MUNDIAL 2025: CUBA NA ESTREIA DE PORTUGAL

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, defronta a sua congénere cubana na estreia no Campeonato do Mundo de 2025, a disputar de 12 a 28 de Setembro do próximo ano nas Filipinas.

A reedição de várias batalhas com Cuba (na antiga Liga Mundial) está agendada para as 6h30 portuguesas do dia 13 de Setembro de 2025.
Seguem-se os jogos com os Estados Unidos da América, no dia 15 de Setembro, pelas 14h00, e com a Colômbia, este último às 3h00 do dia 17 de Setembro de 2025.

O Campeonato do Mundo de 2025 realiza-se de 12 a 28 de Setembro na capital das Filipinas, Manila, tendo como palco o Smart Araneta Coliseum e a SM Mall of Asia Arena e o público poderá assistir a 64 jogos ao longo dos 17 dias de competição.

O jogo de abertura está previsto para o dia 12 de Setembro e coloca frente a frente as Filipinas – fazem a sua estreia na competição – e a Tunísia, que competirá pela sétima vez consecutiva, às 19h00 locais (11h00 em Portugal), em jogo da Pool A.

Os pesos pesados ​​do Voleibol internacional, Estados Unidos, Japão e Polónia, estarão todos em campo no 2.º dia de acção, 13 de Setembro.

Portugal está integrado na Pool D, juntamente com os Estados Unidos da América, Cuba e Colômbia.
Um grupo equilibrado, sendo que os EUA foram campeões mundiais em 1986 e medalha de bronze em 1994 e 2018, enquanto Cuba foi medalha de prata em 2010 e já subiu ao pódio da competição em quatro ocasiões.

Este é um grupo que dispensa apresentações: os Estados Unidos estão em 3.º no ranking mundial e foram medalha de bronze na olimpíada de Paris; Cuba é uma selecção extremamente física, e os cubanos foram medalhados com a prata em 2010, e a Colômbia, que foi bronze no Campeonato Sul-Americano, conseguindo a qualificação directa para o Campeonato do Mundo.
Sem ilusões de jogos fáceis, temos de ser realistas mas também ambicionar e aceitar o desafio de conseguir passar aos oitavos-de-final. Para isso, temos de ser um dos dois primeiros classificados do grupo; esse será o nosso primeiro objectivo“, reconheceu, na altura do sorteio, o Seleccionador Nacional, salientado:
Conhecendo o grupo de trabalho, tenho a certeza que neste momento estão todos a sonhar com o mesmo, a possibilidade de passar a fase de grupos e continuar a avançar na competição. Esta é uma competição de sonhos, o sonho de poder estar presente e o sonho de poder ser um dos protagonistas da competição. O nosso desafio será poder estar à altura desse sonho. Com isto quero dizer que devemos ter a capacidade de criar o momento e a oportunidade. Com a qualificação, criámos o primeiro momento, agora está nas nossas mãos ter a coragem e capacidade de criar o segundo“.

Após conseguir o apuramento para o Campeonato da Europa de 2026*, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos apurou-se directamente para o Campeonato do Mundo de 2025 e Portugal vai voltar a disputar uma fase final do Campeonato do Mundo de Seniores Masculinos pela terceira vez no seu historial.

A Itália, campeã em título, e a Polónia, vice-campeã e vencedora das edições de 2014 e 2018, vão integrar, respectivamente, a Pool F e a Pool B.

As 32 selecções – Alemanha, Argélia, Argentina, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Catar, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Chéquia, Egipto, Eslovénia, Filipinas, Finlândia, França, Irão, Itália, Japão, Líbia, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Estados Unidos da América – serão divididas em oito grupos de quatro selecções e jogarão no sistema de todos contra todos, na fase inaugural da fase final do Mundial 2025.
Qualificaram-se automaticamente para o Mundial 2025 de masculinos duas selecções – a anfitriã, Filipinas, e a actual campeã mundial, a Itália. De acordo com o novo sistema de qualificação, 15 vagas foram concedidas durante os Campeonatos Continentais de 2023, com Egipto, Argélia e Líbia emergindo da África, Japão, Irão e Catar a garantirem a qualificação pela Ásia, Polónia, Eslovénia e França pela Europa, Estados Unidos da América, Canadá e Cuba pela NORCECA e Argentina, Brasil e Colômbia representando a América do Sul.
As 15 vagas restantes foram preenchidas pelas as melhores seleções nacionais no Ranking Mundial da FIVB em 30 de Agosto de 2024, ainda não classificadas: Alemanha, Sérvia, Países Baixos, Ucrânia, Bélgica, Turquia, Chéquia, Bulgária, Portugal, Finlândia, Tunísia, China, Roménia, Chile e Coreia.

Fase Final do Mundial 2025

Pool A: Filipinas, Irão, Egipto e Tunísia.

Pool B: Polónia, Países Baixos, Catar e Roménia.

Pool C: França, Argentina, Finlândia e Coreia do Sul.

Pool D: Estados Unidos, Cuba, Portugal e Colômbia.

Pool E: Eslovénia, Alemanha, Bulgária e Chile.

Pool F: Itália, Ucrânia, Bélgica e Argélia.

Pool G: Japão, Canadá, Turquia e Líbia.

Pool H: Brasil, Sérvia, Chéquia e China.

O Campeonato do Mundo de 2025 será disputado sob um novo formato: com um total de 32 selecções, divididas por 8 pools de 4 equipas, as duas primeiras classificadas de cada grupo passam aos oitavos-de-final, fase eliminatória que depois prosseguirá com os quartos-de-final, meias-finais e jogo de apuramento do 3.º e 4.º classificados e final.

A FIVB avançou ainda que, a partir desta edição, os participantes no Mundial passam de 24 para 32 e serão distribuídos, numa primeira fase, por oito grupos de quatro selecções.
A 1.ª fase será disputada no sistema de todos contra todos e os dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos terão acesso à fase eliminatória.
Relativamente à fase de apuramento para o Mundial, o país organizador da fase final e o campeão em título terão presença garantida, bem como as três melhores selecções de cada campeonato continental. Os restantes participantes são determinados pelo Ranking da FIVB.
Em femininos, a Tailândia vai acolher o Campeonato do Mundo em 2025 pela primeira vez na história da competição, que reunirá as 32 melhores selecções de femininos do mundo.

*NOTA: Foram cinco as selecções nacionais que conseguiram o apuramento para as respectivas fases do Campeonato da Europa: Sub-18 Masculinos, Sub-20 Femininos, Sub-22 Femininos, Sub-22 Masculinos e Seniores Masculinos, sendo que a de Seniores Femininos ainda se encontra a disputar a fase de qualificação.

Mais informações em www.fivb.com

Partilhar: