Delegados das 222 federações nacionais vão eleger o novo Presidente e o Conselho de Administração da FIVB
Está já em contagem decrescente o 39.º Congresso Mundial da FIVB, a realizar de 15 a 17 de Novembro no Porto, onde a Família do Voleibol irá eleger um novo Presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para o período de 2024/2032.
Paralelamente à eleição presidencial, os delegados votarão também para preencher várias funções-chave, incluindo cargos no Conselho de Administração e representantes de membros de minorias de género, reforçando o compromisso da FIVB com a diversidade e a inclusão na sua estrutura de governação.
O processo de nomeação da FIVB para estas eleições seguiu as mais recentes práticas de boa governação. Os convites à apresentação de candidaturas foram abertos em 15 de Março de 2024 e encerrados em 15 de Julho de 2024, quatro meses antes do Congresso, e foram claramente comunicados a todas as Confederações Continentais e aos membros do Conselho de Administração da FIVB.
Candidato único, o brasileiro Fábio Azevedo, actual Director-Geral da FIVB, residiu e trabalhou na Suíça nos últimos 11 anos e desempenhou um papel central nas operações da FIVB. A sua experiência como dirigente no Voleibol, que remonta há quase 30 anos, e a sua inabalável dedicação ao crescimento sustentável do desporto colocam-no numa posição única para liderar a FIVB no seu próximo capítulo.
Um comunicado abrangente sobre as realizações e o legado do brasileiro Ary S. Graça Filho, que dirige a FIVB desde 2012, será distribuído no dia de abertura do Congresso.
No dia 16 (sábado), quando os delegados votarem para decidir o próximo capítulo da notável história da FIVB, todos os olhos da Família do Voleibol estarão postos na Cidade Invicta.
Para mais informações sobre o 39.º Congresso Mundial da FIVB e as últimas notícias, visite a página Web que lhe é dedicada AQUI
Para seguir em directo o Congresso Mundial da FIVB, consultar as ligações:
Congresso Mundial da FIVB 2024 – Dia 1 (15 de Novembro) https://youtube.com/live/PzNUHttyTPA?feature=share
Congresso Mundial da FIVB 2024 – Dia 2 (16 de Novembro) https://youtube.com/live/7fyRcPEyrvk?feature=share
Global Volleyball Summit (Cimeira Mundial de Voleibol – 17 de Novembro) https://youtube.com/live/kGmPv0esiBw?feature=share
Naquela que é a mais importante reunião da elite do dirigismo mundial de Voleibol são esperados no Porto mais de duas centenas de participantes, oriundos dos quatro cantos do mundo e em representação das 222 federações filiadas na FIVB, que escolherão o sucessor do brasileiro Ary Graça na Presidência do organismo que rege o Voleibol a nível mundial.
A nível organizativo e não só, voltará a ser um momento alto para o nosso País, depois do sucesso do 29.º Congresso, realizado em 2004 igualmente no Porto, ter sido considerado “o melhor” até então e “um dos mais importantes de sempre” pelos responsáveis da FIVB.
O Congresso de 2004 foi ainda honrado com a presença do então Presidente da República, Jorge Sampaio, e do Comandante Vicente de Moura, na altura Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), bem como de várias outras altas individualidades.
Jorge Sampaio abriu o 29.º Congresso Mundial de Voleibol, realizado no Porto, em 2004
O 29.º Congresso Mundial fez convergir para o Porto as atenções de dirigentes e Imprensa de todo o mundo, tendo ficado marcado pela filiação de Timor-Leste como a 218.ª federação nacional na FIVB e pelo facto de o português se ter tornado língua oficial da FIVB.
Em 2024, ano em que se comemora o 129.º aniversário do Voleibol, a FIVB, com sede na Suíça desde 1984, tem filiadas 5 Confederações Continentais – África, Ásia, Europa, NORCECA (América do Norte e Centro e Caraíbas) e América do Sul – que, no total, compreendem 222 federações nacionais.
Eleito pela primeira vez em 2012 num congresso que decorreu nos Estados Unidos, Ary Graça seria reeleito Presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para o período de 2016/2024 no 35.º Congresso Mundial da FIVB, realizado em 2016 na cidade argentina de Buenos Aires.
Ary Graça, agora com 81 anos, sucedeu ao chinês Jizhong Wei, que presidiu à FIVB de 2008 a 2012, ao mexicano Rubén Acosta (1984 a 2008) e ao francês Paul Libaud (1947 a 1984).
Para além de ser um congresso eleitoral, a reunião magna abordará praticamente todos os temas relacionados com a modalidade, sendo que o Presidente da Federação Portuguesa (FPV), Vicente Araújo, terá a seu cargo a apresentação da Comissão de Voleibol de Praia da FIVB.
Outros pontos em análise poderão ser consultados na agenda do 39th World Congress
Mais informações: FIVB