSG Stal Nysa, com o distribuidor da Selecção Nacional a rubricar 4 pontos (2 serviços, 1 ataque e 1 bloco), e continua a repartir a vice-liderança da PlusLiga com o PGE Projekt Warszawa, adversário que irá encontrar, no dia 12 de Abril, nas meias-finais da Taça da Polónia (Tauron Pucharu Polski), troféu que ergueu na época passada. A final será realizada na Arena Tauron, na cidade de Cracóvia, no dia 13 de Abril.
Na 30.ª jornada do principal campeonato polaco – última da fase regular –, agendada para o dia 22 de Março, o Zawiercie visita o líder JSW Jastrzebski Wegiel.
Na Liga dos Campeões, o Zawiercie, que foi vencer pela margem máxima (3-0: 25-15, 25-21 e 25-14) ao recinto do SVG Luneburg na 1.ª mão, precisa apenas de ganhar dois sets na recepção aos germânicos, em jogo agendado para amanhã e que terá um português, Vítor Gonçalves, como 1.º árbitro.
Se passar à Final 4, o Zawiercie irá defrontar nas meias-finais o vencedor do Olympiacos Piraeus (Grécia) x Jastrzebski Wegiel (Polónia). Na primeira mão, os helénicos surpreenderam os bicampeões polacos: 3-2 (20-25, 21-25, 25-14, 25-20 e 15-12).

Em França, o Nice Volley-Ball, de Bruno Dias, criou sensação ao vencer, por 3-0 (25-23, 26-24 e 25-23), o (ex-)líder Chaumont e subir ao 5.º lugar na classificação da Marmara SpikeLigue. Para além da exibição, o distribuidor português ainda contribuiu com 5 pontos (3 blocos e 2 ataques).
No dia 22 de Março, o Nice visita o Tours VB (4.º), podendo subir mais um lugar na última jornada da fase regular.
Por seu turno, o Saint-Nazaire VB Atlantique, de Lourenço Martins, que já está afastado da disputa dos Play-offs da Marmara SpikeLigue – é 12.º e penúltimo classificado –, visitou e venceu (3-1: 25-21, 18-25, 25-23 e 25-20) o Paris VB, com o zona 4 português a rubricar 10 pontos (8 ataques e 2 blocos).
No dia 22 de Março, o Saint-Nazaire vai receber o Poitiers (7.º).

O CDV Río Duero Soria, de Bruno Cunha, foi vencer (3-0: 25-15, 25-21 e 25-19) ao recinto do Instercap Asisa Tarragona SPSP, na última jornada da fase regular da Superliga, e assegurou o segundo lugar na 1.ª fase da competição. O oposto português contabilizou 13 pontos (12 ataques e 1 serviço).
Nos Play-offs, o Soria vai defrontar o CV Melilla, 7.º classificado na fase regular e carrasco da AJ Fonte de Bastardo na Challenge Cup, estando os dois primeiros jogos agendados para o dia 23 (fora) e 29 de Março (casa).
Por seu turno, o Grupo Rafael Afonso San Roque, de José Pinto, perdeu (0-3: 22-25, 17-25 e 30-32) na deslocação ao pavilhão do Pamesa Teruel VB e terminou a fase regular no 9.º lugar, a um lugar de poder disputar os play-offs.
O oposto lusitano contabilizou 13 pontos (9 ataques, 3 blocos e 1 serviço)

Na SV League do Japão, o Tokyo Great Bears, de Alexandre Ferreira, recebeu o Suntory Sunbirds Osaka tendo perdido ambos os jogos pela diferença maior: 0-3 (16-25, 25-27 e 20-25) no sábado e 0-3 (22-25, 15-25 e 20-25) no domingo.
O capitão da Selecção Nacional contabilizou 23 pontos (22 ataques 1 serviço) no primeiro jogo e 12 pontos (11 ataques e 1 bloco) no segundo.
Nos dias 22 e 23 de Março, a equipa da capital nipónica Tokyo GB (5.º) recebe o Toray Arrows Shizuoka (8.º).

