SUPERTAÇA “DURA, DIFÍCIL E COMPETITIVA”

A Supertaça 2024 de seniores femininos, que se realiza amanhã (16h00) na cidade de Santo Tirso, foi hoje apresentada formalmente pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) em  Santo Tirso.

Na Conferência de Imprensa, que decorreu na Sala de Imprensa do Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, deu as boas-vindas a todos os envolvidos na competição:
Antes de dar a palavra aos intervenientes na competição, gostaria de, em nome da Federação Portuguesa de Voleibol, agradecer novamente ao Município de Santo Tirso por acolher as Supertaças, numa parceria de três anos que manteve connosco e que termina nesta edição da prova, mas que esperamos possa ser renovada por mais anos.
Temos todo o interesse em continuar a realizar aqui competições, seja com a Taça de Portugal, a Supertaça ou de Selecção Nacional, pois as condições para as equipas são excelentes e somos sempre todos tão bem recebidos.
Aproveito para dar os parabéns ao FC Porto, campeão da época passada, e ao Benfica, vencedor da taça de Portugal, que conquistaram o direito de disputar esta Supertaça, competição que abre a época desportiva, mas que este ano teve a precedê-la a Taça Ibérica, onde as duas equipas foram finalistas. Parabéns às equipas; a sua presença é fruto do trabalho que desenvolveram no último ano”.  

Destaques dos principais intervenientes na Supertaça

Miguel Coelho, Treinador do FC Porto:
Pese embora termos disputado, nós e o Benfica, a Taça Ibérica, esta Supertaça continua a significar o arranque de época, marcado pelo entusiasmo e pelo privilégio de estar aqui a competir, enquanto as restantes equipas ainda estão sem competição.
Honra-nos muito estar aqui a lutar por títulos e honra-nos sobretudo porque estamos aqui por mérito, depois de conseguirmos conquistar um campeonato. Estamos muito honrados e igualmente muito entusiasmados.
Tivemos uma semana para pensarmos unicamente num adversário, o que não aconteceu na Taça Ibérica, onde tínhamos obrigatoriamente que preparar o confronto com todas as equipas. Agora tivemos tempo para perceber as combinações do Benfica, o que faz com as duas distribuidoras, o que faz com as diferentes combinações de atacantes que tem dentro do campo e como poderão explorar as possíveis opções B e C e de que forma também nos podemos adaptar a isso.
A equipa que se tiver preparado melhor para este jogo, irá sair vitoriosa desta competição“.

Joana Resende, Capitã portista:
Estamos muito motivadas e com muita vontade de disputar mais um troféu, que nunca será «só mais um» pois todos têm o seu valor.
Apesar de termos iniciado a época a vencer este adversário [Taça Ibérica] não há jogos iguais. Estamos conscientes de que será um jogo muito difícil, entre duas grandes equipas, mas como atletas do FC Porto temos uma ambição muito grande em vencer todas as competições onde estamos inseridas.
Que seja um bom espectáculo de Voleibol, com um público entusiástico e entusiasmante e que no final vença aquele que for mais competente neste dia.
É um clássico e todos os clássicos têm um peso diferente por causa da grande rivalidade entre os clubes, seja no Voleibol ou nas outras modalidades“.

Rui Moreira, Treinador do SL Benfica:
Estamos muito motivados. sabemos que é um arranque da época, de uma época que não iniciámos da melhor forma na semana passada, mas é uma competição diferente e um jogo também diferente.
Como se costuma dizer no universo benfiquista, «Honrai agora os ases que nos honraram o passado», e é para isso que estamos aqui. Para fazer ver, dentro do clube, que esta equipa pode ser uma boa aposta e para isso temos de conquistar títulos e é isso que viemos cá fazer: ganhar a Supertaça.
Nesta semana que mediou as duas competições tivemos a oportunidade de estudar melhor o FC Porto, de que forma tenta explorar as nossas debilidades e potenciar as suas virtudes. Até à Taça Ibérica, nunca nos tínhamos defrontado e aí deu para perceber melhor de que forma é que uma equipa se tenta encaixar na outra. penso que isso pode funcionar como uma mais-valia para qualquer um dos lados, um conhecimento mais profundo do adversário.
Foi uma aprendizagem, que nos fez crescer muito e vai permitir-nos encarar este jogo da Supertaça de forma diferente“.

