TRIUNFOS HISTÓRICOS NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS

A equipa de seniores femininos do Futebol Clube do Porto conquistou hoje a sua primeira vitória na principal competição europeia de clubes ao triunfar pela vantagem máxima (3-0: 25-20, 25-18 e 25-18) sobre as campeãs eslovenas do Calcit Kamnik, em jogo da 3.ª jornada da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões.

Hoje, e paulatinamente, as azuis e brancas foram escrevendo uma página de ouro no Voleibol feminino portista: venceram o primeiro set de sempre na Liga dos Campeões e, seguidamente, consolidaram o histórico primeiro triunfo num jogo da mais importante competição de clubes. E aconteceu frente a uma equipa bem mais experiente nestas andanças, já que as eslovenas começam a ser habituées na competição, mas nunca venceram nenhum dos 18 jogos até agora disputados na Champions.
Mais: à excelente e sólida vitória, o FC Porto juntou mais um reforço de peso, a canadiana Shainah Joseph, que contribuiu com 10 pontos no primeiro jogo que disputou pelas azuis e brancas.

Jogadora Mais Valiosa do Jogo (MVP), a brasileira Victória Alves foi a melhor pontuadora do jogo, com 16 pontos, mais três do que a eslovena Masa Pucelj. Ver estatística aqui

No outro jogo do grupo, o VakifBank venceu o Volley Milano pela margem máxima (3-0: 25-19, 25-18 e 25-17) e assumiu a liderança isolada do grupo.
O VakifBank é o próximo adversário do FC Porto, estando o encontro agendado para o dia 10 de Dezembro, na Turquia.

Esta era verdadeiramente a primeira grande oportunidade das azuis e brancas conseguirem um histórico triunfo na principal competição europeia de clubes, e as jogadoras de Miguel Coelho não a desperdiçaram.
A Pool C da Liga dos Campeões tem como favoritas as inacessíveis equipas do Volley Milano, de Itália, e do VakifBank, da Turquia, com quem as campeãs portuguesas somaram derrotas naturais nas jornadas anteriores.

Vice-campeão da temporada passada, vencedor da Taça CEV (2020/21) e da Challenge Cup (2018/19), disputando ambas com o nome de Saugella Team Monza, o agora Allianz ou Numia Vero Volley Milano disputa pela quarta vez consecutiva a principal competição de clubes, tendo sido sempre eliminado da prova pelos eventuais campeões.
Nas transalpinas, o destaque vai para jogadoras como as internacionais italianas Paola Egonu e Myriam Sylla.
O VakifBank Istanbul, antiga equipa de Egonu, conquistou o troféu de campeão europeu seis vezes nas últimas 13 temporadas e tem um registo histórico positivo no confronto directo com o Vero Volley Milano, tendo vencido cinco das seis partidas disputadas nas três épocas anteriores na principal competição europeia.

As azuis e brancas chegaram à fase de grupos depois de eliminarem as campeãs espanholas do Hidramar Gran Canaria na 3.ª Ronda da Liga dos Campeões, com vitórias por 3-0 (casa) e 3-2 (fora).
O Voleibol feminino voltou assim a ter uma equipa lusitana na Champions League 19 anos depois. O Sporting Clube de Espinho foi o primeiro a disputar a Taça dos Campeões Europeus, em 1960/1961 – seguido do CDUL e do SL Benfica, que foi o primeiro a atingir os quartos-de-final (1968, 1970 e 1973) –, e o Clube Académico da Trofa foi a primeira equipa portuguesa de seniores femininos a disputar a actual Liga dos Campeões, em 2005/2006, tendo sido 6.º classificado na Pool A da fase de grupos.

Challenge Cup

Na Challenge Cup – femininos, o Sport Lisboa e Benfica rubricou hoje uma das exibições mais seguras desta época – com 15 blocos, mas ainda muitos serviços falhados (14) – e venceu pela margem máxima (3-0: 25-20, 25-19 e 27-25), na capital grega, o Athens ASP Thetis na primeira mão dos oitavos-de-final.

A norte-americana Kyra Holt e a internacional portuguesa Alice Clemente foram as benfiquistas que mais pontuaram, com 17 e 11 pontos, respectivamente, enquanto a alemã Rica Maase, com 14, foi a jogadora mais concretizadora da equipa helénica. Ver mais informações aqui

O segundo jogo está agendado para o dia 11 de Dezembro (20h00), em Lisboa, e para ultrapassar as gregas a equipa portuguesa precisa apenas de vencer dois sets.
Se atingir os quartos-de-final, a formação encarnada defrontará as vencedoras da eliminatória entre as finlandesas do LP Kangasala e as italianas do Reale Mutua Fenera Chieri’76, clube que venceu a competição em 2022/2023.
As águias da Luz, que ergueram este ano a sua primeira Supertaça, estão a rubricar com êxito o regresso, após 34 anos de interregno, da equipa de seniores femininos do SL Benfica às competições europeias.

Árbitros portugueses em acção
nas competições internacionais

Pedro Pinto
Eczacibasi Dynavit Istanbul (Turquia) x SSC Palmberg Schwern (Alemanha), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 10 de Dezembro.
Greenyard Maaseik (Bélgica) x PGE Projekt Warszawa (Polónia), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 15 de Janeiro de 2025.
Saint-Nazaire VB Atlantique (França) x Jihostroj Ceské Budejovice (Chéquia), da Pool D da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 29 de Janeiro de 2025.

Ricardo Ferreira
Árbitro de reserva no FC Porto x Calcit Kamnik (Eslovénia), da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 28 de Novembro.
Levallois Paris Saint Cloud (França) x Tent Obrenovac (Sérvia), da Pool B da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 10 de Dezembro.
Allianz Milano (Itália) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria), da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 18 de Dezembro.
Stars Doetinchem (Países Baixos) x Hypo Tirol Innsbruck (Áustria), da Pool C da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 23 de Dezembro.

Vítor Gonçalves
Chaumont VB 52 (França) x SVG Luneburg (Alemanha), da Pool E da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 16 de Janeiro de 2025.
A. Carraro Imoco Conegliano (Itália) x Developres Rzeszów (Polónia), da Pool A da 4.ª Ronda da Liga dos Campeões – femininos, no dia 22 de Janeiro de 2025.

Raquel Portela
Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha) x Avarca de Menorca (Espanha), dos oitavos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 10 de Dezembro.

Nuno Teixeira
Asseco Resovia Rzeszow (Polónia) x VK Lvi Praha (Chéquia), dos oitavos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 4 de Dezembro.

Sofia Costa
Charleroi Volley (Bélgica) x Fundación Unicaja Andalucía (Espanha), dos oitavos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 27 de Novembro.

José Caramez
Avarca de Menorca (Espanha) x Tenerife Libby’s La Laguna (Espanha), dos oitavos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 27 de Novembro.

Mais informações em cev.eu

Partilhar: