Sofia Costa arbitrou o CV Guaguas x GH Soria, 3-0
O campeão espanhol e vencedor da Taça Ibérica em 2023, Club Voleibol Guaguas, venceu (3-0: 25-20, 26-24 e 25-23), hoje, o Grupo Herce Soria (Río Duero Soria) – vice-campeão espanhol e onde actua Bruno Cunha, oposto da Selecção Nacional – no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, e classificou-se no 3.º lugar na Taça Ibérica 2024, competição que se disputa em simultâneo em Portugal e Espanha, com esta segunda edição a decorrer em Matosinhos (masculinos) e Las Palmas (femininos).
CV Guaguas x Grupo Herce Soria, 3-0 (25-20, 26-24 e 25-23)
1.º Set
O GH Soria entrou melhor no jogo (3-1), mas os campeões espanhóis não se impressionaram e pouco depois já lideravam o marcador (8-5)…
O CV Guaguas dominava as operações e dilatou a diferença (14-9) com um serviço directo do brasileiro Leonardo Silva.
Bruno Cunha era dos poucos que conseguia remar contra a maré, transformando os ataques em pontos (14-18) e imprimindo maior agressividade ao seu forte serviço, na tentativa de abrir brechas na recepção da equipa insular.
À entrada para a recta final do set, o GH Soria, impulsionado por Adrián Ollala, reagiu e somou três pontos consecutivos, reduzindo a diferença para 18-21.
Com um jogo ofensivo mais eficaz, o ex-campeão ibérico não acusou o golpe e acabou por vencer o primeiro parcial por 25-20.
2.º Set
No segundo set, o Guaguas inaugurou o marcador com mais um ponto do central Jean Diatta (2,10 metros), mas desta vez foi o GH Soria a encetar a fuga, fazendo o 6-3 com um bloco ao primeiro toque da autoria de Adrián Ollala, obrigando o treinador Sergio Miguel Camarero a reunir com a sua equipa.
A conversa surtiu efeito… e de que maneira, já que o Guaguas, rubricando 10 pontos contra um do seu adversário, logrou passar para a liderança do marcador e distanciar-se cada vez mais (13-7).
Seria o português Bruno Cunha a estancar esta hemorragia pontual, o que acabaria por revelar-se decisivo para o desenrolar do set, alicerçados nos dois pontos consecutivos assinados no ataque pelo oposto lusitano ((17-12) e pela posterior reacção da equipa orientada por Luis Toribio (23-23), com um ataque rubricado por Bruno Cunha.
O Guaguas não ganhou para o susto, mas voltou a vencer: 26-24, com um ataque do colombiano Juan Pablo Moreno.
3.º Set
O terceiro set foi disputado taco a taco e acabou por ser o mais equilibrado (3-3, 11-11, 19-19).
Dois pontos de Juan Pablo Moreno distanciaram finalmente o Guaguas (22-20), mas um ataque de Bruno Cunha, seguido de um bloco duplo… e de um ataque desperdiçado pelos seu opositor, ofereceu a liderança ao GH Soria (23-22).
Reagindo com prontidão, o campeão espanhol haveria conseguir de selar o triunfo com um apertado 25-23.
Juan Pablo Moreno (CV Guaguas), com 18 pontos, e Pepe Villalba (GH Soria), com 13, foram os melhores pontuadores do jogo. Ver estatística AQUI
Sergio Miguel Camarero, treinador do CV Guaguas, reconheceu:
“Foi um bom jogo com um adversário directo na Superliga e para continuarmos a fazer a nossa preparação, sobretudo tendo em conta que vamos jogar na quarta-feira. Creio que hoje jogámos melhor do que no sábado. Estamos muito contentes com este terceiro lugar“.
Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
(21 e 22 de Setembro 2024)
21.09.2024
15h00 – CV Guaguas x Sporting CP, 1-3
18h00 – SL Benfica x Grupo Herce Soria, 3-0
22.09.2024
3.º x 4.º lugar: CV Guaguas x Grupo Herce Soria, 3-0
18h00 – Sporting CP x SL Benfica (Final)
Árbitros portugueses
Taça Ibérica – femininos: Vítor Gonçalves.
Taça Ibérica – masculinos: Sofia Costa, Ricardo Ferreira e Pedro Pinto.
Os jogos da Taça Ibérica de masculinos são todos transmitidos em directo na Sport TV.
Em 2023, o Club Voleibol Guaguas, anfitrião da prova em Las Palmas de Gran Canaria, venceu (3-1) o Sport Lisboa e Benfica na final da 1.ª edição da Taça Ibérica de Voleibol – masculinos.
No jogo pela medalha de bronze, igualmente disputada no Centro Desportivo Municipal El Batán, o Sporting CP derrotou (3-2) os espanhóis do Grupo Herce Soria.
Ver todas as informações em Taça Ibérica 2023 (fpvoleibol.pt/fpv/competicoes/taca-iberica-2023)
Em femininos, a Taça Ibérica tem por palco o Centro Insular de Deportes na localidade de Las Palmas, na ilha da Gran Canária, Espanha. Ver mais informações AQUI
Mais informações em fpvoleibol.pt/fpv/competicoes/taca-iberica-2024 e em www.rfevb.com