Angélica Malinverno, Capitã das águias da Luz:
Tenho a certeza de que vai ser um jogo muito duro, muito competitivo. É o que se espera das duas equipas e contamos com um pavilhão lotado, com uma torcida entusiasmada e que a gente consiga fazer um bom jogo… E que saia melhor para o nosso lado, ao contrário do que aconteceu na Taça Ibérica, na semana passada.
Para além disso, ao ser um clássico, as equipas preparam-se de uma maneira mais dura e competitiva, pois sabemos que o jogo tem várias nuances emocionais. Vai ser um jogo muito difícil, mas com um alto nível de competitividade“.

Na final da Taça Ibérica 2024, disputada no passado fim-de-semana em Las Palmas, em Espanha, as azuis e brancas venceram as águias por  3-1 (22-25, 25-18, 25-21 e 25-19) e ergueram o troféu.

Ver conferência completa AQUI

Supertaça 2024 de seniores femininos coloca frente a frente o FC Porto, campeão nacional, e o SL Benfica, vencedor da Taça de Portugal, no dia 28 de Setembro, às 16h00, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, em jogo que será transmitido em directo na Sport TV.

Em 2023/2024, a equipa do FC Porto sagrou-se campeã nacional ao vencer, no Dragão Arena, no Porto, o PV 2014/Colégio Efanor por 3-0 (26-24, 25-17 e 26-24) no 5.º e último jogo do Play-off do título da Divisão Elite – 3.ª Fase da Liga Solverde.pt. Este título foi o primeiro conseguido a solo, depois de ter sido quebrada a parceria AJM/FC Porto, que resultou em três títulos consecutivos desta equipa resultante da junção da Academia José Moreira e do FC Porto.
Na Taça de Portugal, a equipa do SL Benfica ergueu o troféu pela terceira vez – e superou um período de jejum na competição que já levava 50 anos – ao vencer, por 3-2 (25-22, 25-18, 21-25, 13-25 e 15-12), o PV 2014/Colégio Efanor na 52.ª edição da prova-rainha do Voleibol nacional, disputada no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Em 2023, o Leixões SC ergueu o seu quinto troféu da Supertaça ao derrotar (3-0: 25-17, 25-21 e 26-24) o Sporting CP, num jogo disputado em Santo Tirso.
Por seu turno, o SL Benfica ergueu o troféu da Supertaça pela 11.ª vez ao vencer, por 3-0 (25-17, 25-21 e 25-14), a AJ Fonte do Bastardo, em Santo Tirso, numa organização da FPV, em colaboração com a Câmara Municipal local, que nesse ano congregou, pela primeira vez, no mesmo dia e no mesmo local, a competição de femininos e de masculinos.

1.º Árbitro: Raquel Portela (AV Porto) / 2.º Árbitro: Rui Reis (AV Lisboa)

Tal como nas edições mais recentes, nos jogos da Supertaça será utilizado o sistema de «Video Challenge», que possibilita, a pedido de uma das equipas, a revisão de imagens de vídeo referentes a certas decisões da equipa de arbitragem, confirmando-as ou eventualmente alterando-as.

Os bilhetes para o jogo podem ser adquiridos online AQUI

A Conferência de Imprensa para apresentação da Supertaça de masculinos está agendada para as 15h00 de amanhã, no Pavilhão Municipal de St.º Tirso, será transmitida em directo na Volei TV e contará com a presença dos treinadores e capitães das equipas do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal.

Supertaça 2024 opõe o SL Benfica, pentacampeão nacional, e o Sporting CP, vencedor da Taça de Portugal, no dia 29 de Setembro, às 18h00, no Pavilhão Desp. Municipal de Santo Tirso, em jogo que será transmitido em directo na Sport TV.

Os bilhetes para a Supertaça de masculinos podem ser adquiridos online AQUI

À atenção da Comunicação Social

A acreditação dos jornalistas que solicitaram credenciais será efectuada à entrada para o pavilhão e mediante a apresentação da Carteira Profissional de Jornalista ou do Cartão CNID.

Partilhar: