A Selecção Nacional de Sub-18 Masculinos, liderada por Diogo Rosa, parte hoje (12h10/Porto) rumo à Bulgária, onde vai disputar a Fase Final do Campeonato da Europa.
Os jogos do #EuroVolleyU18M podem ser seguidos em directo em https://www.youtube.com/@volleyBUL.official/streams
O Europeu de Sub-18 realiza-se de 10 a 21 de Julho nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv e o sorteio ditou que Portugal integrasse o grupo do organizador (Pool I), constituído pelas selecções de Bulgária, Polónia, França, Turquia, Finlândia, Áustria e Ucrânia.
A Bulgária, que é o anfitrião do Europeu de Sub-18 e recebe também a primeira edição do Mundial de Sub-17 (24 a 31 de Agosto), é a actual vice-campeã europeia de Sub-17 enquanto a Polónia foi 5.º classificada nessa competição de 2023; a França foi vice-campeã e a Bulgária foi 3.ª classificada, a Polónia 8.ª classificada e a Finlândia 10.ª classificada no último Europeu de Sub-18, em 2022.
A Pool II, igualmente constituída por oito equipas, será formada pela campeã europeia Itália, a Chéquia, a Bélgica, a Eslovénia, a Grécia, a Roménia, a Espanha e a Estónia.
Os jovens guerreiros lusitanos vão começar por fazer 7 jogos em apenas 9 dias – Bulgária (10.07.2024/15h30), Turquia (11.07.2024/10h30), Ucrânia (12.07.2024/10h30), França (14.07.2024/18h00), Áustria (15.07.2024/13h00), Polónia (17.07.2024/10h30) e Finlândia (18.07.2024/15h30) – e isto num “grupo duro” como reconheceu o Seleccionador Nacional.
Diogo Rosa salientou:
“Será um grupo duro, certamente, mas foi isso que nos propusemos quando definimos como objectivo estar na fase final do Campeonato da Europa, o que significaria estar entre os melhores.
Vamos defrontar os melhores, mas esse tem de ser o nosso objectivo: andar a disputar as fases finais e lutar com as melhores selecções da Europa, tentando ganhar algum espaço entre elas e, eventualmente, sedimentar um bocadinho a nossa posição entre os melhores da Europa. Tem de ser esse o nosso objectivo.
O nosso grupo saiu do apuramento com uma ambição muito grande e uma vontade enorme de trabalhar e vamos aproveitar o tempo que temos para nos prepararmos o melhor possível.
Nestes confrontos duríssimos que se avizinham, a nossa posição vai continuar a ser essa: batermo-nos sempre pelos melhores resultados para trazer para Portugal a melhor classificação possível“.
COMITIVA
AA Espinho
Tiago Ferradaz
Castêlo da Maia GC
Alexandre Colaço
CV Oeiras
Leandro Prey
Pedro Abecasis
Esmoriz GC
Rafael Pinto
Leixões SC
André Leal
Francisco Pinho
Gabriel Pereira
SC Espinho
Ricardo Pedrosa
Vasco Dias Cardoso
SL Benfica
Vasco Lopes
VC Viana
Afonso Felgueiras
Team Manager
Teodemiro Carvalho (secretário-Geral da FPV)
Treinador Principal
Diogo Rosa
Treinador Adjunto
Leandro Antunes
Treinador Adjunto
Diogo Boto
Fisioterapeuta
Tiago Trigueiros
José Caramez é o árbitro português presente no EuroVolley de Sub-18 masculinos.
A preparação para o Campeonato da Europa, que arranca na quarta-feira, correu de forma exemplar, com a Selecção Nacional de Sub-18 Masculinos a ser medalhada com a prata no Torneio WEVZA* que se realizou no final de Junho no Campo de la Juventud da localidade espanhola de Palencia.
O central André Leal (10) e o zona 4 Ricardo Pedrosa (11) fizeram parte do sete ideal do Torneio WEVZA.
Sobre o torneio, o Seleccionador Nacional Diogo Rosa salientou:
“Encaramos este torneio como uma forma de ultimarmos a nossa preparação para o Campeonato da Europa e encontrámos aqui equipas interessantes, como a Espanha, que tem uma geração bastante forte e que registou um resultado muito bom, no ano passado, no Europeu de Sub-17.