Na Roménia, o Sport Club Municipal Zalau, de Filip Cveticanin, perdeu (0-3: 15-25, 23-25 e 13-25) em casa do Dínamo de Bucareste, no primeiro jogo do Play-off das meias-finais da Divisão A1 (Divizia A1), depois de ter eliminado este adversário nas meias-finais da Taça da Roménia (Cupa României).
O segundo jogo está agendado para o dia 22 de Março, na Sala Polivalenta Gheorghe Tadici de Zalau.
O central português contabilizou 3 pontos (2 ataques e 1 bloco) e é agora o 4.º classificado no ranking dos melhores centrais/blocadores.

Na Alemanha, o Helios Grizzlys Giesen (Alemanha), de Miguel Sinfrónio, visitou o WWK Volleys Herrsching, tendo saído vitorioso pela margem mínima (2-3: 16-25, 25-23, 25-19, 18-25 e 15-11), com o central lusitano a facturar 6 pontos no ataque.
Nos play-offs, o Giesen, 5.º classificado na fase regular da 1.Bundesliga, vai defrontar o… WWK Volleys Herrsching (4.º), com os dois jogos a estarem agendados para os dias 22 (casa) e 26 de Março (fora).

Em Itália, o Imd Concorezzo, de Júlia Kavalenka, que está a lutar pela permanência, perdeu (1-3: 25-18, 18-25, 23-25 e 19-25) na visita ao Fgl-Zuma Castelfranco Pisa e caiu para o 9.º lugar na Pool Salvezza A2 Tigotà.
A oposta lusa contabilizou 18 pontos (16 ataques e 2 blocos).
No dia 23 de Março, o Imd Concorezzo recebe o Bam Mondovì (8.º).

Após ter vencido a fase regular da Eredivisie (I Divisão dos Países Baixos), o Nova Technology Lycurgus BV, de Nuno Marques, venceu (3-2: 23-25, 24-26, 25-20, 25-19 e 15-10), em casa, os belgas do Tectum Achel na BeNe Conference (Bélgica e Países Baixos).
O zona 4 português esteve em evidência ao somar 24 pontos (18 ataques, 4 blocos e 2 serviços) e cotar-se como o melhor pontuador do jogo.
O próximo jogo referente a esta competição está agendado para o recinto do Achel (22 de Março). Seguem-se os jogos com o Knack Roeselare (30 de Março), Haasrode Leuven (6 de Abril) e Lindemans Aalst (13 de Abril).

Na Chéquia, o Kladno Volejbal cz, de José Neves, vai disputar nos play-offs dos quartos-de-final da Extraliga Masculina frente ao Liberec: no dia 25 fora e no dia 28 de Março em casa.

Atletas / técnicos que actuam no estrangeiro e/ou com *inscrição iniciada em 2024/2025:

Processo concluído

Tokyo Great Bears (Japão) – Alexandre Ferreira
Aluron Warta Zawiercie (Polónia) – Miguel Tavares Rodrigues
Saint-Nazaire VB Atlantique (França) – Lourenço Martins
Nice Volley-Ball (França) – Bruno Dias
Volero Le Cannet (França) – Nilda Hungulo Matuca
US Palaiseau (França) – Sara Teodoro
CDV Río Duero Soria (Espanha) – Bruno Cunha
CV San Roque Batán (Espanha) – José Pinto
CV Kiele Socuéllamos (Espanha) – Andria Príncipe
Club Voleibol Vall D’Hebron (Espanha) – Maria Patrício Tavares
Sport Club Municipal Zalau (Roménia) – Filip Cveticanin
OK i-Vent Maribor (Eslovénia) – Gustavo Cavalcanti
Pallavolo Concorezzo (Itália) – Júlia Kavalenka
Prisma Taranto Volley (Itália) – Diogo Fevereiro
Helios Grizzlys Giesen (Alemanha) – Miguel Sinfrónio
VBC Kaiserslautern e.V. (Alemanha) – Jéssica Cândida Soares
L.E. Volleys e.V. (Alemanha) – Lorena Matilde Silveira
Nova Technology Lycurgus BV (Países Baixos) – Nuno Marques
Kladno Volejbal cz (Chéquia) – José Neves
UVC Holding Graz (Áustria) – José Jardim
Raiffeisen VC Wolfurt (Áustria) – Cristiana Branco
USV Leopoldskron-Moos (Áustria) – Lara Bernardo dos Santos
Békéscsabai Röplabda SE (Hungria) – Marta Hurst
Al Khowildiah (Arábia Saudita) – José Pedro Gomes
Amager VK (Dinamarca) – Arthur Galipeau
Hvidovre Volleyball Klub (Dinamarca) – José Casas
Club Omnisports de Saint-Fons (França) – Natalia Herasymiv
Association Sportive Villette Paul Bert (França) – Laura Dias
Union Sportive Wissous VB (França) – Joana Filipa Ferreira Lobo
Rieux-Villers-Brenouille Volley (França) – Mafalda Baptista Martins
DJK München-Ost e.V. (Alemanha) – Nuno Soares
FC Schüttorf 09 (Alemanha) – José Vinha
Southampton Volleyball Clube (Inglaterra) – Dina Grosu
Southampton Volleyball Clube (Inglaterra) – Ema Sofia Carneiro
Southampton Volleyball Club (Inglaterra) – Maria Lima Antunes
Richmond Volleyball (Inglaterra) – João Alves
Dartford Volleyball Club (Inglaterra) – Mariana Cruz Santos
Darkstar Derbyshire (Inglaterra) – Marcelo Goulart
Cambridge VC (Inglaterra) – Vasco Martins Lopes
VC Strassen (Luxemburgo) – Ashley Rose Fantazia
Volleyball Club Belair (Luxemburgo) – Carlos Castro
Volleyball Papiermühle (Suíça) – Maria Cristina Sousa

