João Pedrosa/Hugo Campos e Beatriz Pinheiro/Inês Castro são as duplas que representam Portugal
no FISU World University Championship Beach Sports.
A dupla de Voleibol de Praia portuguesa João Pedrosa e Hugo Campos assegurou hoje a liderança da Pool B e apurou-se para os 16 avos-de-final (Ronda das 32 Equipas) ao terminar invicta o segundo dia de competição do Campeonato Mundial Universitário de Praia, a decorrer nas praias de Botafogo e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no Brasil.
Se vencerem os chineses Zhihe Wang e Changjing Du (12h20 locais), Pedrosa e Campos irão defrontar, pelas 15h40 locais, o vencedor do jogo entre Mateusz Florczyk/Milosz Kruk (Polónia) e Ignacio Aldebol/Randall Santiago (Porto Rico).
João Pedrosa e Hugo Campos, que defendem o título de campeões mundiais universitários, começaram por triunfar (2-0: 21-19 e 25-23) sobre os norte-americanos Gage Basey e Thomas Hurst. Na parte da tarde, os tricampeões nacionais venceram (2-1: 21-13, 18-21 e 15-12) a dupla japonesa formada por Taito Mizumachi e Ryuichi Adachi.
No 1.º dia de competição, os portugueses tinham derrotado (2-0: 21-15 e 21-15) a dupla brasileira Denilson Sobral/Wesley Silva no jogo inaugural da Pool B.
Na Pool H de femininos, Beatriz Pinheiro e Inês Castro quase conseguiam igualmente o pleno. Depois das duas vitórias da véspera, as tricampeãs nacionais só cederam pela margem mínima (1-2: 21-15, 17-21 e 20-22) face às austríacas Magdalena Rabitsch e Anja Trailovic.
Amanhã, e com o 2.º lugar registado na Pool H, Beatriz e Inês vão começar por medir forças (10h40 locais) com as brasileiras Karem Kyrsten e Luiza Silva, terceiras classificadas na Pool E, nos 16 avos-de-final do FISU World University Championship Beach Sports.
Se passarem aos oitavos-de-final, Beatriz e Inês defrontarão (15h40 locais) as vencedoras do jogo entre as colombianas Juana Irreno/Sara Perez e as lituanas Rugile Grudzinskaite/Gerda Grudzinskaite.
No primeiro dia, as tricampeãs nacionais tinham derrotado as duplas Amela Llugaliu/Gresa Raci (Kosovo) e Valeria Matarrita e Fabiana Guevara (Costa Rica), respectivamente por (2-0: 21-7 e 21-13) e 2-0 (21-13 e 21-9).
Acompanham as duplas os seleccionadores nacionais Ricardo Rocha e Januário Alvar e a árbitra internacional Maria Michelle.
Os jogos do Mundial podem ser seguidos em directo AQUI
(Imagem: FISU)
As duplas apoiadas pela FPV estão inseridas na comitiva universitária que está a participar no FISU World University Championship Beach Sports 2024, a decorrer nas praias de Botafogo e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O torneio de masculinos será disputado por 40 duplas e o de femininos por 32 duplas.
Os dias 3 e 4 de Setembro (terça e quarta-feira) são dedicados à fase de grupos e o dia 5 (quinta-feira) à fase eliminatória, o dia 6 (sexta-feira) igualmente aos jogos a eliminar e, ainda, às meias-finais. O dia 7 (sábado) está reservado para os jogos das finais. Ver calendário
Os portugueses, campeões mundiais universitários desde 2022, têm a mira assestada na revalidação do título, o que, a acontecer, será inédito, pois só houve um jogador, o alemão Jonas Schroder, que conseguiu vencer por duas vezes, consecutivas ((2012 em Maceió e 2014 no Porto), mas formando duplas diferentes.
Um facto que aumenta a pressão sobre os campeões em título, mas que, no caso, e fazendo jus às cacterísticas dos jovens guerreiros lusitanos, acaba por funcionar como uma motivação extra.
Em 2022, Pedrosa e Campos sagraram-se campeões mundiais universitários ao vencerem, por 2-1 (21-17, 16-21 e 15-13), a dupla suíça Zurcher/Jordan na Final dos Mundiais Universitários de Voleibol de Praia (World University Championship Beach Volleyball) disputados em Maceió, no Estado de Alagoas, Brasil.
Com este resultado, Pedrosa e Campos conseguiram a melhor classificação de sempre de uma dupla portuguesa no Campeonato do Mundo Universitário, superando o 5.º lugar alcançado em 2014, no Porto, por Rosa Couto/Marta Hurst.
Em 2013, Juliana Antunes Rosas e Tânia Oliveira venceram, no Porto, o Europeu Universitário.
Guilherme Maia e Filipe Leite terminaram a competição no 13.º lugar, Inês Vasco e Matilde Mouta ficaram no 23.º posto e a dupla Beatriz Pinheiro/Inês Castro foi 25.º classificada.
Na semana passada, a dupla orientada pelo Seleccionador Ricardo Rocha classificou-se no 13.º lugar no Beach Pro Tour Elite16 de Hamburgo, na Alemanha.
Na Pool D do Quadro Principal, os tricampeões nacionais defrontaram os germânicos Paul Henning e Maximilian Just e as duplas neerlandesas Steven van de Velde/Matthew Immers, medalhada com o bronze no Campeonato da Europa 2024, e Stefan Boermans/Yorick de Groot, 5.ª classificada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
No Campeonato da Europa de Seniores, competição em que fez a sua estreia, a dupla tricampeã nacional defrontou, na Pool E, em Apeldoorn, nos Países Baixos, as duplas Boersman/De Groot (os neerlandeses foram vice-campeões europeus em 2021 e 5.ºs classificados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024), Janiak/Brozyniak, da Polónia, e Strankevicius/Knasas, da Lituânia.
Imagem: FADU Portugal
Apesar da sua juventude, João Pedrosa e Hugo Campos, campeões mundiais universitários 2022, têm já um registo significativo nos últimos anos:
2024
Campeonato da Europa (Países Baixos) – 25.º lugar.
Circuito Lipton Kombucha – Final em Esmoriz – 1.º lugar.
Finais da Taça das Nações (Letónia) – 3.º lugar.
BPT Challenge Stare Jablonki (Polónia) – 9.º lugar.
BPT Elite16 Espinho – 13.º lugar.
Pool D da Taça das Nações (Turquia) – 1.º lugar.
BPT Challenge Xiamen – 17.º lugar.
BPT Challenge Guadalajara – 19.º lugar.
Beach Pro Tour Challenge de Recife –25.º lugar.
Beach Pro Tour Elite16 Doha – 21.º lugar.
2023
Beach Pro Tour de Nuvali – 5.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Chiang Mai – 9.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Haikou – 19.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Goa – 9.º lugar
FIVB Beach Volleyball World Championships – 33.º lugar
Beach Pro Tour Elite 16 Paris – 21.º lugar
III Jogos do Mediterrâneo de Praia – 3.º lugar
Campeonato Nacional – Final em Portimão – 1.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Edmonton – 1.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Espinho – 9.º lugar
Beach Pro Tour Challenge Jurmala (Letónia) – 19.º lugar
Taça das Nações – Pool G (Hungria) – 3.º lugar
Beach Pro Tour Elite 16 de Uberlândia – 21.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Saquarema – 17.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Itapema – 19.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de La Paz – 19.º lugar
2022
Beach Pro Tour Challenge de Torquay – 4.º lugar
Beach Pro Tour Challenge do Dubai – 2nd – 9.º lugar
Beach Pro Tour Challenge do Dubai – 1st – 9.º lugar
Mundiais Universitários de Voleibol de Praia, em Maceió/Brasil – 1.º lugar
Beach Pro Tour Future de Cortegaça/Portugal – 2.º lugar
Campeonato Nacional – Lidl, em Cortegaça – 1.º lugar
Beach Pro Tour Challenge de Agadir/Marrocos – 33.º lugar
Beach Pro Tour Espinho Challenge/Portugal – 19.º lugar
Beach Pro Tour Giardini Naxos Future/Itália – 9.º lugar
Beach Pro Tour Madrid Future/Espanha – 17.º lugar
Beach Pro Tour Doha Challenge/Catar – 25.º lugar
Beach Pro Tour Itapema Challenge/Brasil – 33.º lugar
Beach Pro Tour Tlaxcala Challenge/México – 33.º lugar
2021
World Tour 2* (Praga/Rep. Checa) – 21.º lugar
World Tour 1* (Cortegaça/Portugal) – 2.º lugar
World Tour 1* (Sófia 2/Bulgária) – 2.º lugar
World Tour 1* (Sófia 1/Bulgária) – 3.º lugar
Europeu Sub-22 (Baden/Áustria) – 9.º lugar
World Tour 4* (Ostrava/Rep. Checa) – 41.º lugar
2020
Europeu Sub-22 (Izmir/Turquia) – 17.º lugar
World Tour 1* (Montpellier/França) – 9.º lugar
2019
Jogos do Mediterrâneo – 5.º lugar
World Tour 1* (Knokke-Heist/Bélgica) – 21.º lugar
World Tour 4* (Espinho/Portugal) – 25.º lugar
Europeu Sub-20 (Gotemburgo/Suécia) – 17.º lugar
2018
Torneio WEVZA (Quarteira/Portugal) – 4.º lugar
Europeu Sub-20 (Anapa/Rússia) – 25.º lugar
Europeu Sub-18 (Kazan/Rússia) – 17.º lugar
2017
CEV Youth Continental Cup – 3.º lugar
Ver currículo internacional de João Pedrosa aqui e de Hugo Campos aqui
Árbitros de Voleibol de Praia em acção
Sandra Deveza
Beach Pro Tour Elite 16 João Pessoa, de 16 a 20 de Outubro, no Brasil.
Rui Carvalho
Finais do Beach Pro Tour 2024, de 4 a 7 de Dezembro, em Doha, no Catar.
Maria Michelle Ferreira
Campeonato Mundial Universitário de Praia, de 2 a 8 de Setembro, no Brasil.
Mais informações em https://beachsports2024.fisu-events.com/