Tem sido um crescimento como equipa e é isso que queremos nestes jogos de preparação, limpar as areias, encontrar algumas coisas que não conseguimos encontrar nas nossas semanas normais de treino, sobretudo em termos de oposição, e ganhar ritmo competitivo e tem sido excelente nesse sentido pelo que podemos caracterizar de muito positivo o trabalho que temos vindo a desenvolver aqui, em Palencia.
Foram embates bons para a nossa preparação e no sentido daquilo que iremos encontrar e o que queremos fazer na fase final do Europeu.
Vamos continuar a trabalhar para chegarmos à Bulgária com uma selecção o mais competitiva possível“.
José Barbosa (AV Braga) foi o árbitro luso presente no torneio. Todas as informações sobre o torneio AQUI
*WEVZA: Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Western European Volleyball Zonal Association (Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu) foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça.
O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.
Mais informações: www.wevza.com
A Fase Final do Europeu de Sub-18 masculinos realiza-se de 10 a 21 de Julho de 2024, nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv.
Apurados para a Fase Final: 16 selecções – a do país organizador (Bulgária), as vencedoras das 5 pools da 1.ª Ronda e as 1.ªs e 2.ªs classificadas das 5 pools da 2.ª Ronda.
Com a qualificação dos Sub-18 Masculinos para a fase final do Campeonato da Europa, subiu para cinco (e poderão vir a ser seis*) as selecções nacionais que conseguiram o apuramento para as respectivas fases do Campeonato da Europa: Sub-18 Masculinos, Sub-20 Femininos, Sub-22 Femininos, Sub-22 Masculinos e Seniores Masculinos, sendo que a de Seniores Femininos ainda vai disputar a fase de qualificação, em Agosto.
A Fase Final do Europeu de Sub-18 masculinos realiza-se de 10 a 21 de Julho de 2024, nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv.
Após uma qualificação inédita, conquistada em Barcelos, a Selecção Nacional de Sub-20 Femininos vai defrontar as selecções da Irlanda, Sérvia, Polónia, Itália, Finlândia, Chéquia, Ucrânia na Pool II, com sede na Irlanda, de 5 a 17 de Agosto de 2024.
A Selecção Nacional de Sub-22 Femininos enfrentou a Sérvia, vice-campeã europeia, a Polónia, 4.ª classificada no EuroVolley 2022, e a Chéquia, ocupou o 10.º posto no último Europeu, na fase final do Campeonato da Europa 2024, realizada entre 1 e 6 de Julho, em Itália.
A Selecção Nacional de Sub-22 Masculinos vai defrontar as suas congéneres de Itália, França e Chéquia na fase final do Campeonato da Europa 2024, agendada para os dias 9 a 14 de Julho do ano corrente, nas cidades neerlandesas de Groningen e Alperdoorn.
A Selecção Nacional de Seniores Masculinos garantiu já – sem passar pela fase de qualificação – a presença na fase final do próximo Campeonato da Europa, que será realizada em 2026 em quatro países: Roménia, Bulgária, Finlândia e Itália.
A Selecção Nacional vai disputar, pela quarta vez consecutiva, a fase final do Campeonato da Europa, marcando presença pela oitava vez: edições de 1948, 1951, 2005, 2011, 2019, 2021, 2023 e 2026.
Árbitros portugueses em acção
nos Europeus e Mundiais
Raquel Portela
Delegada Técnica Assistente de Voleibol nos Jogos 2024 da European University Sports Association (EUSA), a realizar nas cidades húngaras de Debrecen e Miskolc, de 7 a 17 de Julho.
Campeonato do Mundo de Sub-17 Femininos, em Lima, no Peru, de 17 a 24 de Agosto de 2024.
Pedro Pinto
Campeonato do Mundo de Sub-17 Masculinos, em Sófia, na Bulgária, de 24 a 31 de Agosto de 2024.
Campeonato da Europa de Sub-20 Femininos, em Sófia (Bulgária) e Dublin (Irlanda), de 5 a 17 de Agosto de 2024.
José Caramez
Campeonato da Europa de Sub-18 Masculinos, em Sófia e Plovdiv, na Bulgária, de 10 a 21 de Julho de 2024.