(…)

Treinadores/Scouters:
Tours VB (França) – David Sousa
Vandœuvre Nancy Volley-Ball (França) – André Sá
CV Kiele Socuéllamos (Espanha) – Rúben Fevereiro
Volero Le Cannet (França) – Hélder Lourenço
Al Safa (Arábia Saudita) – Idner Martins
Barueri Volleyball Club (Brasil) – Bruno Leite
VBC Züri Unterland (Suíça) – Filipe Carrasco Soares
Volleyball Franches-Montagnes (Suíça) – Eduardo Faustino
Cork Volleyball Academy (Irlanda) – António Barros

Árbitros portugueses em acção
nas competições internacionais

Avelino Azevedo
Delegado de Arbitragem no Jastrzebski Wegiel (Polónia) x Olympiacos Piraeus (Grécia), dos quartos-de-final da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 19 de Março.
Delegado de Arbitragem na Pool E da 2.ª Ronda do Campeonato da Europa de Sub-16 Femininos (Espanha, Áustria, Finlândia e Itália), em Monforte de Lemos (Espanha), de 24 a 27 de Abril.

Vítor Gonçalves
Aluron CMC Warta Zawiercie (Polónia) x SVG Luneburg (Alemanha), dos quartos-de-final da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 18 de Março.

Sofia Costa
Pool B da 2.ª Ronda do Campeonato da Europa de Sub-16 Femininos, de 25 a 27 de Abril, em França.

Ricardo Ferreira
Liga das Nações de Voleibol (VNL) – masculinos, em Chicago, nos Estados Unidos da América, de 25 a 29 de Junho.
Croácia x Espanha, da European Golden League – Femininos, no dia 6 de Junho.
Suécia x Croácia, da European Golden League – Femininos, no dia 7 de Junho.

Raquel Portela
CS Volei Alba BLAJ (Roménia) x Igor Gorgonzola Novara (Itália), Taça CEV – femininos, no dia 1 de Abril.
Campeonato do Mundo de Sub-19 Femininos, de 3 a 13 de Julho, na Croácia e na Sérvia.
Campeonato do Mundo de Sub-19 Masculinos, de 24 de Julho a 3 de Agosto, no Uzbequistão.

Voleibol de Praia

Rui Carvalho
Beach Pro Tour Challenge de Saquarema (Brasil), de 10 a 13 de Abril.
Beach Pro Tour Elite16 Brasília (Brasil), de 16 a 20 de Abril.
Beach Pro Tour Elite16 Ostrava (Chéquia), de 28 de Maio a 1 de Junho.

Sandra Deveza
Beach Pro Tour Elite16 Gstaad (Suíça), de 2 a 6 de Julho.
Beach Pro Tour Challenge Stare Jablonki (Polónia), de 21 a 24 de Agosto.

Mais informações em cev.eu

Partilhar: